Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 15 jun 2021, 23:36
Pois, sendo vários ao mesmo tempo é estranho, é.
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.BrunoAlves Escreveu: ↑15 jun 2021, 17:05Ainda agora no grupo do FB da Tesla (não vou colocar prints porque o grupo é privado).
Um utilizador fez uma simulação para um PCR. A app não tem a curva de carregamento bem definida (parece-me que não tem curva de todo porque a simulação considera 25kWh em 30min e não há virtualmente carro nenhum que o faça) e o utilizador simulou 36-90%.
A diferença entre a simulação e a realidade foram 68% a MAIS. SESSENTA E OITO. Se fosse outro senhor até diria sexenxta i otxo
A melhor referência da rede pública de carregamento "enganou" um seu cliente em 68%.
Parece que adivinhas...
Eu diria que os postos se sincronizam com um qualquer NTP server algures, quem sabe o server da MobiE
Eu sei, claro que reparei nisso.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 09:35Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.
Está na altura de neste fórum, além das opiniões que se vão formando, deviam juntar-se e formarem um operador, porque a capacidade do modelo é que permite haja concorrência sem grandes barreiras à entrada. E podem explorar todos os benefícios para o utilizador final como operador. Hoje em dia há plataformas como o goparity, ou outras, e acredito que consigam ter sucesso. A easycharger conseguiu isso: https://www.fellowfunders.es/proyecto/easychargerBrunoAlves Escreveu: ↑16 jun 2021, 10:29Eu sei, claro que reparei nisso.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 09:35Atenção que a simulação foi de 20 e tal minutos de carga e a carga real foi de 40 ou coisa parecida.
Mas foi o que respondi no FB: esta ideia que todos os utilizadores de VE são engenheiros electrotécnicos é cada vez mais mentira. O tempo dos pioneiros curiosos já lá vai. Há um número enorme e crescente de pessoas que não fazem ideia nenhuma do que é um kWh, que não sabem o que é este modelo aberrante, nada. Compraram um carro eléctrico e esperam que o custo de carregamento seja tão previsível como o combustível. O que, aliás, me parece uma expectativa perfeitamente legítima.
O utilizador fez uma simulação de 36-90% e o custo real foi 68% superior à simulação. Sim a aplicação não considera curva de carregamento do carro. Sim, a estimativa foi demasiado optimista. Sim, demorou mais que o estimado, mas o utilizador não faz ideia nenhuma do porquê.
Fazer uma simulação destas numa Easycharger era muito mais simples: (90-36)*tamanho-da-bateria*preço-por-kWh
É isto que eu quero para mim. Para nós.
O modelo dá toda a liberdade a todos os players de se arranjarem como lhes for mais favorável. Eu acho que o modelo devia ter o utilizador e a defesa dos seus interesses como componente central.
É uma das muitas coisas que discordo dos argumentos de "defesa" do modelo: não partilho da opinião que é vantajoso para o utilizador ter dezenas de micro players em vez de meia dúzia de grandes players. E esse exemplo da Easycharger que deste é bastante bom: num mercado sem a nossa suposta facilidade de entrada de players, nasceu um novo e com uma operação já de uma dimensão bem interessante.rafaelferreirapt Escreveu: ↑16 jun 2021, 10:44porque a capacidade do modelo é que permite haja concorrência sem grandes barreiras à entrada.
Não há possibilidade de oferecer benefícios ao utilizador final como operador neste modelo: não se pode utilizar a margem do bem transaccionado na estrutura de custos. Não sendo possível oferecer um valor final ao cliente, com controlo total dos custos e receitas, cada player define o que acha melhor para SI PRÓPRIO e o custo para o utilizador é soma e consequência. Alguns CEME (com a Miio à cabeça certamente) tentam simplificar este processo, outros podem até oferecer aos seus clientes tarifas melhores (assumindo o custo), mas a essência, o fundo da questão é o mesmo: é uma salganhada onde o utilizador é a última peça a importar.rafaelferreirapt Escreveu: ↑16 jun 2021, 10:44E podem explorar todos os benefícios para o utilizador final como operador.
