Página 1 de 1

NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS RÁPI

Enviado: 08 nov 2011, 21:02
por ruimegas
NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS RÁPIDOS DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS NA EUROPA

"400 carregadores rápidos distribuídos gratuitamente pela Nissan
Instalação a partir de Fevereiro de 2012
Carregamento até 80% em 30 minutos
A Nissan está a acelerar os planos para uma rede de carregamento rápido (QC - Quick Charge) de veículos eléctricos na Europa, distribuindo 400 novas estações de carregamento rápido gratuitas a operadores de carregamento de veículos eléctricos.

Estrategicamente localizados, estes novos pontos irão impulsionar as redes existentes e proporcionar aos clientes de veículos eléctricos maior liberdade e flexibilidade, aumentando efectivamente a autonomia dos seus automóveis.

Ao recarregar baterias numa fracção do tempo normalmente necessário, este passo radical irá ajudar a levar mais consumidores até aos veículos eléctricos, tal como o Nissan LEAF. As avançadas baterias de iões de lítio do Nissan LEAF podem ser recarregadas de 0 até 80% da capacidade em apenas 30 minutos utilizando um carregador rápido.

Embora uma autonomia entre carregamentos de 175km seja suficiente para a maioria dos proprietários do Nissan LEAF, a implementação de redes de carregadores rápidos irá permitir aos condutores viajar distâncias mais longas num dia. Recarregar um Nissan LEAF com um carregador rápido demora um pouco mais do que demora a reabastecer um automóvel convencional e é significativamente mais barato.

Este passo decisivo segue-se a um acordo entre a Nissan e cinco das empresas líderes de serviços públicos e de fornecimento de infra-estruturas para veículos eléctricos da Europa, para acelerar o fornecimento dos mais recentes carregadores rápidos desenvolvidos pela Nissan Motor Co., Ltd., os quais são mais baratos - metade do preço anterior - e mais pequenos. O objectivo é ter uma rede de estações de carregamento rápido em toda a Europa, com vários milhares de unidades no final de 2012 e dezenas de milhares em 2015.

Para dar início a este programa ambicioso, a Nissan está agora a anunciar que irá oferecer 400 unidades a empresas e parceiros de Mobilidade de Emissões Zero na Europa, apoiantes entusiastas dos planos ambiciosos de mobilidade eléctrica da Nissan.

Foi iniciado um processo de selecção a 10 de Outubro, segundo uma lista rigorosa de critérios desenvolvidos pela Nissan. Estes incluem localizações convenientes e acessíveis de carregadores, instalação a partir de Fevereiro de 2012 e carregamento gratuito ou com desconto para todos os clientes do Nissan LEAF durante, pelo menos, um ano.

"Com um número significativo de carregadores rápidos disponíveis em toda a Europa, os proprietários de veículos eléctricos poderão efectuar o carregamento rapidamente, independentemente do local para onde se dirigirem. Acreditamos que isto é essencial para a adopção em massa de veículos eléctricos", disse Pierre Loing, Vice-presidente da Unidade Comercial de Emissões Zero e Planeamento de Produtos, Nissan International SA.

Tecnologia de carregamento rápido
Os novos carregadores rápidos são concebidos de acordo com a norma CHAdeMo e conseguem debitar até 50 kW de electricidade de corrente contínua (CC) de alta tensão. A norma CHAdeMO - Charge to Move - foi desenvolvida e acordada por uma coligação de empresas japonesas que incluem a Nissan, a Toyota, a Mitsubishi e a Fuji Heavy Industries. Por conseguinte, os carregamentos rápidos da Nissan podem ser utilizados não apenas por condutores do Nissan LEAF, mas também por condutores de veículos eléctricos da Mitsubishi, Citroën e Peugeot. Estas estações de carregamento rápido estão também "preparadas para CA" para suportar a chegada dos veículos eléctricos do parceiro da Aliança, a Renault, os quais foram concebidos para carregamentos rápidos padrão de 43 kW em corrente alterna (CA). A Aliança Renault-Nissan está a promover a implementação de uma rede de carregamento rápido baseada numa escolha da tecnologia mista AC-DC.

###

Sobre o Nissan LEAF
Vencedor dos prémios Automóvel Europeu e Automóvel Mundial do Ano em 2011, o Nissan LEAF está em plena comercialização em Portugal, Reino Unido, Países Baixos, Irlanda, França, Suíça e Espanha. As encomendas também já podem ser feitas na Bélgica, Noruega, Suécia e Dinamarca, com entregas que se esperam ter início nestes países brevemente.

Este dois volumes familiar, premiado com uma classificação de segurança de 5 Estrelas pelo Euro NCAP, é alimentado por um motor eléctrico compacto desenvolvido pela Nissan e um inversor colocados na dianteira do automóvel e que accionam as rodas dianteiras. O motor CA debita 80 kW (109cv) de potência e 280 Nm de binário, o suficiente para uma velocidade máxima de 145 km/h. O Nissan LEAF possui um nível de equipamento de topo, com características como telemática CARWINGS, ar condicionado automático, navegação por satélite, câmara de estacionamento traseira, ficha de carregamento rápido e conectividade inovadora para smartphone.

