A informação existe mas está fragmentada para o comum dos mortais que não está habituado a burocracia não perceber onde é que se tem de dirigir para entender o que quer que seja. Como sabem sou novo no mundo EV e até nem tenho necessidade de uso fora de casa de carregamentos mas se desde inicio deixarmos que abusem nunca mais teremos um modelo justo!rimsilva Escreveu: ↑23 abr 2021, 09:43hdcr Escreveu: ↑23 abr 2021, 00:18https://www.erse.pt/mobilidade-eletrica ... -e-precos/
Quem acha que isto é um modelo de excelencia.. só pode ser alguém que come canja de letras por ordem alfabetica!
Muito bom!
Pois, são estas coisas básicas que me deixam pasmado! O esquema é facil encontrar informação sobre ele, agora as regras de afixação dos preços é que eu não encontrei no regulamento da ERSE e não sei se existe (estava convencido que sim).
Sei que alguns OPC têm apenas um autocolante manhoso, com o preço do carregamento e a indicação se o valor é com IVA ou sem IVA, mais nada.
Independentemente do utlizador da ME dever estar minimamente informado, era muito simples acrescentar uma nota a reforçar a ideia que o preço final é composto pelo preço afixado, mais custo da energia, de acordo com o contrato do utilizador com o CEME, pronto assim, era tudo mais claro.
https://www.erse.pt/media/mpjlvfh0/dire ... 1_2021.pdfDiário da República, 1.ª série — N.º 156 — 12 de agosto de 2015 5757Artigo 2.ºValores1 — As taxas a cobrar ao abrigo do artigo anterior são as seguintes:a) Registo de comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica — € 1000,00;b) Licença de operador de pontos de carregamento — € 1000,00;c) Taxa de inspeção pela realização de inspeções perió-dicas — € 200,00.2 — Às taxas previstas no número anterior acresce Im-posto sobre o Valor Acrescentado, à taxa normal aplicável.
Alguma informação sobre tabelas de preços e afins encontrei no entanto isto não se reflete para o consumidor visto estarem a cobrar o uso do serviço de carregamento em vez de energia carregada. Acho que este deveria ser o foco inicial da questão.
Os postos tem ecrã, deveria ser obrigatorio aparecer no ecra não só o tempo da carga mas mais importante a que velocidade está a carregar e quanto carregou no final. Para o consumidor que não sabe sobre curvas de carga e afins isto nota-se e muito no preço final.
Depois a questão das taxas e taxinhas.. o Governo deveria ter uma palavra a dizer sobre a necessidade de tantos intervenientes e entidades para gerir a ME.