Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Erbium » 10 abr 2017, 18:29

Que veículo é esse 100% eléctrico com carga lenta somente?

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmmr74 » 10 abr 2017, 18:31

Erbium Escreveu:Que veículo é esse 100% eléctrico com carga lenta somente?
Por ex. Mercedes B, carrega a 11kw máximo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 10 abr 2017, 18:46

Para esses, a solução é a mesma que para os PHEV que só tem carga lenta. Postos AC ao lado dos PCR. Lá chegaremos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Fil » 10 abr 2017, 18:47

So simple, esses consumos são bons para um híbrido, para os 100% eléctricos não são nada de mais, é fácil fazer menos com a grande maioria das marcas e modelos, no entanto, fico satisfeito que uses o máximo possível a energia eléctrica nacional.

O fluence também não tem carga rápida, e penso que também existem leafs sem carga rápida. Como é óbvio, quem não tem carga rápida não vai para o pcr, é simples. Se queria fazer cargas rápidas, comprava um veículo adaptado.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Erbium » 10 abr 2017, 18:48

lmmr74 Escreveu:
Erbium Escreveu:Que veículo é esse 100% eléctrico com carga lenta somente?
Por ex. Mercedes B, carrega a 11kw máximo.
Esse lento ainda é o triplo de alguns... O que se chama aos que carregam a 3,6kw?

Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Inix » 10 abr 2017, 18:48

rnlcarlov Escreveu:
Inix Escreveu: A situação passou-se no IKEA de Loures antes da 10h00, altura em que a loja, ainda, se encontrava encerrada.

Os carregadores de 22 kW todos ocupados. Os de 7.4 kW livres...

Devemos censurar o Leaf, C0 e Passat gte? ou todos têm direito a escolher onde carregar?
Só para dar aqui uma achega, essas imagens podem não significar nada. Se os postos de 7.4kW estavam ocupados quando chegaram os outros carros, claro que depois foram para os de 22kW. Os de 7.4kW podem muito bem ter vagado depois. Num sítio como o IKEA, o turnout de carros a carregar é bastante elevado. Normalmente o carro que está ao meu lado quando ponho o meu a carregar quase nunca é o mesmo do que quando me venho embora, e as minhas idas ao IKEA costumam ser inferiores a 1 hora.
Para além disso tenho a impressão que os de 7.4kW não andam muito finos. Já me abortaram a carga a meio na semana passada.
Eu cheguei à loja antes desta abrir, pelas 09h45, a loja abre às 10h00, por isso acho difícil os de 7.4 W tivessem, antes, ocupados.

Aliás, o C0 e o Leaf estão lá a carregar, no de 22 kW, todas as vezes que lá me desloco ao IKEA Loures e, já foram muitas.

Pelo menos o Leaf é de um funcionário do IKEA...

Até existe uma foto, mais antiga, do C0, no electromaps, a carregar no 22 kW.

Penso que esta questão é similar à questão, de fundo, colocada neste tópico.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 10 abr 2017, 18:49

Sim, o Renault Fluence é um bom exemplo. Penso até que no i3 a CR era opcional (típico BMW onde tudo se paga). O Leaf na Europa tem Chademo de série, mas nos EUA chegou a ser opcional.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 10 abr 2017, 18:54

BrunoAlves Escreveu:Para esses, a solução é a mesma que para os PHEV que só tem carga lenta. Postos AC ao lado dos PCR. Lá chegaremos ;)
Isso seria o ideal, mas para quando e se tal vai chegar a acontecer, é uma incognita.

As questões que levantei têm a ver com a situação actual, que é o que me parece que estamos aqui a debater e é o alvo do inquérito supra.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 10 abr 2017, 19:14

Já respondi a isso. Não sou avesso a os PHEV usarem os postos, SE fossem racionais como o sosimple faz. O problema é que a generalidade não é. Não ficam juntos aos carros, não dão a vez a quem não tem outra forma de andar com o carro. E lá está, como as pessoas todos têm todos os direitos, quem não tem outra forma que espere e se quiser. Para isto a solução é pagar, feito.
E não estou a falar de proprietários e condutores de PHEV, com ou sem CR. Estou a falar de pessoas, que no geral são umas bestas e só olham ao próprio umbigo (aliás, dei exactamente o exemplo de um BEV que aconteceu comigo).

Em relação aos BEV sem carga rápida, bom...
a) não são carros para fazer viagens, lamento. Ninguém no seu perfeito juizo espera 2/4/6h numa área de serviço... Sim, porque os 3,3kWh que se carregam numa hora podem nem dar até ao próximo MobiE, pode ser necessário carregar sei lá, 50% da bateria! Mas isso tu também sabes, só queres é sangue :mrgreen:
b) muitos condutores de BEV já chegaram aos PCR e estavam inacessíveis. Para se desenrascarem, usaram tomadas do WC, das bombas, da oficina... Há "n" casos. Estando lá e não tendo como fugir, há que usar da velha máxima de que "há mais tomadas que bombas de gasolina". Mesmo que estejas numa bomba de gasolina :lol: :lol: :lol:

Ainda em relação resposta a) só para te "humorar" (isto sequer existe? :P ) porque já vi onde é que a conversa se encaminha mas gosto de uma boa discussão, o direito de um Fluence usar um PCR (do qual aproveita 6,6% da potência!!!!) é maior ou menor do que o meu de não esperar 2/4/6h para poder seguir viagem, usando 100% da potência do posto? Ou então vou eu carregar numa tomada de WC?
Imagina que alguém chega com o seu Fluence (ou sei lá, uma Passat GTE :mrgreen: ) ao PCR e, azar, é um daqueles que não permitem carga AC e DC ao mesmo tempo. Portanto ocupa a porta AC e, com isso o PCR. Como tem todos os direitos, é hora de almoço e está um dia espectacular, vai fazer um pique pique no jardim da AS, vai comer um gelado e levar os putos ao baloiço. E nisto passaram 2h, e 4 outros carros ficaram apeados. Não é um exemplo menos descabido que o teu pois não? ;)

Por estes e outros motivos é que tem de se legislar e criar regras. Aquilo que é bom senso para uns não o é para o outro e alguém que mande terá de estabelecer regras, bem como assegurar a respectiva aplicação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 10 abr 2017, 19:18

mjr Escreveu:Sim, o Renault Fluence é um bom exemplo. Penso até que no i3 a CR era opcional (típico BMW onde tudo se paga). O Leaf na Europa tem Chademo de série, mas nos EUA chegou a ser opcional.
O ano passado a CR no i3 ainda era opcional, pessoalmente acho que não faz sentido um BEV sem CR, mas se até a Mercedes tem este modelo sem opção de CR e vende porque é a BMW não pode dar essa opção.

Já tivemos neste fórum um pedido de alguém que tinha em vista um negócio de um i3 sem CR para a Madeira.

Quem os compra é que deve estar consciente das consequências.

Responder

Voltar para “Carregamento”