Nissan na Europa
A Nissan possui uma das presenças europeias mais abrangentes de qualquer fabricante não europeu, empregando mais de 12.500 funcionários divididos pelas operações locais de design, investigação e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No último ano, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 528.000 veículos, incluindo compactos, premiados crossovers, SUVs e veículos comerciais. A Nissan oferece actualmente 24 gamas de produtos inovadores e diversos para venda na Europa e encontra-se posicionada para se tornar na marca japonesa número um na Europa.

Sobre a Nissan
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, encontra-se sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 248.000 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos clientes mais de 4,1 milhões de veículos em 2010, gerando uma receita de 8,77 biliões de ienes (102,37 mil milhões de dólares). Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan fornece uma gama abrangente de 64 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo os prestigiados prémios de Automóvel Europeu do Ano 2011 e Automóvel Mundial do Ano 2011.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e sobre o nosso compromisso com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/.




Para mais informações, contacte:
António Pereira Joaquim
Communication Manager
Nissan Iberia SA - Portugal
pereira-joaquim.antonio@nissan.pt
+351 962 062 633 "

Em: http://www.newsroom.nissan-europe.com/p ... iaid=85561

Re: NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS

Enviado: 08 nov 2011, 21:18
por Filipe
Será que destas 400, chegará alguma a este quintal em crise á beira mar plantado. :?:
Espero que se lembrem quem lhes vai fornecer o LÍTIO a bom preço. 8-)

Re: NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS

Enviado: 08 nov 2011, 21:57
por ruimegas
Nissan avança com rede gratuita de carregadores rápidos

Imagem

"Este acesso ao Quick Charge, disponível a partir do próximo ano em toda a Europa, permite um carregamento até 80% das baterias dos carros eléctricos em cerca de 30 minutos. Estes novos pontos, estrategicamente localizados, pretendem impulsionar as redes existentes e aumentar a autonomia dos automóveis eléctricos.

Esta decisão segue-se a um acordo (já noticiado pelo Autohoje) entre a Nissan e cinco das empresas líderes de serviços públicos e de fornecimento de infra-estruturas para veículos eléctricos da Europa, para acelerar o fornecimento dos mais recentes carregadores rápidos desenvolvidos pelo fabricante japonês. Estes postos de carregamento serão gratuitos ou com desconto para todos os clientes do Nissan Leaf durante, pelo menos, um ano. A propósito desta rede, Pierre Loing, Vice-presidente da Unidade Comercial de Emissões Zero e Planeamento de Produtos da Nissan International SA, adianta: «Acreditamos que isto é essencial para a adopção em massa de veículos eléctricos».

Os novos carregadores rápidos são concebidos de acordo com a norma CHAdeMo (Charge to Move), acordada por uma coligação de empresas japonesas que incluem a Nissan, a Toyota, a Mitsubishi e a Fuji Heavy Industries. Por conseguinte, os carregamentos rápidos da Nissan podem ser utilizados não apenas por condutores do Nissan Leaf, mas também por condutores de veículos eléctricos da Mitsubishi, Citroën e Peugeot. Estas estações de carregamento rápido estão também preparadas para suportar a chegada dos veículos eléctricos do parceiro da Aliança, a Renault."

Imagem

Imagem

Em: http://www.autohoje.com/index.php?optio ... Itemid=360

Re: NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS

Enviado: 09 nov 2011, 02:02
por Filipe
Valente Nissan, penso que a concretização desta notícia fará com que ela fique com a parte de leão do mercado de VE's muito rápidamente,
e como diz o ditado, candeia que vai á frente alumia duas vezes. 8-) :D

Re: NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS

Enviado: 09 nov 2011, 18:20
por RJSC
Mais Valente era se tivesse feito como a Renault e tivesse no Leaf sistema de carga rápida AC.

Os postos de carregamento rápidos AC custam pouco mais que os lentos.
A única diferença é que em vez de o contactor/relé ser monofásico, passa a ser trifásico e a ter que aguentar mais corrente (3 x 63A) e o contador de energia para faturação também tem que ser trifásico. A eletrónica de controlo é a mesma.

E com isto, com o dinheiro de um único posto Chademo instalavam-se alguns 10 de carga rápida AC, ficando a comunidade dos VE muito melhor servida com o mesmo investimento.

Mas pronto, é melhor Chademo do que não haver nada... :|

Re: NISSAN ACELERA A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE CARREGAMENTOS

Enviado: 10 nov 2011, 03:25
por Filipe
Para mim, tanto faz que sejam AC ou DC, o que é preciso é que alguem os monte depressa, para eu começar a viajar com a Patroa. :D