Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
fernandinand
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por fernandinand » 27 abr 2021, 12:06

Penso que isto só lá vai quando alguma pressão sobre a UE se instalar e obrigar a uma uniformização deste mercado (e já agora do mercado monopolista escandaloso de PT).
Penso também que a 'integração europeia' terá novos desenvolvimentos durante esta década, pois a partir de agora a dívida será emitida em conjunto...logo existem noutros países contribuintes bem mais atentos para onde o dinheiro deles está a ir... :violin: :violin:

hdcr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por hdcr » 27 abr 2021, 19:15

Porto - PRT-00072 PCUR 80kW 0.347€/kWh

Montalegre - MTR-00005 PCN 22kW 0.395€/kWh
MTR-00006 PCN 22kW 0.395€/kWh
MTR-0000 PCN 22kW 0.405€/kWh

Chaves - CHV-90001 PCN 22kW 0.346€/kWh (recente posto!)

Ribeira de Pena - RPN-00002 PCN 7.4kW 0.298€/kWh (posto miio)

Mesmo o modelo de cobrança "justo" deixa muito a desejar, a eletricidade é mais cara no interior?!

Machado009
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Machado009 » 30 abr 2021, 21:34

Afinal ainda há alguma esperança..

Não é muito frequente ver um regulador a pronunciar-se desta forma.. Partilho alguns pontos do parecer da ERSE acerca do tema das Tarifas, infelizmente sem grande destaque na comunicação social.

"
Do balanço do sistema organizacional adotado para a gestão da mobilidade elétrica evidenciam-se os seguintes aspetos:
 O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto europeu.
 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e custos a serem suportados e recuperados.
 A atribuição a uma entidade na esfera do Setor Empresarial do Estado, com tutela própria, com a responsabilidade de toda a gestão da comunicação entre os agentes e respetivos fluxos financeiros, obrigando a uma necessidade regulatória com a possibilidade regulamentar adicional do exercício de atividades e proveitos não regulados, dificultando o escrutínio regulatório em matéria de subsidiações cruzadas.
 O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente insustentável – reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da mobilidade elétrica.
 A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico.
 A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais de maior simplicidade e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros. A evolução para processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma necessidade imperiosa para os UVE.

https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf

hdcr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por hdcr » 30 abr 2021, 22:10

Machado009 Escreveu:
30 abr 2021, 21:34
Afinal ainda há alguma esperança..

Não é muito frequente ver um regulador a pronunciar-se desta forma.. Partilho alguns pontos do parecer da ERSE acerca do tema das Tarifas, infelizmente sem grande destaque na comunicação social.

"
Do balanço do sistema organizacional adotado para a gestão da mobilidade elétrica evidenciam-se os seguintes aspetos:
 O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto europeu.
 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e custos a serem suportados e recuperados.
 A atribuição a uma entidade na esfera do Setor Empresarial do Estado, com tutela própria, com a responsabilidade de toda a gestão da comunicação entre os agentes e respetivos fluxos financeiros, obrigando a uma necessidade regulatória com a possibilidade regulamentar adicional do exercício de atividades e proveitos não regulados, dificultando o escrutínio regulatório em matéria de subsidiações cruzadas.
 O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente insustentável – reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da mobilidade elétrica.
 A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico.
 A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais de maior simplicidade e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros. A evolução para processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma necessidade imperiosa para os UVE.

https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf
Untitled2.png
Untitled2.png (91.68 KiB) Visto 2609 vezes

Acho importante analisarem bem é este gráfico! Fora da mobi-e aka Tesla?!
No fim do pdf todos aprovaram a proposta. :violin:

FullElectric
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 30 abr 2021, 23:02

Grande bronca
E agora? Ainda há quem queira continuar a assobiar para o lado? :whistle:

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2021, 23:26

Honestamente essas posições da ERSE parecem-me música. Comunicados ocos que impactam em nada. O resultado final é o mesmo.

Aquando da consulta pública, eu e mais algumas pessoas/entidades manifestaram-se contra o modelo e por aí fora. A conclusão foi "bola": embora a ERSE reconheça blablabla, vamos legalizar esta barbárie e encavar fortemente o utilizador, ao mesmo tempo que damos todos os poderes e zero responsabilização à MobiE. Foi em resumo isto.

Por isso meh. A ERSE que "considera", é a mesma ERSE que anunciou as tarifas. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hdcr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por hdcr » 30 abr 2021, 23:36

BrunoAlves Escreveu:
30 abr 2021, 23:26
Honestamente essas posições da ERSE parecem-me música. Comunicados ocos que impactam em nada. O resultado final é o mesmo.

