Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 12:05

Sim, eu conheço o PCR da A.S. de Santarém, na A1. Mas se fosses de Évora para Santarém ias pela A1? É uma volta um bocado grande. Claro, podes ir de propósito à A.S. carregar, não sei quantos kms são, mas não preferias ir de casa com carga suficiente para voltar?
BrunoAlves Escreveu:edit: os 40min desse Leaf não me fazem qualquer espécie. Faz sim ter abandonado o carro (pontos a favor por ter deixado o contacto, mas se não deixasse, era mais quanto tempo para chegar aos 100%?).
Abandonar o carro? Mas como é que podemos fazer? Eu em AE abandono muitas vezes o carro. Estamos em viagem, é preciso descansar. Às vezes tenho sandes, outras não, mas mesmo com sandes... Nem me sinto muito bem a ficar no PCR, com miúdos, com aquele apito: dá-me a sensação de não ser bom para a saúde...

Eu acho que o único erro deste condutor foi não perceber que não ia carregar rápido com um SoC tão alto. Também diria que o próprio carro não deveria continuar a carregar em PCR a essa velocidade. Acho mais natural como faz o nosso, que corta aos 94%, nunca chega a carregar abaixo dos 22kW. Logo isso, educa o condutor.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 12:14

Claro que ninguém tem de ficar de plantão junto ao carro o tempo todo, isso não faz sentido nenhum. MAS... a carga pode abortar por um sem número de motivos, pode aparecer alguém que pura e simplesmente desligue e siga, pode aparecer alguém aflitinho, sei lá...
Claro que se sai de junto do carro, isso é óbvio. Xixi, café, comer, parque com os putos, etc. Mas na minha opinião é fundamental voltar em tempo útil (e sim, isso é uma noção que varia de pessoa para pessoa).
Acho mais natural como faz o nosso, que corta aos 94%, nunca chega a carregar abaixo dos 22kW. Logo isso, educa o condutor.
Pois, só que infelizmente o nosso é caso raro. Mas mesmo assim, se o condutor abandonar o carro a carga termina mas fica lá o "mono" (já me aconteceu com outro ioniq). Logo, não abandonar o carro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por fernandinand » 06 jun 2018, 13:30

Ignorance is a bliss...

Com a (crescente) falta de infraestrutura, não conhecer o carro que se tem para mim n é desculpa...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 15:44

Tenho seguido o tópico no NovaEnergia (porque acho que estas questões se resolvem é falando e, nos fóruns, as pessoas têm - normalmente - mais calma e ponderação do que nas rede sociais) e gostaria de aplaudir a salutar discussão que lá vai (como claro acontece aqui)

Nonnus, parabéns para ti também por saberes fugir a uma clara provocação e teres "xutado para canto".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por rimsilva » 06 jun 2018, 16:26

migle Escreveu:
rimsilva Escreveu:Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%
Em primeiro lugar, é isso: primeiros dias com o carro, inexperiência. Em segundo lugar, nós não sabemos se ele não estava a pensar voltar com a mesma carga. Afinal de contas, em Santarém não há um PCR, ou há? É que ir de Évora para Santarém pela A1 é que não é nada natural. Depois, na N114 gasta-se tanto combustível quase como na auto-estrada, porque é uma estrada boa, larga, com longos troços sem trânsito ou povoação, embora se perca bastante tempo nas que atravessa (e.g. Coruche, Almeirim).

Acho que todos concordarão comigo em que ninguém tem nada que nos vir dizer que não precisamos de carregar. Só nós é que sabemos. Quando vou para o trabalho, sei que volto, tudo é previsível e as coisas vão por aí. Quando vou em passeio, não sei o que vai acontecer, os amigos podem sugerir "e se fôssemos não-sei-onde?", não há PCRs em cada esquina, a autonomia parece curta, etc... portanto ninguém me vem a mim dizer qual é a folga de que eu necessito. Cada um decide a que precisa, e eu, se fosse num passeio, em que surgem imprevistos, claro que preferia sair de casa com 100%.

Dizer àquele utilizador, "Vai! Já tens carga suficiente para chegar a Santarém." (onde não há PCR)... Só faltava que usarmos um VE, além de todos os constrangimentos reais que temos de enfrentar, significasse agora mais esse condicionamento na nossa liberdade.

É certo que devia ter carregado em PCN. Se fosse pago por tempo, não se engava duas vezes (e com tudo isto, já não se volta a enganar).

Porém, temos de ter calma, ele ocupou o PCR 40 minutos. Podemos dizer "esses 40 minutos não te aproveitaram, e teriam aproveitado a mim" mas de resto nem é bem da nossa conta, embora desejemos que sejam utilizados por quem os aproveita. Temos de ter paciência, sabemos que podemos encontrar um PCR ocupado e esperar uma média de 15-20' (por cada carro à espera...).
Do meu ponto de vista o que se vai dizer a um utilizador (e é o que eu faço) depende da sua atitude e receptividade.

Neste caso ía para o Porto (está indicado no outro forum) e foi com base nisso que referi que os 40 min foram desnecessários.

Só dou a minha opinião se vir que a pessoa está aberta a isso e dessa forma tento ajudar, com cada vez mais carregadores disponíveis e carros com maiores autonomias, as cargas longas vão deixar de ser necessárias e depois os pagamentos vão tratar do resto....

Hoje em dia temos além da questão do receio (que é legitimo, mas que podemos ajudar a perceber melhor), o facto da carga ser grátis, que leva a que muitos só pensem em si, sem dar importância à espera do outro condutor, só me aconteceu por 1 ou 2 vezes na AE, felizmente.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus » 06 jun 2018, 17:28

Obrigado.

