O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2025, 08:37

Podemos discutir o NOVO, mas para comparar com o ainda em vigor tens de o compreender.

O tema era se em tempo vs em kWh, qual o mais caro. Que eu saiba, apenas 1 ceme tinha tarifário em tempo (e já tem em kWh), logo a única componente q faz sentido avaliar para responder a essa pergunta é a da componente do OPC.

É factual, e como disse, infelizmente, pois considero q devia ser sempre em kWh (e em certas situações +tempo apos x min)

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2025, 09:25

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2025, 08:37
mas para comparar com o ainda em vigor tens de o compreender.
Sou capaz de o compreender bastante bem... Sim, acho que compreendo :ugeek:
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2025, 08:37
O tema era se em tempo vs em kWh, qual o mais caro.
E eu mantenho o que disse: não é em absoluto mais barato por tempo. Tens um conjunto de condições ótimas para te permitir espremer aquele que de facto PODE ser um melhor preço com componente tempo.
O que eu debato é que em média REAL de utilização NÃO É mais barato. E não, não é só a componente OPC, a escolha do CEME faz toda a diferença. Repito a pergunta: quem é e qual é o tarifário do CEME #6?
Qual é o aproveitamento médio da capacidade do posto que te permite espremer o melhor da componente "tempo"? Quantos utilizadores EFETIVAMENTE espremem o melhor dessa componente? Quantos não espremem e pagam muito mais por isso?

Mais uma vez, a estatística é a arte de martelar os números até que eles mostrem o que queremos mostrar. Não é preciso um observatório para tratar dados, podes usar o que é público e fazer uma coisa destas (não está atual, foi feito o ano passado e na altura o CEME mais barato sem condicionantes era a Galp, mas a mensagem mantém-se totalmente atual):
estatistica1.png
estatistica1.png (33.27 KiB) Visto 1439 vezes
estatistica2.png
estatistica2.png (32.7 KiB) Visto 1439 vezes
Mudas o carro e por magia os preços sobem. Usado o CEME mais barato o cenário era este, mudas de CEME e o cenário piora. Como é que o CEME não tem influência?

Sim, a minoria muito informada e que sabe espremer totalmente o sistema poderá perder essa posição privilegiada. Eu incluo-me nesse grupo, até posso vir a pagar mais do que consigo pagar agora em certos cenários. Não tenho é quaisquer dúvidas que a maioria da população vai ganhar muito.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2025, 11:40

O ceme é uma constante, seja ela x ou y, a somar à tarifa opc.
Nos dados que poderás consultar no observatorio.uve.pt (em tarifas) podes verificar a comparação, que olha para todos os postos e considera a potência de carregamento média tendo em consideração as vendas de VE realizadas no ano anterior.
Quando os pressupostos são claros a estatística é exacta.

Não ando aqui a vender a banha da cobra. É uma comparação justa e q prova a minha afirmação.
Se não concordas com ela estás no teu direito.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 05 ago 2025, 11:53

Existe um exemplo prático tão simples para ver que existindo factor tempo é fica mais caro.

Em carros como Leaf usando CEME + OPC com rapidgste, ou com degradação em que para carregar o carro tem de se estar agarrado ao carregador mais que o desejável a componente tempo faz disparar o preço.

Quando eu é o frankesousa tínhamos o Leaf com degradação e usando a electroverse o valor era na altura 0.45€ por kWh carregado independentemente de estar 5 minutos ou 30 minutos a carregar. Usando CEME + OPC fosse ele qual fosse ficava quase a 1€ cada kWh. 💡
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2025, 12:25

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2025, 11:40
O ceme é uma constante, seja ela x ou y, a somar à tarifa opc.
Não é. É uma constante variável :lol: No mesmo posto, com o mesmo carro, usas 2 CEME diferentes e tens preços diferentes. Percebo o que queres dizer na comparação energia vs tempo numa situação específica, mas de forma mais abrangente a escolha de CEME tem IMENSA influência no valor final do carregamento.
BrunoFonseca Escreveu:
considera a potência de carregamento média tendo em consideração as vendas de VE realizadas no ano anterior.
Exato. O problema das médias é que são isso mesmo, médias. Como fica claro no exemplo que dei acima, mudas o carro mudas a realidade e aí lá se vai a comparação "a dedo".
A variância absurda do preço do carregamento, consoante a literacia ou o carro do utilizador (quem não consegue comprar mais que um Spring tem, na rede pública nacional, um custo mais elevados do que quem tem um Model Y), é uma aberração. Já para não falar do posto que debita metade da potência anunciada (ontem vi um "PCR" de 30kW a debitar 11kW, mas claro pago por minuto) e outros problemas que prejudicam SEMPRE o utilizador.
Já a tabela que eu fiz em 30min para os postos em Espanha resulta nos mesmos preços, para TODA a gente e nem por isso são preços mais elevados que em Portugal.
estatistica3.png
BrunoFonseca Escreveu:
Se não concordas com ela estás no teu direito
Claro que sim, e ainda bem que assim é.

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2025, 13:16

Quando n se quer entender fica difícil. Tenta lá compreender, não estou a comparar o mesmo posto com o mesmo carro com cemes diferentes, nem o mesmo posto com carros diferentes.
Quando indiquei que as tarifas em kWh são mais elevadas do que as tarifas em tempo estou a comparar os postos entre si "céteris paribus", isto é, tudo o resto é igual.

Para tornar mais claro: pega no teu carro, com o mesmo ceme (seja la ele o q for) e carrega em todos os postos (na mesma slot horária, a mesma qtd de kWh, com as mesmas condições do carro.

Só assim podes comparar as Tarifas!!!

