Se for por inatividade faz sentido, pois deixas de carregar, ou seja, só estás a ocupar espaço.

O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Eu também sempre defendi isso. Faz todo o sentido por inatividade pagar ao minuto.
Em relação aos novos SUCs serem abertos a todos, andou-se durante anos a tentar passar a ideia que o modelo actual tinha isso como obrigação e que o novo modelo ia criar essa dificuldade. A criação de carregadores privados, só para alguns.
Ironia, muda-se o modelo e acontece exactamente o inverso.
Posso estar muito enganado, mas nenhum operador quer apenas alguns a usufruir dos carregadores, a ideia de um negócio deste tipo é quantos mais melhor.
Continua haver um silêncio estranho por parte de alguns. Somos nós que estamos demasiado optimistas.
Em relação aos novos SUCs serem abertos a todos, andou-se durante anos a tentar passar a ideia que o modelo actual tinha isso como obrigação e que o novo modelo ia criar essa dificuldade. A criação de carregadores privados, só para alguns.
Ironia, muda-se o modelo e acontece exactamente o inverso.
Posso estar muito enganado, mas nenhum operador quer apenas alguns a usufruir dos carregadores, a ideia de um negócio deste tipo é quantos mais melhor.
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- BrunoFonseca
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Não concordo nada com esta afirmação. Se a pressão tivesse sido feita em cima dos opc em vez de dizerem q a culpa era da mobi.e, talvez este cenário já tivesse sido alterado à muito.BrunoAlves Escreveu: ↑04 ago 2025, 09:10
Só em Portugal, por causa desta "particularidade" do aluguer do posto é que isto continua a ser a norma.
Por outro lado, tens a rede continente, fora da mobi.e, e que tb é em função do tempo.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Porque é que os OPCs iriam mudar se não vendem energia? Não faz sentido nenhum...BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 16:31Não concordo nada com esta afirmação. Se a pressão tivesse sido feita em cima dos opc em vez de dizerem q a culpa era da mobi.e, talvez este cenário já tivesse sido alterado à muito.BrunoAlves Escreveu: ↑04 ago 2025, 09:10
Só em Portugal, por causa desta "particularidade" do aluguer do posto é que isto continua a ser a norma.
Por outro lado, tens a rede continente, fora da mobi.e, e que tb é em função do tempo.
Oh, a rede Continente, a sério? Não será porque o antigo regime obrigava o Continente a usar certos truques, como vender tempo de estacionamento, porque não podia cobrar energia...
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Veremos se mudam com o novo DL (que acho q ainda nem é conhecido). Se mudarem, dar-te-ei razão nesse ponto.
Quanto à rede pública, já mais de 23% das tomadas têm tarifarios em kWh ou kWh +tempo (num segundo step)
Infelizmente, os dados também mostram q tarifários em kWh são mais caros para o utilizador vs em tempo.
Note-se que sou totalmente a favor de tarifários em kWh (ou kWh +tempo apos x min), terá certamente aspectos negativos para o utilizador:
+caro
+abusos por parte de alguns utilizadores
Quanto à rede pública, já mais de 23% das tomadas têm tarifarios em kWh ou kWh +tempo (num segundo step)
Infelizmente, os dados também mostram q tarifários em kWh são mais caros para o utilizador vs em tempo.
Note-se que sou totalmente a favor de tarifários em kWh (ou kWh +tempo apos x min), terá certamente aspectos negativos para o utilizador:
+caro
+abusos por parte de alguns utilizadores
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Não concordo nada com esta afirmação. Os tarifários em tempo são eventualmente mais económicos para a minoria dos utilizadores que tem o carro certo, à hora certa, com o CEME certo, no posto certo.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 17:25Infelizmente, os dados também mostram q tarifários em kWh são mais caros para o utilizador vs em tempo.
Enquanto não houver a coragem de tratar os CEME por nomes e não por números, resta a adivinhação.
Ainda não passámos esta paranóia? Tens a vastíssima maioria dos postos na Europa com cobrança puramente por energia, em Portugal tens a vastíssima maioria dos postos com cobrança por tempo.
A Mobi.E é só a face mais visível "do modelo", da legislação. A culpa disto não é da Mobi.E, mas é da legislação que criou este cenário de aluguer. Legislação que FINALMENTE vai ser alterada.
Mas mesmo que não fosse alterada, o AFIR já obriga a PCR com leitor de cartões e cobrança exclusivamente por kWh. Quantos postos entraram depois do AFIR a borrifar-se para isso. O "CuMpRam A lEi" sempre foi só para "os outros"...
E porque é que cobram por tempo?BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 16:31Por outro lado, tens a rede continente, fora da mobi.e, e que tb é em função do tempo.