Eu (defensor do "sistema" Português como já devem saber pelos meus posts) estou também do lado que quem acha que está já complicado demais e aberto demais a jogadas boas e más por parte das entidades envolvidas.BrunoAlves Escreveu: ↑16 jun 2021, 11:09É uma das muitas coisas que discordo dos argumentos de "defesa" do modelo: não partilho da opinião que é vantajoso para o utilizador ter dezenas de micro players em vez de meia dúzia de grandes players. E esse exemplo da Easycharger que deste é bastante bom: num mercado sem a nossa suposta facilidade de entrada de players, nasceu um novo e com uma operação já de uma dimensão bem interessante.
Também é normal encontrar muitos gratuitos Não podemos olhar só para os casos mais extremos, acho eu.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 12:19Gostam de falar de Espanha onde é normal encontrar PCR a 0.50€/kWh por exemplo!
Isto vai um pouco off-topic, mas eu discordo muito desta afirmação. É certo que os PCR são extremamente importantes, mas serem "o normal" é algo que todos devíamos tentar contrariar. Estatisticamente os carros passam a larga maioria do tempo parados, os PCN deviam ter uma importância brutal. E sendo muitíssimo menos exigentes do ponto de vista do fornecimento de energia e instalação, a sua importância devia ser quase estratégica.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 12:19e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal,
Obviamente que a interligação da rede é uma vantagem do modelo. Inegável.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 12:19Agora a vantagem, difícil de sentir na pele por quem apenas usa o sistema da MobiE, de ter tudo (tudo mesmo) disponível e acessível na mesma "rede" é, para mim, de tal ordem brutal
(...)
Eu só de pensar em ir a Espanha ou mesmo andar pela Noruega (como faço frequentemente em trabalho) fico logo com a cabeça a mil a pensar como encontro os PCR e o seu estado (o pagamento esse sim é normalmente +- simples, se tiver 5000 Apps instaladas no TLM claro).
A mim não há nada que me doa maisfrankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 12:19não me importo nadinha de pagar os 0.20€ (ou 0.40€ vá) por carregamento para que isto continue tudo ligado digamos
Não ter que despender tempo para me deslocar propositadamente a um local para apenas abastecer o meu veículo, para mim é uma das mais valias de um VE! Mas para as pessoas perceberem essa vantagem é preciso que seja atractivo usar os PCN... o que, actualmente, não acontece...BrunoAlves Escreveu: ↑16 jun 2021, 16:28Isto vai um pouco off-topic, mas eu discordo muito desta afirmação. É certo que os PCR são extremamente importantes, mas serem "o normal" é algo que todos devíamos tentar contrariar. Estatisticamente os carros passam a larga maioria do tempo parados, os PCN deviam ter uma importância brutal. E sendo muitíssimo menos exigentes do ponto de vista do fornecimento de energia e instalação, a sua importância devia ser quase estratégica.frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 12:19e esquecendo para já a estupidez dos PCN estarem a preços superiores aos PCR, considerando só carregamentos rápidos de 50 kW, o normal em Portugal,
Não consigo iniciar os serviços se houver uma diferença de 5 segundos em relação aos servidores NTP configurados... aqui, pelos vistos, nem os postos, nem os serviços centrais da Mobi.e têm algum tipo de protecção contra essas falhas...frankesousa Escreveu: ↑16 jun 2021, 09:39Eu diria que os postos se sincronizam com um qualquer NTP server algures, quem sabe o server da MobiE
Mas não é boa cena isso não há dúvidas.
Em Portugal os postos comunicam muito mal, ora estão offline, ora só enviam dados ao fim de 5 ou 10 minutos, não percebo.
Vou à Noruega e os mesmissimos PCR Efacec comunicam em tempo real e nunca apanhei nenhum offline.
No ano 2021 justifica-se "poupar dados" nos postos? Essa eu não engulo muito bem.
Tal como ter 1 modem/cartão GSM por posto em vez de ter tudo ligado por ethernet também não me cabe na cabeça! (acho que é o que muitos ou quase todos fazem, mesmo tendo vários postos por local)