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2025, 13:50

BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2025, 12:25
pega no teu carro, com o mesmo ceme (seja la ele o q for) e carrega em todos os postos (na mesma slot horária, a mesma qtd de kWh, com as mesmas condições do carro.
Pois, com pressupostos desses podes tirar conclusões que se aplicam a ti, isso sem dúvida. Eu sou mais adepto de condições iguais para toda a gente.
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2025, 13:16
não estou a comparar (...) o mesmo posto com carros diferentes.
Mas devias, porque aqui é que está o problema. Tu procuras a solução que otimiza o teu custo de carregamento e das pessoas da "nossa" elite. Eu procuro soluções em que 2 carros no mesmo posto pagam o mesmo.
Edit: porque é nessa comparação clara de preços que está a concorrência. Poder olhar-se para um gráfico como aquele dos preços de Espanha e dizer assim "opa o CPO "X" tem muito melhor preço que o CPO "Y", deixa cá ver se tem aqui postos à volta". E o CPO "Y" que é guloso perde receita e tem de se ajustar. Isto é que é concorrência.
A ideia de concorrência que se vende com os "100 OPC" (em que 6 têm 80% dos postos) e dos "30 e tal CEME" (em que só metade tem oferta comercial e 5 têm 82% dos carregamentos) é uma falácia que só serve a "nossa" elite. E serve para mascarar preços artificialmente altos, que se escondem atrás de simuladores, médias académicas e zero ligação com a realidade.

Para tornar mais claro: tens 2 postos de 50kW um ao lado do outro. Preços já com IVA para facilitar a comparação:
- um tem custo OPC de 10cts/min
- outro tem custo de 14cts/kWh.
Em teoria o custo do carregamento é mais favorável na operação por minuto. Tudo certo no mundo dos simuladores. O valor podia ser 1€ mais alto na opção por kWh. No mundo da realidade facilmente não tens os 50kWh entregues numa hora e esse cenário ideal rapidamente descamba.
Ou sei lá, tens um Spring ou outro VE mais modesto, e por isso pagas mais.
Então qual é o tarifário mais barato, por tempo ou por energia, mesmo que o termo de energia seja hipoteticamente mais elevado? E nem é bom colocar PCN nesta discussão...

Em cima disto (sim, dissociado dessa comparação, mas associado à discussão do custo de carregamento como um todo) tens a variação absurda dos custos de energia. Utilizadores de primeira e segunda consoante a respetiva literacia, conhecimento do modelo, capacidade de compra ou escolha do carro.
Volto a perguntar: quem é e qual é o tarifário do CEME #6?
BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2025, 09:25
Sim, a minoria muito informada e que sabe espremer totalmente o sistema poderá perder essa posição privilegiada. Eu incluo-me nesse grupo, até posso vir a pagar mais do que consigo pagar agora em certos cenários. Não tenho é quaisquer dúvidas que a maioria da população vai ganhar muito.
Daí afirmar isto.
Última edição por BrunoAlves em 05 ago 2025, 19:08, editado 1 vez no total.

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2025, 14:18

Irra...
Só mais uma vez:
A minha era que a tarifa opc em kWh é mais cara do que em tempo.

Nao me venhas com demagogias.

A comparação não é feita com condições optimas. Se a maioria dos carros têm potências de carregamento de 100 kW é essa q é usada para calcular o preço num posto mesmo q a sua potência seja de 400.

Não estou a comparar os preços de Portugal com os de Espanha. Apenas q em kWh os opc estão a puxar os preços mais para cima.

Quanto ao CEME #6, o que é q isso tem a ver com o tema?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2025, 14:39

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2025, 14:18
A minha era que a tarifa opc em kWh é mais cara do que em tempo.
E a minha é que não é. Olha que impasse este :mrgreen:
BrunoFonseca Escreveu:
Se a maioria dos carros têm potências de carregamento de 100 kW é essa q é usada para calcular o preço num posto mesmo q a sua potência seja de 400.
Por isso é que a tua média é académica. Eu gosto mais de realidade. Quantos carros é que carregaram NA REALIDADE acima ou abaixo do limiar em que o tempo é benéfico?
Eu digo que 2 carros, nesse posto de 400, devem pagar o mesmo quer carreguem a 50 quer carreguem a 400. Nessa condição, o tempo beneficia quem tem o carro melhor e eu abomino "utilizadores de segunda". Chama-lhe demagogia se quiseres ;)
BrunoFonseca Escreveu:
Não estou a comparar os preços de Portugal com os de Espanha
Ninguém está. Só ilustrei que em Espanha olhas para aquela imagem e decides facilmente onde é melhor carregar. Igual para a toda a gente.
Mas podes. E se houvesse a coragem de mostrar os nomes dos CEME e estatísticas de sessões de carregamento, tenho muita certezinha que a comparação ia ser bem engraçada.
BrunoFonseca Escreveu:
Quanto ao CEME #6, o que é q isso tem a ver com o tema?
Eu disse:
BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2025, 13:50
Em cima disto (sim, dissociado dessa comparação, mas associado à discussão do custo de carregamento como um todo) tens a variação absurda dos custos de energia
Ou seja, o teu custo de carregamento varia não só pela capacidade de carregamento (ou por qualquer problema na entrega de potência que prejudica SEMPRE o utilizador), mas em cima disso pela escolha do CEME.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2025, 18:08

E pronto a primeira fase já esta.
5. Diploma que estabelece o regime jurídico da mobilidade elétrica, aplicável à organização, acesso e exercício das atividades relativas à mobilidade elétrica.
https://www.presidencia.pt/atualidade/t ... gxEO00rc7w
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”