Aquando da consulta pública, eu e mais algumas pessoas/entidades manifestaram-se contra o modelo e por aí fora. A conclusão foi "bola": embora a ERSE reconheça blablabla, vamos legalizar esta barbárie e encavar fortemente o utilizador, ao mesmo tempo que damos todos os poderes e zero responsabilização à MobiE. Foi em resumo isto.

Por isso meh. A ERSE que "considera", é a mesma ERSE que anunciou as tarifas. :roll:
Deco, DGS (Direção geral do consumidor), UGC (união geral do consumidor) - Votarem a favor disto é que é de rir!

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 01 mai 2021, 02:58

8. Finalmente o CT recomenda que a ERSE diligencie, junto dos órgãos competentes, as conversações
necessárias à
apresentação dos argumentos que justificam uma revisão do modelo para a gestão da
mobilidade elétrica
,
com vista à resolução das dificuldades atrás referenciadas, não prejudicando
a possibilidade dessa atividade poder ser realizada por outros agentes e processos já existentes,
também com benefícios concorrenciais para o conjunto do mercado



Mais um bocadinho assim e vai lá, já não falta tudo, por um lado é auto defesa, alguém(uns) já percebeu(ram) o buraco onde se meteu(ram) e quer(rem) demarcar-se, por outro é a insustentável posição indefensável perante a evidência dos factos atuais que internamente e externamente já sobressaíram e só falta mais um orçamento anual desta Mobi.e para consolidar a derrocada, sendo assim talvez ainda evitem as "rendas" á moda da EDP e mais curiosidade de alguns comissários (Euro deputados infelizmente até agora o único que mostrou interesse não tem competência e internamente a unica associação de utilizadores resignou, mesmo a DECO que consciente, alertada e com assento se tem movido com pinças e não criou o grupo de trabalho que chegou a ponderar).


I. Sobre o modelo organizativo da mobilidade elétrica
1. Nos pareceres que apresentou em 2015 e 2019 sobre a mobilidade elétrica, o CT recomendou que
fosse considerada pela ERSE a diligência, junto dos órgãos competentes, das conversações
necessárias à apresentação dos argumentos que justificam uma revisão do modelo para a gestão da
mobilidade elétrica.

Decorrido este tempo e sendo a mobilidade elétrica um dos pilares para a descarbonização da
economia, com metas exigentes para 2030, torna-se premente a importância de revisitar o modelo
de gestão, incorporando aperfeiçoamentos e simplificações que a experiência e as boas práticas
evidenciem, garantindo assim o acesso à rede de mobilidade elétrica com custos eficientes.

2. Sem prejuízo do objeto específico do presente parecer incidir sobre a fixação de tarifas e proveitos
da EGME em 2021, que o CT reconhece obedecer aos grandes princípios definidos no quadro
organizativo e regulamentar vigente, não pode deixar este órgão consultivo de reiterar o seu
entendimento sobre a necessidade e oportunidade de um balanço e reflexão sobre o próprio modelo
adotado para a gestão da mobilidade elétrica em Portugal.

Do balanço do sistema organizacional adotado para a gestão da mobilidade elétrica evidenciam-se os
seguintes aspetos:
 O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto
europeu.

 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e
custos a serem suportados e recuperados.
 A atribuição a uma entidade na esfera do Setor Empresarial do Estado, com tutela própria, com
a responsabilidade de toda a gestão da comunicação entre os agentes e respetivos fluxos
financeiros, obrigando a uma necessidade regulatória com a possibilidade regulamentar
adicional do exercício de atividades e proveitos não regulados, dificultando o escrutínio
regulatório em matéria de subsidiações cruzadas.

 O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente
insustentável
– reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da
mobilidade elétrica.
 A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a
manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de
poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse
Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico.CONSELHO TARIFÁRIO
17
 A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais
de maior simplicidade
e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso
mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros
. A evolução para
processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento
eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma
necessidade imperiosa para os UVE




Nada que por aqui e noutras plataformas não tenha sido mencionado, que não seja evidente e não tenha sido transmitido a alguns destes senhores, parte deles parteiros do "monstro". Vale o que vale, por enquanto é peneira, mas é um bom "documento de trabalho", que confesso me surpreende pelo momento, para acelerar futuras iniciativas e talvez ocasião de reflexão para os acomodados e resignados defensores deste "modelo".

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 01 mai 2021, 03:38

JLMF Escreveu:
01 mai 2021, 02:58
O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto
europeu.
 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e
custos a serem suportados e recuperados.
Isto é a posição de um organismo oficial? Estou positivamente estupefacto.

Nunca pensei. Afinal pode ser que a minha resignação venha a revelar-se errada. Isto se calhar ainda vai que vai :pray:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 01 mai 2021, 08:42

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