Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por jasmim » 05 jun 2018, 16:17

Não conhecendo o carro, é frequente querer carregar a 100%.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 05 jun 2018, 16:22

Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 05 jun 2018, 16:30

Claro que com o aumento de carros isso vai ser cada vez mais frequente.
Neste caso particular vejo 2 problemas imediatos
1- carregar em PCR aos 94% de um Leaf é um desperdício. Mas fazer Évora - Santarém num Leaf2 é tão fácil que até aborrece. Não saber não é desculpa, as pessoas têm de se informar e não podem pensar só em si. Felizmente o colega deixou um contacto. E falaram, que é o fundamental, estas coisas só dão azia quando uma pessoa é privada de carregar e não consegue falar com ninguém.
2- esse Tesla... O colega do Leaf2 foi induzido em erro por alguém que conduz o pior carro eléctrico que pode circular... Um Tesla importado. Não tem SuC, não tem Chademo, só tem AC nem sei a que potência, mas baixa.
Ou seja, uma bateria gigante carregada a passo de caracol. Uiiiiiiiii :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por mjr » 05 jun 2018, 16:33

Ser normal querer carregar a 100% para um trajeto que gasta pouco mais de 50% da autonomia anunciada do carro... talvez seja normal, mas não é muito lógico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 05 jun 2018, 16:33

Vamos todos rezar para que os PCRs se paguem ao minuto.
mjr Escreveu:Ser normal querer carregar a 100% para um trajeto que gasta pouco mais de 50% da autonomia anunciada do carro... talvez seja normal, mas não é muito lógico.
Com o tempo, o utilizador vai precisar cada vez menos do "factor de cagaço".
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus » 05 jun 2018, 17:24

migle Escreveu:Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
Embora as vezes não pareça, mas sou amigo de toda a gente. 8-)

Como já referi não é o facto de estar 40 minutos a usar um PCR que me irrita (irritou), é o facto de estar usar um recurso tão escasso quando a 500m estava um PCN que ia fazer o mesmo trabalho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por rimsilva » 06 jun 2018, 10:56

migle Escreveu:Acho perfeitamente normal que queira carregar o mais possível. E acho perfeitamente aceitável alguém ocupar um PCR 40 minutos (acho mal limitarem a 30'). Ainda bem que se encontraram no novaenergia, ainda vamos ser todos amigos. É um caso bem diferente do que eu encontrei de um Smart a carregar a 4kW. Ele não sabia é que perto dos 100% carregava tão lentamente.
Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%, com o tempo vamos percebendo que é um desperdício de tempo e compensa mais reduzir um pouco a velocidade ou carregar mais vezes por períodos mais curtos.

A discussão do tempo de carga máximo é simplesmente inútil, porque nunca se vai chegar a um consenso, as pessoas têm de se capacitar que são os operadores quem têm a legitimidade para o fazer e os utilizadores só devem contar com essas regras, tudo o resto só vai servir para arranjar chatices.... Nesta fase das borlas e do vale tudo, mesmo nos casos em que as regras estão afixadas nos postos não são respeitadas, por isso, espero ansiosamente que comece a fase de pagamento (ao minuto) para desincentivar que se fique acampado num PCR, porque se assim for o carregamento vai ficar muito mais caro do que um abastecimento de combustível, depois com o tempo novos postos vão surgir e vamos esquecer estes tempos de dificuldade...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 11:17

rimsilva Escreveu:Não concordo com a ideia de que seja normal que se queira carregar o mais possível, se estamos em viagem o normal é querer optimizar ao máximo as paragens para reduzir o tempo de viagem, como o mrj referiu para o percurso que ia fazer nem de 80% de bateria precisava, por isso esteve a carregar 40min desnecessariamente. No entanto compreendo que no inicio, com menos experiência, haja tendência para carregar até aos 100%
Em primeiro lugar, é isso: primeiros dias com o carro, inexperiência. Em segundo lugar, nós não sabemos se ele não estava a pensar voltar com a mesma carga. Afinal de contas, em Santarém não há um PCR, ou há? É que ir de Évora para Santarém pela A1 é que não é nada natural. Depois, na N114 gasta-se tanto combustível quase como na auto-estrada, porque é uma estrada boa, larga, com longos troços sem trânsito ou povoação, embora se perca bastante tempo nas que atravessa (e.g. Coruche, Almeirim).

Acho que todos concordarão comigo em que ninguém tem nada que nos vir dizer que não precisamos de carregar. Só nós é que sabemos. Quando vou para o trabalho, sei que volto, tudo é previsível e as coisas vão por aí. Quando vou em passeio, não sei o que vai acontecer, os amigos podem sugerir "e se fôssemos não-sei-onde?", não há PCRs em cada esquina, a autonomia parece curta, etc... portanto ninguém me vem a mim dizer qual é a folga de que eu necessito. Cada um decide a que precisa, e eu, se fosse num passeio, em que surgem imprevistos, claro que preferia sair de casa com 100%.

Dizer àquele utilizador, "Vai! Já tens carga suficiente para chegar a Santarém." (onde não há PCR)... Só faltava que usarmos um VE, além de todos os constrangimentos reais que temos de enfrentar, significasse agora mais esse condicionamento na nossa liberdade.

É certo que devia ter carregado em PCN. Se fosse pago por tempo, não se engava duas vezes (e com tudo isto, já não se volta a enganar).

Porém, temos de ter calma, ele ocupou o PCR 40 minutos. Podemos dizer "esses 40 minutos não te aproveitaram, e teriam aproveitado a mim" mas de resto nem é bem da nossa conta, embora desejemos que sejam utilizados por quem os aproveita. Temos de ter paciência, sabemos que podemos encontrar um PCR ocupado e esperar uma média de 15-20' (por cada carro à espera...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 11:28

Pode acontecer que fosse a Santarém e viesse na mesma carga. E podia acontecer que não, o que até é o mais provável.
Parecia aquelas discussões infindáveis dos Tesla agarrados aos PCR 1h30m e até 2h. A malta barafustava e a resposta inevitável era: "sabem lá se não ia para Espanha?!" :mrgreen: Todos iam para Espanha...

Compreendo que ninguém te deve dizer quanto tempo é que deves ou não carregar. Mas isso é demasiado "largo". Da mesma forma ninguém impede um Tesla de carregar 2h, ou um Leaf2 a limitar a potência que também demore 2h aos 100%. E tu, que só precisas de 30min (38 se estiveres nas lonas) espera e não bufa.
Não, não concordo nada com isso.

Podemos dizer que os 30min são desajustados ou até que são uma parolice. Mas com tão poucos recursos, algum limite que garanta a rotação dos postos tem sempre de existir.
Porque lê-se sempre o argumento do "deviam era exigir mais postos". Sim, claro... Está-se mesmo a ver que isso está a mesmo a acontecer.

edit: os 40min desse Leaf não me fazem qualquer espécie. Faz sim ter abandonado o carro (pontos a favor por ter deixado o contacto, mas se não deixasse, era mais quanto tempo para chegar aos 100%?).
Faz-me bem mais espécie o Tesla lá agarrado 106 minutos. É quase só o triplo. :roll: Comprar um carro daqueles sem CR, sem SuC, é com cada ideia :roll:
Última edição por BrunoAlves em 06 jun 2018, 11:37, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Quando vês alguém usar um PCR como um PCN o que fazes?

Mensagem por Nonnus » 06 jun 2018, 11:31

migle,

Não é que faça diferença para dares a entender a teu ponto de vista e acho que todos o percebemos.

PCR de Santarem: https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... arem-a1-sn faço ideia de carregar lá no Sábado quando for para Viseu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”