O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Podemos discutir o NOVO, mas para comparar com o ainda em vigor tens de o compreender.
O tema era se em tempo vs em kWh, qual o mais caro. Que eu saiba, apenas 1 ceme tinha tarifário em tempo (e já tem em kWh), logo a única componente q faz sentido avaliar para responder a essa pergunta é a da componente do OPC.
É factual, e como disse, infelizmente, pois considero q devia ser sempre em kWh (e em certas situações +tempo apos x min)
O tema era se em tempo vs em kWh, qual o mais caro. Que eu saiba, apenas 1 ceme tinha tarifário em tempo (e já tem em kWh), logo a única componente q faz sentido avaliar para responder a essa pergunta é a da componente do OPC.
É factual, e como disse, infelizmente, pois considero q devia ser sempre em kWh (e em certas situações +tempo apos x min)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Sou capaz de o compreender bastante bem... Sim, acho que compreendoBrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 08:37mas para comparar com o ainda em vigor tens de o compreender.

E eu mantenho o que disse: não é em absoluto mais barato por tempo. Tens um conjunto de condições ótimas para te permitir espremer aquele que de facto PODE ser um melhor preço com componente tempo.
O que eu debato é que em média REAL de utilização NÃO É mais barato. E não, não é só a componente OPC, a escolha do CEME faz toda a diferença. Repito a pergunta: quem é e qual é o tarifário do CEME #6?
Qual é o aproveitamento médio da capacidade do posto que te permite espremer o melhor da componente "tempo"? Quantos utilizadores EFETIVAMENTE espremem o melhor dessa componente? Quantos não espremem e pagam muito mais por isso?
Mais uma vez, a estatística é a arte de martelar os números até que eles mostrem o que queremos mostrar. Não é preciso um observatório para tratar dados, podes usar o que é público e fazer uma coisa destas (não está atual, foi feito o ano passado e na altura o CEME mais barato sem condicionantes era a Galp, mas a mensagem mantém-se totalmente atual): Mudas o carro e por magia os preços sobem. Usado o CEME mais barato o cenário era este, mudas de CEME e o cenário piora. Como é que o CEME não tem influência?
Sim, a minoria muito informada e que sabe espremer totalmente o sistema poderá perder essa posição privilegiada. Eu incluo-me nesse grupo, até posso vir a pagar mais do que consigo pagar agora em certos cenários. Não tenho é quaisquer dúvidas que a maioria da população vai ganhar muito.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
O ceme é uma constante, seja ela x ou y, a somar à tarifa opc.
Nos dados que poderás consultar no observatorio.uve.pt (em tarifas) podes verificar a comparação, que olha para todos os postos e considera a potência de carregamento média tendo em consideração as vendas de VE realizadas no ano anterior.
Quando os pressupostos são claros a estatística é exacta.
Não ando aqui a vender a banha da cobra. É uma comparação justa e q prova a minha afirmação.
Se não concordas com ela estás no teu direito.
Nos dados que poderás consultar no observatorio.uve.pt (em tarifas) podes verificar a comparação, que olha para todos os postos e considera a potência de carregamento média tendo em consideração as vendas de VE realizadas no ano anterior.
Quando os pressupostos são claros a estatística é exacta.
Não ando aqui a vender a banha da cobra. É uma comparação justa e q prova a minha afirmação.
Se não concordas com ela estás no teu direito.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Existe um exemplo prático tão simples para ver que existindo factor tempo é fica mais caro.
Em carros como Leaf usando CEME + OPC com rapidgste, ou com degradação em que para carregar o carro tem de se estar agarrado ao carregador mais que o desejável a componente tempo faz disparar o preço.
Quando eu é o frankesousa tínhamos o Leaf com degradação e usando a electroverse o valor era na altura 0.45€ por kWh carregado independentemente de estar 5 minutos ou 30 minutos a carregar. Usando CEME + OPC fosse ele qual fosse ficava quase a 1€ cada kWh.
Em carros como Leaf usando CEME + OPC com rapidgste, ou com degradação em que para carregar o carro tem de se estar agarrado ao carregador mais que o desejável a componente tempo faz disparar o preço.
Quando eu é o frankesousa tínhamos o Leaf com degradação e usando a electroverse o valor era na altura 0.45€ por kWh carregado independentemente de estar 5 minutos ou 30 minutos a carregar. Usando CEME + OPC fosse ele qual fosse ficava quase a 1€ cada kWh.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não é. É uma constante variávelBrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 11:40O ceme é uma constante, seja ela x ou y, a somar à tarifa opc.

