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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 11:56
por FullElectric
Além de que a rede Continente facilmente poderá ser replicada por outros.
A KLC, por exemplo, pode perfeitamente desligar da rede mobi.e todos os postos Lidl e criar uma rede Lidl independente. Basta começar a se ver os clientes a desaparecer e não estar disposta a abdicar da posição no mercado.
E depois outros virão.
Os grandes players instalados terão que vir atras do prejuízo, e quando uma Galp ou EDP avançarem para a criação de redes próprias morrerá o modelo.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 12:52
por JLMF
Decreto-Lei 90/2014, 2014-06-11 - DRE

Decreto-Lei n.º 90/2014


Artigo 7.º
[...]
1 - A atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica só pode ser exercida por operadores de pontos de carregamento, devidamente licenciados.


Isto é o que devia acontecer. Infelizmente e na prática os OPC não comercializam eletricidade como preconizado. Não podem comprar eletricidade em grosso e vender a retalho, logo não “comercializam”.
O modelo e a Mobi.e limitam a atividade dos operadores de pontos de carregamento, OPC, ao aluguer dos postos de carregamento pelos utilizadores de veículos elétricos faturando o serviço prestado em minutos.

ANEXO II
(a que se refere o artigo 7.º)
Republicação do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril
CAPÍTULO I

Artigo 5.º
2 - A comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica corresponde à compra a grosso e venda a retalho de energia elétrica para fornecimento aos utilizadores de veículos elétricos com a finalidade de carregamento das respetivas baterias nos pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica.
3 - A operação de pontos de carregamento corresponde à instalação, disponibilização, exploração e manutenção de pontos de carregamento de acesso público ou privativo, integrados na rede de mobilidade elétrica.


Atentem á definição de “comercialização de eletricidade”:
- No artigo 7º
- No ponto 2 do artigo 5º do anexo II
- E por fim ao papel que acabaram por reservar e limitar para os OPC no ponto 3 do artigo 5º do anexo II.

Pessoalmente ponderei em tempos tornar-me membro de uma associação de utilizadores de veículos eléctricos o que não aconteceu porque tive dúvidas que correspondiam ao que foi mencionado acima, esperar para ver; penso que não será esta a filosofia correta de qualquer associação que se propõe representar e defender os interesses dos sócios.

Não vale a pena andar com rodeios e ser fofinho, enquanto a Mobi.e não deixar de complicar e não for extinta e os OPC não tiverem liberdade contratual na compra e venda de energia preenchendo o papel de comercializadores este "modelo" atual vai ser cada vez mais um monstro que prejudica e vai asfixiar a mobilidade eléctrica.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 13:41
por FullElectric
Enquanto existir este modelo e a mobi.e, Portugal continuará a ser o paraíso para a Tesla (a marca que tem rede própria)... e a UVE com a sua postura tem dado uma ajudinha.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 15:16
por Orlando
A mobie tem que morrer ponto. Alguém tem dúvidas nisso?
Há mt que o estado se deveria ter retirado, Regulava e ponto.
O resto é conversa, prova disso são as redes privadas que vingam e são metade do preço da mobie que hipotecou o futuro da mobilidade com as suas taxas.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 17:54
por Apr
É chamar o meira78 para gerir uma task-force para criar a primeira rede nacional de carregadores privados geridos pelos utilizadores. EVSEs "ligados" não hao-de faltar e com jeitinho a miio ainda fornecia um front end para gerir os pagamentos.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 18:43
por cfvp
Apr Escreveu:
24 abr 2021, 17:54
É chamar o meira78 para gerir uma task-force para criar a primeira rede nacional de carregadores privados geridos pelos utilizadores. EVSEs "ligados" não hao-de faltar e com jeitinho a miio ainda fornecia um front end para gerir os pagamentos.
Para isso existe a rede ChargeSurfing, que é capaz de ser mais apropriada.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 20:18
por FullElectric
A minha wallbox 7,4kW está dentro da garagem mas facilmente passa para a parede exterior.
Durante o dia, nos dias de sol, até pode ter um preço de venda de estacionamento muito interessante.
E se o negócio compensar, no lugar de uma até poderão existir 2 ou 3

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 24 abr 2021, 23:36
por rnlcarlov
Realmente é pena como a rede da Chargesurfing se tem demorado tanto a expandir. Os poucos pontos que vejo (muitas vezes indiponíveis) são quase tudo negócios, logo parece-me que há aqui bastante espaço para o proprietário individual contribuir com alguns PCNs no sistema.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 25 abr 2021, 02:27
por zeuz
rnlcarlov Escreveu:
24 abr 2021, 23:36
Realmente é pena como a rede da Chargesurfing se tem demorado tanto a expandir. Os poucos pontos que vejo (muitas vezes indiponíveis) são quase tudo negócios, logo parece-me que há aqui bastante espaço para o proprietário individual contribuir com alguns PCNs no sistema.
Creio que a falha está na divulgação do conceito.

Em tempos falei com o proprietário do Restaurante "O Mário", em Alcaria, Fundão, mesmo ao lado da A23, que me disse que um dos OPC's o tinha contactado para instalarem carregadores no parque de estacionamento. Estava reticente com a ideia, porque ainda era novidade para ele.

Ora, se os OPC's andam pelo país a captivar potenciais clientes, a ChargeSurfing deveria fazer o mesmo!


Idem para os condomínios, que em vez de se meterem no conceito de DPC fariam muito melhor em instalar um ponto ChargeSurging reservado aos condóminos.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 25 abr 2021, 09:01
por alexmol
O Chargesurfing não será também um dos visados pela ERSE naquele comunicado sobre postos de acesso público em espaços privados?

Imaginem que a lei era alterada e o Continente podia fazer o que está a fazer de forma perfeitamente legal e até cobrar ao kWh.
Os OPC que estão não Mobi.E iriam querer mudar ou, já que estão bem assim, prefeririam ficar na Mobi.E ?