Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 25 mai 2022, 14:58

BrunoAlves Escreveu:
25 mai 2022, 14:34
5 meses mais tarde, ainda não foi corrigido. :?
Quando tu tens os responsáveis dessas empresas e o presidente da mobi.e a dizer que o preço é uma não questão! Acho que mostra bem o interesse em ter os preços correctos afixados.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2022, 15:01

Nem tinha raciocinado que é a mesma pessoa, ainda que estivesse a cumprir obrigações diferentes.
"Eu também tomo banho e não sei quanto é que me custa. Com os carregamentos é igual". Para a história :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 25 mai 2022, 15:18

BrunoAlves Escreveu:
25 mai 2022, 15:01
Nem tinha raciocinado que é a mesma pessoa, ainda que estivesse a cumprir obrigações diferentes.
"Eu também tomo banho e não sei quanto é que me custa. Com os carregamentos é igual". Para a história :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A não ser que seja como o Costa que quando é Primeiro Ministro usa gravata e quando é lider do PS não. Não há diferença nenhuma na mentalidade. E no caso desta pessoa, ele quando é convidado para as palestras apresentam-no sempre como CEO da Prio, portanto nem a gravata faz diferença.

Eu prefiro a frase proferida por esse senhor. "Não podemos correr o risco de ter mais carregadores que carros". Quando sabemos que andamos a correr atrás do prejuízo, que o número de carregadores não esta acompanhar a venda de VE´s.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium » 03 jun 2022, 14:01

frankesousa Escreveu:
25 mai 2022, 13:09
Não tenho a certeza de ser o tópico mais adequado para esta "história" mas penso que não fica mal.

Em março carreguei no PCN do marshoping matosinhos, o qual já tinha reparado que tem afixado um preço de OPC (um autocolante estático :doh: ) e o preço na MobiE é outro (basicamente o dobro).

Assim, lá tirei eu uma foto do posto que podem ver em baixo.
Depois de recebida a fatura, obviamente com o preço "do sistema" e não o afixado, fiz uma reclamação na área de clientes da EDP (meu CEME).
Sem surpresa, passado mais de 1 mês não obtive resposta.

Ontem lembrei-me e fiz no https://www.livroreclamacoes.pt/ às 11h da manhã.
Hoje (passados 24h) lá tinha a resposta da EDP a dizer:
A situação reportada encontra-se ultrapassada
Analisado o assunto exposto, informamos que no seguimento da sua exposição procedemos a correção da sua faturação.

Nessa medida, procedemos à correção da faturação, tendo sido emitida nota de crédito nº. NCxxx no valor de 1,53 €.

Mais informamos, que valor de crédito acima mencionado se encontra já compensado na fatura nº. FTxxx emitida no dia 23 de Maio de 2022.
Estando a fatura efetivamente já com o crédito do valor.

Também reclamei no livro para o OPC. O meu objetivo não era reaver o dinheiro mas sim obrigar o OPC a remover a informação errada do posto, objetivo que não sei se foi atingido ou se a EDP assumiu a perda para me calar e siga!
Imagem

Fica o testemunho que temos de reclamar para tentar mudar as coisas aos pouquinhos.
Muito bem :clap:
Mais reclamassem assim e se o OPC não ligasse mais tarde ou mais cedo seriam os CEME a pressionar porque muitos 1,53€ devolvidos se calhar já os faziam mexer-se também.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 03 jun 2022, 14:53

Retirado de um grupo no Facebook:
Boa tarde
Estou com 0km em lx e não tenho nenhum cartão físico comigo. Não consigo carregar com a app miio nem com viaverde... alguma sugestão?
Obrigado
Na Espanha é que é difícil carregar. :doh: Nem sei como com duas apps não consegue carregar.

Agora também gostava de ouvir a versão da equipa da miio para que tal aconteça. Noutra discussão aqui no fórum denegriu-se as apps usadas nos outros países para elevar a miio, mas depois aparecem este relatos e é pena que não venham a correr dar explicações.

A Daniela disse não há muito tempo, que conseguia por a rede Tesla a operar em conformidade com o modelo português em duas semanas. :think:

Não deixa de ser curioso quem nem aquilo que já esta integrado nem sempre funciona como era suposto.