Mais um offtopic:

Eu já tenho muitos anos de fóruns, ainda não havia facebooks, instragrams, twiters , youtubes etc e tal, já havia fóruns, um dos quais com o nome max[pt] que foi o maior fórum português e duvido que em Portugal alguma vez vá existir tão grande plataforma de troca de conhecimentos e ideias 100% português. Era tão grande que era raro o tópico que não descambava em conflito, era tão grande que servia de objecto de estudo, era tão grande que dizem que acabou por haver movimentos políticos infiltrados e que usavam o fórum para recrutar membros.

Uma vez numa conversa deste tipo no IRC (vulgarmente chamado de mIRC) alguém me disse, o problema das "conversas" na internet é que não tem tom. Tu podes escrever uma frase mais amigável possível, mas se a pessoa que a ler lhe der um tom agressivo ou arrogante passa logo a conflito.

Repara que começo a minha intervenção no tópico com a frase: "Antes demais deixe-me dizer que pensei bastante antes de escrever aqui, porque não quero estar aqui debater razões" aqui já me estou a precaver das provocações que sabia que iam existir e nem eram entre mim e o autor do tópico. Muitas das vezes as discussões (debate de ideias) passam a conflitos, não pela intervenção dos actores principais, mas por terceiros que vão pondo a colher.

Isto tudo para dizer porra estou velho. :mrgreen:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 17:32

Nonnus Escreveu:Uma vez numa conversa deste tipo no IRC (vulgarmente chamado de mIRC)
(...)
Isto tudo para dizer porra estou velho. :mrgreen:
O eu saber do que estás a falar faz-me lembrar que também já não caminho para novo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 17:35

Pois é! E desculpa responder, porque o teu post é um óptimo ponto final! Recorda-me um prof que tive que dizia que ao telefone terminavam muitos namoros. Pela mesma razão... diz que transmitimos muita da emoção nas frequências graves, que não passam no telefone...

E estamos sempre tentados a responder!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 12 jun 2018, 00:11

jfr2006 Escreveu:
04 jun 2018, 23:02
É nessas alturas que agradeço à Nissan por usar a ficha Chademo :D
oops Escreveu:
05 jun 2018, 09:56
Ok. A CCS e a Mennekes vão ficar presas mesmo depois de reiniciar o PCR, mas poderei carregar com a Chademo no meu carro tendo ficado uma das outras fichas agarrada? Se isto for assim é mesmo uma vantagem ter chademo, até agora só via desvantagens...
migle Escreveu:
05 jun 2018, 10:04
O IONIQ, habitualmente em PCN, se estiver configurado em Auto-Lock, solta o cabo quando o carregamento termina, caso contrário só destrancando. Em PCR não sei o que acontece, porque há coisas em que o comportamento é diferente.
Tive agora várias ocasiões de carregar o carro até o carregamento terminar sem ser por minha intervenção de várias maneiras: pelo carro (por atingir os 94,5%), pelo posto (por atingir 89%, 80% ou o diabo a 4)... em todas as ocasiões o carro desbloqueou a ficha CCS.

Acho que tenho razões para achar que quando o carregamento termina pelo botão de emergência que a ficha CCS também é desbloqueada. Claro, essa não vou testar, não sou capaz de carregar num botão vermelho a dizer emergência.

Ou isto é transversal ao CCS (não me admirava) ou, pelo menos, pode-se dizer que o IONIQ, quer por carregar ao máximo até aos 80%, quer por nunca pedir menos de 22kW, quer por não carregar acima dos 94%, quer por desbloquear em todas as ocasiões que pude ver a ficha CCS... é um carro que é amigo de todos os utilizadores da rede!

Isto era lógico, à partida, porque o facto de não desbloquear a ficha Mennekes num carregamento normal serve apenas para que o cabo não seja roubado. O carro faz um comportamento diferente em várias coisas num carregamento rápido (por exemplo, ignora o horário de carregamento, lógico).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Erbium » 13 jun 2018, 09:34

Nonnus Escreveu:
05 jun 2018, 11:00
hmendes Escreveu:
Já quando for a pagar, podem lá ficar o tempo qe quiserem, pois entendo que aí ninguém vai colocar um carro que carrega a 3.6kW num PCR que disponibiliza 43kW, verás que aí os ignorantes deixam de o ser...
Não aposto as minhas fichas todas nisso. Nós que frequentamos este fórum andamos sempre a procura de informação a cerca deste mundo para tirarmos o melhor partido desta tecnologia, mas acredito que muita gente comprou PHEVs ou BEVs sem nunca ter procurado informação de como realmente funcionam as coisas. No stand disseram-lhe o carro faz 300km com uma carga ponto.

Como é que é possível ter me dito "tenho carro a uma semana não sei nada disso" se esta limitação não exclusiva do Leaf 2, já havia no Leaf portanto a ser verdade o que ele disse provavelmente veio de um ICE e nunca recolheu informação acerca como funciona um carro eléctrico no seu todo. Nós sabemos que há diferenças de um modelo para o outro, mas por acaso isto até é comum aos dois modelos e como isto muito mais coisas.

O que me faz confusão é que não sabendo o básico (carregamentos) como é que alguém chega a conclusão que o carro se adequa as suas necessidades?
A questão dos PHEV's deixarem os PCR's após implementação do pagamento não me parece assim tão certa não só pela falta de (in)formação mas porque muitos foram comprados "por empresa" e provavelmente a faturação será também à empresa, ou seja, o ser caro a carga se calhar não vai ser problema para o condutor porque talvez nunca venha a saber os valores...

Responder

Voltar para “Carregamento”