Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1672
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 15 abr 2021, 18:58

Como chegaste a esses 0,4€? Somaste os 2 valores do OPC e CEME e adicionaste o IVA?
Porra eu a pensar que talvez fosse um valor simbólico, mas não. Ainda por cima cobram a todos os intervenientes, até os DPCs!!
Daqui a nada cobram a todos que têm um VE, só por ter um VE. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 15 abr 2021, 19:21

cfvp Escreveu:
15 abr 2021, 18:58
Somaste os 2 valores do OPC e CEME e adicionaste o IVA?
Sim.

O valor acaba por ser simbólico pela ordem de grandeza, mas poderá facilmente representar 10 ou 20% do custo total em muitos carregamentos sobretudo em PCN.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 15 abr 2021, 19:26

Peço que a discussão desta tarifa seja realizada no tópico criado para o efeito:

viewtopic.php?f=29&t=8280
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2021, 10:00

Mais um relato que mostra bem o ridículo que isto é. Copiado agora mesmo do FB
Ontem foi a primeira vez que usei o meu cartão MIIO.
Foi no Mercadona em Santo Tirso, onde apresentava um custo de 0,02€ por minuto.
O meu carro teve 84 minutos a carregar, mas a fatura veio no valor de 5,09€.
Afinal de que se tratam os 0,02€/minuto afixados no posto de carregamento?
Novo utilizador de VE, não sabe (e não tem de saber, digo eu) estas "virtudes" do modelo da rede pública, vê 2cts por minuto afixado no posto e no final "olá!!!!" :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Orlando » 22 abr 2021, 10:41

BrunoAlves Escreveu:
22 abr 2021, 10:00
Mais um relato que mostra bem o ridículo que isto é. Copiado agora mesmo do FB
Ontem foi a primeira vez que usei o meu cartão MIIO.
Foi no Mercadona em Santo Tirso, onde apresentava um custo de 0,02€ por minuto.
O meu carro teve 84 minutos a carregar, mas a fatura veio no valor de 5,09€.
Afinal de que se tratam os 0,02€/minuto afixados no posto de carregamento?
Novo utilizador de VE, não sabe (e não tem de saber, digo eu) estas "virtudes" do modelo da rede pública, vê 2cts por minuto afixado no posto e no final "olá!!!!" :mrgreen:
Admiro-me como podem vangloriar este modelo e os jornais publicitarem tais exemplos.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 22 abr 2021, 10:47

Admira-me como ainda não existiu reportagem de reclamações, sobre este brilhantismo!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Orlando » 22 abr 2021, 11:34

LuisG Escreveu:
22 abr 2021, 10:47
Admira-me como ainda não existiu reportagem de reclamações, sobre este brilhantismo!
Vejam os ordenados dos membros da mobie
https://www.facebook.com/photo?fbid=416 ... 3585741318, triplicaram.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 22 abr 2021, 12:22

Orlando Escreveu:
22 abr 2021, 11:34
LuisG Escreveu:
22 abr 2021, 10:47
Admira-me como ainda não existiu reportagem de reclamações, sobre este brilhantismo!
Vejam os ordenados dos membros da mobie
https://www.facebook.com/photo?fbid=416 ... 3585741318, triplicaram.
Quase um milhão de euros com despesas de pessoal, fora tudo o restante.
Desconheço o orçamento total, não ficaria surpreendido que o valor total atual venha a duplicar em 3 anos caso este monstro ainda sobreviva, mas seja como for os custos colaterais e dificilmente contabilizados para os consumidores em geral, os custos decorrentes de um monopólio na inibição da liberdade contratual e mesmo os custos para a mobilidade eléctrica são e serão enormes.

Antes de inventarem esta coisa da Mobi.e já existiam no país todas as entidades mais que suficientes para regular e fiscalizar a venda de eletricidade para locomoção, como aconteceu por exemplo quando se começou a vender GPL em estações de serviço, produto muito mais sensível que a eletricidade em termos de segurança, de regulação muito mais específica e exigente em logística e investimento pelos postos de venda, não foi por falta de estações de serviço com oferta de GPL que o mercado não se expandiu mais, mas sim pela falta de oferta de veículos com GPL. A Mobi.e é mais um serviço parasita sem qualquer utilidade perfeitamente dispensável que serve só para complicar o que poderia ser simples justificando desta forma a sua existência gerando despesa que todos temos de pagar.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3008
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 22 abr 2021, 13:43

Após ler alguns comentários surgiu-me a ideia de propor a uma estação de TV que fizesse uma reportagem de investigação para ver até que ponto esta empresa pública faz sentido continuar a existir. Se a partir do momento que se começou a pagar os carregamentos esta empresa não devia ter sido extinguida. Da mesma maneira que devia ser feita uma analise por pessoas sem interesses na ME e comparar o nosso sistema com o que se passa no resto da Europa.

O perpetuar deste sistema só vai servir para continuar a estourar dinheiro dos contribuintes. Já todos percebemos que não há inovação, mas sim confusão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 22 abr 2021, 14:50

Orlando Escreveu:
22 abr 2021, 11:34

Vejam os ordenados dos membros da mobie
https://www.facebook.com/photo?fbid=416 ... 3585741318, triplicaram.
Está visto para onde vai a nova taxa que iremos começar a pagar !
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Carregamento”