Exato. O problema das médias é que são isso mesmo, médias. Como fica claro no exemplo que dei acima, mudas o carro mudas a realidade e aí lá se vai a comparação "a dedo".BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 11:40considera a potência de carregamento média tendo em consideração as vendas de VE realizadas no ano anterior.
A variância absurda do preço do carregamento, consoante a literacia ou o carro do utilizador (quem não consegue comprar mais que um Spring tem, na rede pública nacional, um custo mais elevados do que quem tem um Model Y), é uma aberração. Já para não falar do posto que debita metade da potência anunciada (ontem vi um "PCR" de 30kW a debitar 11kW, mas claro pago por minuto) e outros problemas que prejudicam SEMPRE o utilizador.
Já a tabela que eu fiz em 30min para os postos em Espanha resulta nos mesmos preços, para TODA a gente e nem por isso são preços mais elevados que em Portugal.
Claro que sim, e ainda bem que assim é.

- BrunoFonseca
Quando n se quer entender fica difícil. Tenta lá compreender, não estou a comparar o mesmo posto com o mesmo carro com cemes diferentes, nem o mesmo posto com carros diferentes.
Quando indiquei que as tarifas em kWh são mais elevadas do que as tarifas em tempo estou a comparar os postos entre si "céteris paribus", isto é, tudo o resto é igual.
Para tornar mais claro: pega no teu carro, com o mesmo ceme (seja la ele o q for) e carrega em todos os postos (na mesma slot horária, a mesma qtd de kWh, com as mesmas condições do carro.
Só assim podes comparar as Tarifas!!!
Quando indiquei que as tarifas em kWh são mais elevadas do que as tarifas em tempo estou a comparar os postos entre si "céteris paribus", isto é, tudo o resto é igual.
Para tornar mais claro: pega no teu carro, com o mesmo ceme (seja la ele o q for) e carrega em todos os postos (na mesma slot horária, a mesma qtd de kWh, com as mesmas condições do carro.
Só assim podes comparar as Tarifas!!!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Pois, com pressupostos desses podes tirar conclusões que se aplicam a ti, isso sem dúvida. Eu sou mais adepto de condições iguais para toda a gente.BrunoAlves Escreveu: ↑05 ago 2025, 12:25pega no teu carro, com o mesmo ceme (seja la ele o q for) e carrega em todos os postos (na mesma slot horária, a mesma qtd de kWh, com as mesmas condições do carro.
Mas devias, porque aqui é que está o problema. Tu procuras a solução que otimiza o teu custo de carregamento e das pessoas da "nossa" elite. Eu procuro soluções em que 2 carros no mesmo posto pagam o mesmo.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 13:16não estou a comparar (...) o mesmo posto com carros diferentes.
Edit: porque é nessa comparação clara de preços que está a concorrência. Poder olhar-se para um gráfico como aquele dos preços de Espanha e dizer assim "opa o CPO "X" tem muito melhor preço que o CPO "Y", deixa cá ver se tem aqui postos à volta". E o CPO "Y" que é guloso perde receita e tem de se ajustar. Isto é que é concorrência.
A ideia de concorrência que se vende com os "100 OPC" (em que 6 têm 80% dos postos) e dos "30 e tal CEME" (em que só metade tem oferta comercial e 5 têm 82% dos carregamentos) é uma falácia que só serve a "nossa" elite. E serve para mascarar preços artificialmente altos, que se escondem atrás de simuladores, médias académicas e zero ligação com a realidade.
Para tornar mais claro: tens 2 postos de 50kW um ao lado do outro. Preços já com IVA para facilitar a comparação:
- um tem custo OPC de 10cts/min
- outro tem custo de 14cts/kWh.
Em teoria o custo do carregamento é mais favorável na operação por minuto. Tudo certo no mundo dos simuladores. O valor podia ser 1€ mais alto na opção por kWh. No mundo da realidade facilmente não tens os 50kWh entregues numa hora e esse cenário ideal rapidamente descamba.
Ou sei lá, tens um Spring ou outro VE mais modesto, e por isso pagas mais.
Então qual é o tarifário mais barato, por tempo ou por energia, mesmo que o termo de energia seja hipoteticamente mais elevado? E nem é bom colocar PCN nesta discussão...
Em cima disto (sim, dissociado dessa comparação, mas associado à discussão do custo de carregamento como um todo) tens a variação absurda dos custos de energia. Utilizadores de primeira e segunda consoante a respetiva literacia, conhecimento do modelo, capacidade de compra ou escolha do carro.
Volto a perguntar: quem é e qual é o tarifário do CEME #6?
Daí afirmar isto.BrunoAlves Escreveu: ↑05 ago 2025, 09:25Sim, a minoria muito informada e que sabe espremer totalmente o sistema poderá perder essa posição privilegiada. Eu incluo-me nesse grupo, até posso vir a pagar mais do que consigo pagar agora em certos cenários. Não tenho é quaisquer dúvidas que a maioria da população vai ganhar muito.
Última edição por BrunoAlves em 05 ago 2025, 19:08, editado 1 vez no total.

