Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Filipe » 09 mar 2012, 23:56

Pela minha experiência de circulação na A5 e A1, faço em média 100 Km sem A/C e 70 Km com A/C ligado, conduzindo a uma média de 90/100 Km/h,
até desaparecerem os Km estimados de autonomia. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 10 mar 2012, 00:14

Com uma carga de 100% até bateria muito fraca fazes 100km a 90-100km/h? Parece-me ser muito pouco... Quando fui da Trofa a Aveiro, que são 100km, fiz o troço de 70km de AE a 100km/h com o cruise control e cheguei com 2 barras de carga (tinha acabado de mudar de 3 para 2), ou seja 30% de carga. Não haverão uns arranques para impor respeito à malta dos CIs nesses 100km? 8-)

No quadro to TonyWilliams do fórum americano, a 105km/h de velocidade estabilizada a autonomia é de 121km, ou 114km até bateria muito fraca. Esta questão da velocidade estabilizada é muito importante pois é completamente diferente fazer 105km/h sempre a velocidade constante ou fazer 105km/h de média mas com picos de 130km/h e mínimos de 80 km/h. A energia extra para vencer o atrito viscoso a 130km/h não é possível ser recuperada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Filipe » 10 mar 2012, 01:10

As condições de condução nos casos descritos, foi completamente descuidada de problemas autonómicos, pois estava sempre dentro de distâncias
atingíveis de qualquer maneira; Já naquele caso que vim de Tolosa para Aveiras essencialmente na N114, em que fiz 158 Km sem parar, a média
horária foi de 60 Km/h sem nunca ultrapassar os 80 Km entre povoações, cumprindo sempre os limites dentro das povoações atravessadas. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfreire » 10 mar 2012, 15:59

Alguém já tentou fazer a A8, saindo de Lisboa?

Queria ir até Peniche, mas aquelas subidas todas não me deixam confortável...

Abraços!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 09 abr 2012, 22:22

No Domingo de Páscoa tentei carregar no PCR da Avenida da República em Gaia mas ao iniciar o carregamento indicava "Erro do Carregador". Resolvi verificar se o PCR da Prio na N222 já estava OK, e de facto estava a funcionar:

Imagem

Imagem

É um posto da Magnum Cap e na configuração utilizada não é um verdadeiro PCR. Diria posto de carga semi-rápida. É que a potência máxima de carga estava limitada a 20kW (verifiquei com o SOC-meter). Nos 25 minutos que lá estive a carga passou dos 48% até aos 80%. Quando visitei a fábrica da Magnum Cap em Aveiro há algumas semanas atrás eles explicaram que os PCR deles são modulares e que podem ter blocos de potência em incrementos de 10 em 10kW. Uma solução interessante é que num posto com 2 fichas Chademo, caso esteja um carro a carregar este poderá utilizar a potência máxima, e caso estejam 2 nesse caso a potência é limitada a metade para cada um. Com um incremento muito pequeno no custo do posto é possível servir 2 carros ao mesmo tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por OCasal » 10 abr 2012, 00:33

Obrigado!

Posto repado sendo assim!

Vai dar muito jeito para as viagens entre o norte e o centro!

Cumprimentos!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 12 abr 2012, 09:12

O PCR de Coimbra (Ferreira Morais & Morais), da última vez que o visitei, acerca de dois meses, estava desligado. É num parque particular e só dá para carregar, quando estiver a funcionar, das 8:00 às 18:00 e nem pensar em utilizá-lo ao domingo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 12 abr 2012, 11:17

Malm Escreveu:O PCR de Coimbra (Ferreira Morais & Morais), da última vez que o visitei, acerca de dois meses, estava desligado. É num parque particular e só dá para carregar, quando estiver a funcionar, das 8:00 às 18:00 e nem pensar em utilizá-lo ao domingo.
É um posto que pode ser interessante se estiver a funcionar. Sabes quais são as coordenadas? Algumas vez funcionou?

Na Caetano Power do Porto também só da para carregar se estiver lá alguém, mas felizmente estão abertos todos os dias até às 20:00.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Essiemme » 12 abr 2012, 11:42

Melhor ainda são os 2 PCRs de Lisboa.

Ambos estão disponíveis 24x7 (quando não estão avariados, claro...)

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Malm » 13 abr 2012, 13:50

Coordenadas do PCR de Coimbra: 40.237192,-8.435145. Que eu saiba, nunca funcionou, devem estar à espera que seja a pagar. Já lá não passo há mais de três meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Carregamento”