Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%
 
Total de votos: 31

mzptcan
Proprietário Leaf
Mensagens: 17
Registado: 07 fev 2015, 16:13
Data de fabrico: 01 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por mzptcan » 26 jun 2015, 14:20

Tenho estado a seguir este tópico e a discussão com muito interesse, pois como utilizador e proprietário de um VE tenho interesse em poder usar o meu veiculo sem a preocupação da autonomia.
Uma coisa é certa mesmo que as baterias venham a evoluir e dar-nos autonomias cada vez maiores, iremos sempre necessitar de um bom serviço de PCR.
Basta ver que hoje os veículos a CI continuam a necessitar de uma boa rede de abastecimento.
Como tal vejo viabilidade neste projecto.
Julgo que antes da discussão técnico-económicas, há que encontrar um modelo.
Não sei qual o melhor: pré-pagamento, renda mensal, ou até mesmo sistema de cooperativa.
Uma coisa tenho a certeza é que se nós utilizadores não fizermos nada iremos estar sujeitos às regras dos “tubarões” – EDP, MOBI.E, Etc…
Julgo que há vários fornecedores nacionais que gostariam de estar presentes neste projecto – EFACEC, MAGNUM CAP e outras, pois eles também têm interesse económico.
Assim como as marcas BMW, Nissan, PSA…vejam a lista noutro tópico :)

Como tal penso que a questão é qual o modelo?
Pois é necessário capital inicial e é preciso não cometer o mesmo erro que os outros (postos abandonados e sem manutenção).
Era bom que se encontrasse aqui no fórum as pessoas certas, para criar o tal modelo.
Até talvez com a ajuda de subsídios europeus:https://poseur.portugal2020.pt/pt/not%C ... 3%A9trica/

Julgo que um modelo cooperativo, tal como foi criado para as energias renováveis até pudesse ser o mais fácil de aplicar: http://greensavers.sapo.pt/2013/11/08/c ... -portugal/

Mas era bom que alguém com conhecimento nesta área pudesse ajudar, não é só a questão técnica que deve ser discutida.

No que poder ajudar contem comigo

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Fil » 26 jun 2015, 15:43

Até ao momento o que conseguimos, foi falar com a copérnico e com alguns presidentes da direcção dos bombeiros, para termos mais dados sobre a viabilidade do projecto e da possível ajuda para formar algo benéfico para todos.
Nesta fase, aguardamos que as ideias apresentadas às entidades referidas sejam do agrado, de forma a que nos possam ajudar com o seu conhecimento. Veremos se sai alguma resposta.

Se alguém quiser pegar por outro lado para ir tentando abrir buracos, estejam à vontade, isto é de todos e para todos, e o não está garantido.

Cada quartel de bombeiros tem um presidente de direcção, podem sempre ir tentando falar com vários, e apresentar os dados disponíveis, na pior das hipóteses perdem tempo.

Precisamos de saber a potência que os quartéis têm, porque já tive em alguns que têm 40A e noutros que tinham trifásicas de 32A como se não existisse amanhã ;)

De notar também, que temos de garantir que o software do pcr, vá buscar a energia restante do quartel, dando prioridade aos bombeiros, como é óbvio. Desta forma a carga não pára, mas pode diminuir em caso de necessidade dos bombeiros.

Na pior das hipóteses, podemos chegar a acordo com os bombeiros a nível nacional, de forma a que os utilizadores paguem uma cota mensal ou anual, e que tenham uma tomada disponível para os "sócios", não sendo por isso necessário qualquer investimento da parte de ninguém.

Lembro-me de se ter falado por aqui de uma tomada da legrand, que vai buscar apenas a potência disponível, de forma a não fazer disparar o quadro, pode ser a solução para o exemplo mais simples.

Por isso para já, apesar de muitas contas feitas, sem um terreno para colocar os pcr's ou pcl's nada feito, e a associação de bombeiros de Portugal, bem como a liga de bombeiros, reencaminhou para os presidentes de direcção dos bombeiros.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Orlando » 26 jun 2015, 16:13

Gosto da ideia dos bombeiros. ...devíamos tentar tb outra coisa...parques fotovoltaicos, eolicos e barragens....já tem potência e só falta carregadores...e estão espalhados pelo país...que acham?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1264
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por mafgod » 26 jun 2015, 16:19

Fil Escreveu:Na pior das hipóteses, podemos chegar a acordo com os bombeiros a nível nacional, de forma a que os utilizadores paguem uma cota mensal ou anual, e que tenham uma tomada disponível para os "sócios", não sendo por isso necessário qualquer investimento da parte de ninguém.