Sui generis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 jun 2022, 15:20

Relatos desses tenho coleccionado bastantes. Estão aqui no bolso pequenino das moedas.

Há poucos dias (2 semanas talvez) estava um tuga em Espanha com 0km num PCR da Iberdrola (tinha alternativas lentas a 500m e outros PCR a 3km, não percebi porque é que passou horas ali à procura de uma solução que tardava em aparecer) e a app não funcionava e não conseguia resposta do apoio ao cliente. E Espanha é uma bosta, aqui o modelo é que é bom, aqui nunca acontecia, blablabla.
Aqui temos um tuga em Lisboa, em que as apps não funcionam e não tem nenhum cartão, 0km e não consegue carregar. Se calhar tem alternativas próximas, podia experimentar outro posto, talvez? Quem sabe. Não funciona. Há poucas semanas foi um PCR na A2, disponível em todas as plataformas, mas que o Volvo teve de sair de lá de reboque. E tantos outros...

Assumindo que ambos têm alguma culpa por chegar a um posto a trabalhar a vapores de electricidade sem plano B, se calhar (só se calhar) as supostas vantagens do modelo não superam bem, bem, as supostas limitações dos outros?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Brunus » 04 jun 2022, 10:51

Nonnus Escreveu:
03 jun 2022, 14:53

A Daniela disse não há muito tempo, que conseguia por a rede Tesla a operar em conformidade com o modelo português em duas semanas. :think:
Nunca percebi essa afirmação.
Precisa de 2 semanas para quê mesmo? A Miio enquanto CEME não tem que fazer rigorosamente nada! :doh:
Colocar os postos na APP? Os SuCs já aparecem, para ter o estado dos mesmos só teriam que ir buscar a informação à Mobi-e como qualquer outro posto da rede pública. :roll:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

LFN
Mensagens: 408
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 jun 2022, 12:34

Nonnus Escreveu:
03 jun 2022, 14:53
Retirado de um grupo no Facebook:
Boa tarde
Estou com 0km em lx e não tenho nenhum cartão físico comigo. Não consigo carregar com a app miio nem com viaverde... alguma sugestão?
Obrigado
Na Espanha é que é difícil carregar. :doh: Nem sei como com duas apps não consegue carregar.
Fácil: o nosso modelo é de cartão único, não é de app única...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 jun 2022, 11:06

Brunus Escreveu:
04 jun 2022, 10:51
Nonnus Escreveu:
03 jun 2022, 14:53

A Daniela disse não há muito tempo, que conseguia por a rede Tesla a operar em conformidade com o modelo português em duas semanas. :think:
Nunca percebi essa afirmação.
Precisa de 2 semanas para quê mesmo? A Miio enquanto CEME não tem que fazer rigorosamente nada! :doh:
Colocar os postos na APP? Os SuCs já aparecem, para ter o estado dos mesmos só teriam que ir buscar a informação à Mobi-e como qualquer outro posto da rede pública. :roll:
Dentro do contexto onde foi proferida a frase ela queria passar a ideia que o nosso sistema de roaming é tão desenvolvido e que a equipa da miio tem o know how para por a rede Tesla a funcionar com a mobi.e em duas semanas.

Como se o Elon não tivesse pessoas capazes de o fazer. O homem manda pessoas (e carros :mrgreen: ) para o espaço e não consegue por a rede Tesla a funcionar com a mobi.e
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 jun 2022, 11:09

LFN Escreveu:
04 jun 2022, 12:34
Nonnus Escreveu:
03 jun 2022, 14:53
Retirado de um grupo no Facebook:
Boa tarde
Estou com 0km em lx e não tenho nenhum cartão físico comigo. Não consigo carregar com a app miio nem com viaverde... alguma sugestão?
Obrigado
Na Espanha é que é difícil carregar. :doh: Nem sei como com duas apps não consegue carregar.
Fácil: o nosso modelo é de cartão único, não é de app única...
Olha! Não tinha pensado nisso, mas faz sentido. Todo o nosso modelo teve por base o cartão único, a certa altura lembraram-se que podia haver uma app para substituir o cartão. Pronto é aquilo que se chama um enxerto :lol: :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”