Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por zeuz » 04 jan 2021, 14:01

rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 12:41
Tenho pena é que não hajam denuncias na CE em relação a esta legislação em Portugal já que os partidos politicos em Portugal andam um pouco a dormir...
Só quando a ME estiver na agenda política deles... nem o PEV fala neste tema!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por FullElectric » 04 jan 2021, 22:28

zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 13:59
rimsilva Escreveu:
04 jan 2021, 12:12
zeuz Escreveu:
04 jan 2021, 12:00
Talvez porque tenham percebido que estariam lutar contra uma montanha ? :roll:
Não serve de desculpa, salvo se o tenham tentado sem sucesso mas nesse caso deveriam tornar publicas essa luta.

Conforme completei no meu comentário anterior, acho que a SONAE tem o poder para fazer alguma pressão politica.
Essas lutas só são públicas quando daí possa advir alguma vantagem para quem está a "espernear" ... ( * )

A SONAE no tempo em que o Belmiro mandava teria capacidade para isso ( dependendo de quem estivesse no governo ).
Hoje em dia a influência será mais por via do peso económico que têm e não tanto pelos "amigos" que possam ter no governo.
Tanto assim é, que optaram por uma solução sem envolver "amigos" no governo.


( * ) Há coisa de uns anos atrás a CML veio a público reclamar da direcção da CARRIS por uma razão que já não me recordo... mas recordo-me do motivo para fazerem "barulho"... a direcção da CARRIS estava a exigir à CML que pagasse o que devia... :roll:
Concordo contigo que este modelo só cairá por imposição europeia. Por cá, a vontade política parece ainda não ser muita apesar de 2 administradores de uma grande empresa elétrica, que tinham muito peso no governo e que estiveram envolvidos no desenho do modelo já não riscarem nada, ...foram forçados a sair da empresa por desenhos noutros modelos ainda mais complexos.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 05 jan 2021, 10:44

Gameiro101 Escreveu:
03 jan 2021, 12:07
Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.


Primeira reunião de acionistas do grupo Sonae acerca da ME:

- É pá agora devíamos pensar entrar na ME que parece que é uma coisa com futuro.
- Como é que isso funciona?
- É pá temos de ser OPC e depois damos o nosso espaço, compramos o equipamento e depois há um CEME que ganha tanto ou mais que nós usando os nossos PT´s sobredimensionados que instalamos em todas as lojas.
- Então e se formos CEME e OPC ficamos com o bolo todo?
- Sim e não, porque depois temos que ficar no datacenter da Mobi.E que pelo que parece funciona mal, temos fazer as coisas como eles querem e ainda pagamos taxas.
- Então caga nisso vamos mas é vender estacionamento.

Grupos como a Sonae e Tesla que tem os seus próprios datacenters equipas de informáticos, no caso do Continente quando instalam uma loja instalam PT´s com capacidade suficiente para a loja e no futuro para mais alguma coisa, olhar para este modelo que temos e verem que tem de estar dependentes de terceiros onde tudo funciona mal e ainda tem de pagar por isso, não deve ser fácil de aceitar.

Isto mal comparado é a mesma coisa que um agricultor (OPC) ter 10 toneladas de batatas para vender todos os meses mas não os pode vender porque tem de ter outro interveniente (CEME) que vai vender as batatas dele no terreno dele e depois dividem os lucros. Espetacular não é?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Gameiro101 » 05 jan 2021, 17:22

rafaelferreirapt Escreveu:
03 jan 2021, 12:35
Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.

Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.

Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc... :?:
Não percebo muito de leis, mas será que era necessário criar a entidade OPC e CEME, não seria mais facil criar apenas uma entidade? que vendia a electricidade nos seus próprios postos?

Ou o problema é que seria um modelo que não necessitava da Mobi-e e respectivos taxos?