Lembro-me de se ter falado por aqui de uma tomada da legrand, que vai buscar apenas a potência disponível, de forma a não fazer disparar o quadro, pode ser a solução para o exemplo mais simples.
Acho que será a maneira mais rápida e mais barata de se implementar.
Os bombeiros ficam a ganhar obtendo mais associados e ganhar algo mais ao prestar um serviço.... e nós utilizadores de VE ganhamos mais pontos de carga 24x7.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Fil » 26 jun 2015, 16:24

Orlando Escreveu:Gosto da ideia dos bombeiros. ...devíamos tentar tb outra coisa...parques fotovoltaicos, eolicos e barragens....já tem potência e só falta carregadores...e estão espalhados pelo país...que acham?
Parece-me muito bem! Podemos acrescentar parques de campismo. Em muitos destes casos as infra-estruturas estão lá, prontas ou semi-prontas, basta acordar um valor por utilização ou mensal/anual.
mafgod Escreveu:
Fil Escreveu:Na pior das hipóteses, podemos chegar a acordo com os bombeiros a nível nacional, de forma a que os utilizadores paguem uma cota mensal ou anual, e que tenham uma tomada disponível para os "sócios", não sendo por isso necessário qualquer investimento da parte de ninguém.

Lembro-me de se ter falado por aqui de uma tomada da legrand, que vai buscar apenas a potência disponível, de forma a não fazer disparar o quadro, pode ser a solução para o exemplo mais simples.
Acho que será a maneira mais rápida e mais barata de se implementar.
Os bombeiros ficam a ganhar obtendo mais associados e ganhar algo mais ao prestar um serviço.... e nós utilizadores de VE ganhamos mais pontos de carga 24x7.
Sem dúvida, é bom para todos ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Orlando » 26 jun 2015, 16:55

E aposto que eyes parques ainda conseguem ir buscar algo ao Proder....e talvez tb os bombeiros? Alguem percebe de fundos europeus?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Fil » 26 jun 2015, 18:28

Orlando Escreveu:E aposto que eyes parques ainda conseguem ir buscar algo ao Proder....e talvez tb os bombeiros? Alguem percebe de fundos europeus?
Perceber não percebo, mas tenho aqui decretos de lei que falam muito neles, em especial para o facto de os postos de carregamento para veículos eléctricos poderem ser financiados até 95%.

Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por joelfmachado » 26 jun 2015, 18:49

Se não se pode vender eletricidade em portugal sem as tais licenças complicadas e caras de obter, como é que os parques de campismo nacionais vendem eletricidade ao dia? normalmente entre 1,5 e os 3,5 euros /dia? e passam fatura e tudo...

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 26 jun 2015, 22:14

Orlando Escreveu:E aposto que eyes parques ainda conseguem ir buscar algo ao Proder....e talvez tb os bombeiros? Alguem percebe de fundos europeus?
Precisamos de ajuda relativamente à natureza das instituições que se podem candidatar a fundos europeus/nacionais.
Os Bombeiros directamente não podem, segundo me foi transmitido, mas as CMs podem, tal como aconteceu com o Moove Oeste do REPUTE.
Bem estruturadas e planeadas, as coisas fazem-se e podem chegar a bom porto.
Parece que é desta que o pessoal se está a mobilizar e colaborar para uma solução comum, derrubando as limitações do passado.
Se não têm conhecimento de algo e conhecerem quem nos possa ajudar aqui no fórum, procurem trazer esse vosso amigo, colega de trabalho ou familiar que nos pode ajudar.
Obrigado.
Última edição por meira78 em 26 jun 2015, 22:56, editado 1 vez no total.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Orlando » 26 jun 2015, 22:19

Sei que as Cm podem de 2 maneiras...mas estava a falar dos parques
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Carregamento”