- BrunoFonseca
Irra...
Só mais uma vez:
A minha era que a tarifa opc em kWh é mais cara do que em tempo.
Nao me venhas com demagogias.
A comparação não é feita com condições optimas. Se a maioria dos carros têm potências de carregamento de 100 kW é essa q é usada para calcular o preço num posto mesmo q a sua potência seja de 400.
Não estou a comparar os preços de Portugal com os de Espanha. Apenas q em kWh os opc estão a puxar os preços mais para cima.
Quanto ao CEME #6, o que é q isso tem a ver com o tema?
Só mais uma vez:
A minha era que a tarifa opc em kWh é mais cara do que em tempo.
Nao me venhas com demagogias.
A comparação não é feita com condições optimas. Se a maioria dos carros têm potências de carregamento de 100 kW é essa q é usada para calcular o preço num posto mesmo q a sua potência seja de 400.
Não estou a comparar os preços de Portugal com os de Espanha. Apenas q em kWh os opc estão a puxar os preços mais para cima.
Quanto ao CEME #6, o que é q isso tem a ver com o tema?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
E a minha é que não é. Olha que impasse esteBrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 14:18A minha era que a tarifa opc em kWh é mais cara do que em tempo.

Por isso é que a tua média é académica. Eu gosto mais de realidade. Quantos carros é que carregaram NA REALIDADE acima ou abaixo do limiar em que o tempo é benéfico?BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 14:18Se a maioria dos carros têm potências de carregamento de 100 kW é essa q é usada para calcular o preço num posto mesmo q a sua potência seja de 400.
Eu digo que 2 carros, nesse posto de 400, devem pagar o mesmo quer carreguem a 50 quer carreguem a 400. Nessa condição, o tempo beneficia quem tem o carro melhor e eu abomino "utilizadores de segunda". Chama-lhe demagogia se quiseres

Ninguém está. Só ilustrei que em Espanha olhas para aquela imagem e decides facilmente onde é melhor carregar. Igual para a toda a gente.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2025, 14:18Não estou a comparar os preços de Portugal com os de Espanha
Mas podes. E se houvesse a coragem de mostrar os nomes dos CEME e estatísticas de sessões de carregamento, tenho muita certezinha que a comparação ia ser bem engraçada.
Eu disse:
Ou seja, o teu custo de carregamento varia não só pela capacidade de carregamento (ou por qualquer problema na entrega de potência que prejudica SEMPRE o utilizador), mas em cima disso pela escolha do CEME.BrunoAlves Escreveu: ↑05 ago 2025, 13:50Em cima disto (sim, dissociado dessa comparação, mas associado à discussão do custo de carregamento como um todo) tens a variação absurda dos custos de energia

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
E pronto a primeira fase já esta.
https://www.presidencia.pt/atualidade/t ... gxEO00rc7w5. Diploma que estabelece o regime jurídico da mobilidade elétrica, aplicável à organização, acesso e exercício das atividades relativas à mobilidade elétrica.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km