Depois poderiam obrigar ao roaming para não ser necessário ter cartão de cada operador, ou em ultima instancia obrigar a colocação de terminal de pagamento, em relação aos custos das comissões de utilização do multibanco era simples, cobravam os x% de taxas junto ao preço de kwh.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rnlcarlov » 05 jan 2021, 18:52

Nonnus Escreveu:
05 jan 2021, 10:44
Primeira reunião de acionistas do grupo Sonae acerca da ME:

- É pá agora devíamos pensar entrar na ME que parece que é uma coisa com futuro.
- Como é que isso funciona?
- É pá temos de ser OPC e depois damos o nosso espaço, compramos o equipamento e depois há um CEME que ganha tanto ou mais que nós usando os nossos PT´s sobredimensionados que instalamos em todas as lojas.
- Então e se formos CEME e OPC ficamos com o bolo todo?
- Sim e não, porque depois temos que ficar no datacenter da Mobi.E que pelo que parece funciona mal, temos fazer as coisas como eles querem e ainda pagamos taxas.
- Então caga nisso vamos mas é vender estacionamento.
:lol: :mrgreen:

Mas como se costuma dizer: Truth is stanger than fiction. :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 05 jan 2021, 21:45

Nonnus Escreveu:
05 jan 2021, 10:44
Gameiro101 Escreveu:
03 jan 2021, 12:07
Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.
Eu acho que não é assim tão simples. Não faço ideia se será o caso, mas imagina que os contratos de concessão à EDP distribuição e à REN mencionam essa proteção na venda de eletricidade só poder ser realizada por comercializadores de eletricidade, sem ser permitida a revenda. Estas entidades podem depois processar o Estado por quebra do contrato. Portugal é um estado de direito, por isso os poderes políticos não podem fazer o que lhes apetece sem depois poder haver consequências.

Estamos a desviar-nos do assunto principal, que é o bom ritmo que o Continente tem colocado na inauguração de novos postos. Eu aguardo serenamente a conclusão das hipotéticas queixas (sim, porque não vi em lado nenhum isso escrito, é só o diz que disse).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Brunus » 06 jan 2021, 15:24

Gameiro101 Escreveu:
05 jan 2021, 17:22
Não percebo muito de leis, mas será que era necessário criar a entidade OPC e CEME, não seria mais facil criar apenas uma entidade? que vendia a electricidade nos seus próprios postos?

Ou o problema é que seria um modelo que não necessitava da Mobi-e e respectivos taxos?

Depois poderiam obrigar ao roaming para não ser necessário ter cartão de cada operador, ou em ultima instancia obrigar a colocação de terminal de pagamento, em relação aos custos das comissões de utilização do multibanco era simples, cobravam os x% de taxas junto ao preço de kwh.
Mas para quê simplificar o que pode ser complicado?

/s
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Gameiro101 » 06 jan 2021, 17:13

mjr Escreveu:
05 jan 2021, 21:45
Nonnus Escreveu:
05 jan 2021, 10:44
Gameiro101 Escreveu:
03 jan 2021, 12:07
Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.
Eu acho que não é assim tão simples. Não faço ideia se será o caso, mas imagina que os contratos de concessão à EDP distribuição e à REN mencionam essa proteção na venda de eletricidade só poder ser realizada por comercializadores de eletricidade, sem ser permitida a revenda. Estas entidades podem depois processar o Estado por quebra do contrato. Portugal é um estado de direito, por isso os poderes políticos não podem fazer o que lhes apetece sem depois poder haver consequências.

Estamos a desviar-nos do assunto principal, que é o bom ritmo que o Continente tem colocado na inauguração de novos postos. Eu aguardo serenamente a conclusão das hipotéticas queixas (sim, porque não vi em lado nenhum isso escrito, é só o diz que disse).
Eu não estou a dizer que qualquer um possa vender electricidade, se puderam criar a entidade CEME, porque não deram poder a estas entidades para serem detentoras dos postos, e obrigarem a serem criados os OPC? não era bem mais simples? E escusávamos de andar com estas questões e a procura de falhas na lei para conseguir montar um negocio funcional como fez o continente.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 07 jan 2021, 19:20

Alguns posts foram movidos para o tópico viewtopic.php?f=29&t=7848&start=180#p139154, por se adequarem melhor a esse tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 12 jan 2021, 14:27

Em funcionamento hubs em Évora e Beja.
https://www.facebook.com/68253257188202 ... 895937609/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”