Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por pnunes » 10 abr 2017, 00:51

Não li o que está para trás e nem sequer votei em qq opção.
Acho que a resposta é muito simples:
Há veículos equipados com e sem carga rápida. Os carregadores rápidos foram feitos com o intuito de carregar um veículo equipado com a CR no mais curto espaço de tempo possível dentro das normas de segurança aplicáveis .

Qualquer outra utilização so faz mesmo parte de uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído, mas, tenho esperança que estas mentalidades mudem ou pelo menos se vão informando acerca das opções disponíveis para o efeito.

Já vi utilizadores aflitos para carregar um simples Leaf com dificuldades em encaixar a ficha assim como já vi autênticos labregos a carregar o seu cayenne hibrido no PCR alegando que a ficha é compatível é por isso tem o mesmo direito...Enfim, dinheiro infelizmente não é sinônimo de inteligência.

Se pelo menos existir bom senso e nao abandonarem o veículo enquanto carregam , e cederem imediatame o lugar de carga a quem verdadeiramente dele precisa já não é de todo mau...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 10 abr 2017, 00:56

pnunes Escreveu:Não li o que está para trás

pnunes Escreveu:Qualquer outra utilização so faz mesmo parte de uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído
Q :think:

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por pnunes » 10 abr 2017, 01:29

sosimple Escreveu:
pnunes Escreveu:Não li o que está para trás

pnunes Escreveu:Qualquer outra utilização so faz mesmo parte de uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído
Q :think:
Alguma dúvida?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 10 abr 2017, 01:46

Nenhuma.

Simplesmente acho que afirmar que outros têm "uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído" dizendo ao mesmo tempo que não se leu nada do que esses outros disseram não é a atitude mais correcta.

Dito isto, concordo com o resto do teu post no geral. Um posto de carga rápida destina-se, sem qualquer sombra de dúvida a veículos que suportem carga rápida. Qualquer outra utilização dos mesmos é uma excepção.

Pessoalmente, como a utilização que faço da infraestrutura disponível é feita sem umbiguismos, não sobrepondo a minha vontade aos direitos dos outros, e tendo já explicado inúmeras vezes a mesma, tendo a sensação nítida de que poucos se dão ao trabalho de ler o que escrevi antes de me criticar, achei refrescante a transparência do teu post, na afirmação de que não tinhas lido o que estava para trás.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 10 abr 2017, 09:26

pnunes Escreveu:Não li o que está para trás e nem sequer votei em qq opção.
Acho que a resposta é muito simples:
Há veículos equipados com e sem carga rápida. Os carregadores rápidos foram feitos com o intuito de carregar um veículo equipado com a CR no mais curto espaço de tempo possível dentro das normas de segurança aplicáveis .

Qualquer outra utilização so faz mesmo parte de uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído, mas, tenho esperança que estas mentalidades mudem ou pelo menos se vão informando acerca das opções disponíveis para o efeito.

Já vi utilizadores aflitos para carregar um simples Leaf com dificuldades em encaixar a ficha assim como já vi autênticos labregos a carregar o seu cayenne hibrido no PCR alegando que a ficha é compatível é por isso tem o mesmo direito...Enfim, dinheiro infelizmente não é sinônimo de inteligência.

Se pelo menos existir bom senso e nao abandonarem o veículo enquanto carregam , e cederem imediatame o lugar de carga a quem verdadeiramente dele precisa já não é de todo mau...
Seguindo esta linha de raciocinio (se assim se puder chamar), os carregadores lentos somente deverão ser utilizados por veículos de carga lenta. Ou não?

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 10 abr 2017, 09:36

Registo com assinalável perplexidade que neste forum coabita a ideia, mais ou menos generalizada, que os detentores dos veículos PHEV somente os adquirirem pelos "beneficios" fiscais inerentes a estes veículos nunca os chegando a carregar, com a de que este veículos frequentemente ocupam os lugares dos 100 % eléctricos nos postos de carregamento, inclusive nos PCR.

Diversidade de opiniões é sempre salutar. Quando tal diversidade ocorre numa mesma pessoa, já poderá tratar-se de uma situação patológica.
Última edição por Alx99 em 10 abr 2017, 12:54, editado 1 vez no total.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por victormcpinto » 10 abr 2017, 10:59

Este é dos assuntos que um dia vai ter de regras. Isto só de bom senso funciona, mas só às vezes.
Talvez uma solução semelhante à da Via Verde em que os carros são divididos em classes e, a partir daqui, elaboração das tabelas com tempos de utilização e de pagamento. :?: :?:
O meu será classe 1 ;)
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por VETL » 10 abr 2017, 11:09

Alx99 Escreveu:
pnunes Escreveu:Não li o que está para trás e nem sequer votei em qq opção.
Acho que a resposta é muito simples:
Há veículos equipados com e sem carga rápida. Os carregadores rápidos foram feitos com o intuito de carregar um veículo equipado com a CR no mais curto espaço de tempo possível dentro das normas de segurança aplicáveis .

Qualquer outra utilização so faz mesmo parte de uma mentalidade tacanha e cérebro pouco evoluído, mas, tenho esperança que estas mentalidades mudem ou pelo menos se vão informando acerca das opções disponíveis para o efeito.

Já vi utilizadores aflitos para carregar um simples Leaf com dificuldades em encaixar a ficha assim como já vi autênticos labregos a carregar o seu cayenne hibrido no PCR alegando que a ficha é compatível é por isso tem o mesmo direito...Enfim, dinheiro infelizmente não é sinônimo de inteligência.

Se pelo menos existir bom senso e nao abandonarem o veículo enquanto carregam , e cederem imediatame o lugar de carga a quem verdadeiramente dele precisa já não é de todo mau...
Seguindo esta linha de raciocinio (se assim se puder chamar), os carregadores lentos somente deverão ser utilizados por veículos de carga lenta. Ou não?
Mais uma dedução claramente errada.
Segundo esta linha de raciocínio, os carregadores lentos devem ser utilizados por todos os veículos que tenham sido concebidos e tenham carga lenta.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rnlcarlov » 10 abr 2017, 11:13

Inix Escreveu: A situação passou-se no IKEA de Loures antes da 10h00, altura em que a loja, ainda, se encontrava encerrada.

Os carregadores de 22 kW todos ocupados. Os de 7.4 kW livres...

Devemos censurar o Leaf, C0 e Passat gte? ou todos têm direito a escolher onde carregar?
Só para dar aqui uma achega, essas imagens podem não significar nada. Se os postos de 7.4kW estavam ocupados quando chegaram os outros carros, claro que depois foram para os de 22kW. Os de 7.4kW podem muito bem ter vagado depois. Num sítio como o IKEA, o turnout de carros a carregar é bastante elevado. Normalmente o carro que está ao meu lado quando ponho o meu a carregar quase nunca é o mesmo do que quando me venho embora, e as minhas idas ao IKEA costumam ser inferiores a 1 hora.
Para além disso tenho a impressão que os de 7.4kW não andam muito finos. Já me abortaram a carga a meio na semana passada.
Última edição por rnlcarlov em 10 abr 2017, 11:20, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 10 abr 2017, 11:18

Mais uma achega para o off-topic: este fim de semana tive de carregar nos postos de 22kW do IKEA porque os de 6kW estavam ocupados por... Zoes! Uma fotografia mostra o momento mas não a história toda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”