Não nos preocupemos, muito em breve vão deixar de ser em tempo

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
A ser verdade e não ponho em causa de tal acontecer é só mais uma "rede privada" abrir as portas a todos. Um dos maiores problemas da nova legislação, as redes privadas que iriam surgir.BrunoAlves Escreveu: ↑04 ago 2025, 17:49E porque é que cobram por tempo?BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 16:31Por outro lado, tens a rede continente, fora da mobi.e, e que tb é em função do tempo.![]()
Não nos preocupemos, muito em breve vão deixar de ser em tempoAté já há postos instalados com leitor de cartão bancário pronto a ativar, aqui há uns dias tive um sonho em que até MBWay aparecia.

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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Bruno, não é uma questão de concordar ou deixar de concordar. É factual. Os dados são públicos. Podes consultar o Observatório da Mobilidade Elétrica em observatorio.uve.pt e consultar essa informação.BrunoAlves Escreveu: ↑04 ago 2025, 17:49Não concordo nada com esta afirmação. Os tarifários em tempo são eventualmente mais económicos para a minoria dos utilizadores que tem o carro certo, à hora certa, com o CEME certo, no posto certo.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 17:25Infelizmente, os dados também mostram q tarifários em kWh são mais caros para o utilizador vs em tempo.
Enquanto não houver a coragem de tratar os CEME por nomes e não por números, resta a adivinhação.
Ainda não passámos esta paranóia? Tens a vastíssima maioria dos postos na Europa com cobrança puramente por energia, em Portugal tens a vastíssima maioria dos postos com cobrança por tempo.
A Mobi.E é só a face mais visível "do modelo", da legislação. A culpa disto não é da Mobi.E, mas é da legislação que criou este cenário de aluguer. Legislação que FINALMENTE vai ser alterada.
Mas mesmo que não fosse alterada, o AFIR já obriga a PCR com leitor de cartões e cobrança exclusivamente por kWh. Quantos postos entraram depois do AFIR a borrifar-se para isso. O "CuMpRam A lEi" sempre foi só para "os outros"...
E porque é que cobram por tempo?BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 16:31Por outro lado, tens a rede continente, fora da mobi.e, e que tb é em função do tempo.![]()
Não nos preocupemos, muito em breve vão deixar de ser em tempoAté já há postos instalados com leitor de cartão bancário pronto a ativar, aqui há uns dias tive um sonho em que até MBWay aparecia.
Paranóia? É um pouco ofensivo. Podia aplicar o adjectivo aqueles que só vêm uma marca à frente, mas n o vou fazer.
Olha... e qto ao AFIR e pagamento ao kWh, também temos por cá opc que na tarifa ad-hoc tb colocam tarifas em kWh e tempo. A culpa tb é da mobi.e? Poupa-me. É esse chavão de desresponsabilização dos opc q levou isto para este ponto.
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
A última vez que debatemos o assunto referiste isto: "a culpa da mobi.e"BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 20:50A culpa tb é da mobi.e? Poupa-me. É esse chavão de desresponsabilização dos opc q levou isto para este ponto.
Mas achas que neste local e depois de tantas páginas a debater o assunto existe alguém que não sabe separar a mobi.e da legislação?
A mobi.e não é o modelo, é parte do modelo, faz parte do problema, mas não é o problema por si só. Alias, muitos de nós até achamos que a mobi.e devia de continuar a existir, mas ser facultativo o estar ligado a mesma.
Estamos a debater o modelo não a mobi.e.
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Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Absolutamente falso. É factual que podes ter esses valores, se souberes espremer a combinação ótima dos fatores todos e, relativamente ao observatório, se usares um CEME que já te obriga a ser subscritor de um conjunto de serviços.BrunoFonseca Escreveu: ↑04 ago 2025, 20:50Bruno, não é uma questão de concordar ou deixar de concordar. É factual. Os dados são públicos. Podes consultar o Observatório da Mobilidade Elétrica em observatorio.uve.pt e consultar essa informação.
Ahhhh mas o terror das subscrições

Onde é que está a média ponderada de todos os carregamentos por CEME, com os preços efetivamente pagos, nos postos efetivamente feitos e não da média que existe, com o preço normalizado? QUEM É, qual é o tarifário do CEME #6 que tem atualmente 30% dos carregamentos? Esse é o melhor CEME da atualidade? Não? Porque estão os utilizadores a pagar mais do que podiam? É? Quanto é que estão a pagar 70% dos utilizadores?
Quem é que está a pagar 1€/kWh num PCN porque não sabe, não pode ou não quer saber?
Estimativas baseadas num tarifário específico que "por acaso" calha a ser um parceiro privilegiado, é batota. Vende narrativas, mas é batota na mesma.
Há uns meses peguei no meu telemóvel, instalei umas apps e em 30min tinha uma tabela de preços globais para 80% da rede espanhola, dos maiores CPO. Preços pontuais, de subscrição, etc. Fiz isso em meia hora. Todos por kWh, todos iguais para toda a gente.
Quantas apps tens em Portugal para comparação, simulação, ...?
Estatística: a arte de martelar os números até que mostrem o que eu quero mostrar

Sobre o "ofensivo"... Bruno, poupa-me o drama queen por favor. Já são muitos anos disto, se tiveres argumentos cá estamos. Para conversas de FB podes sempre ir ao FB.
Como diz o Nonnus, podemos discutir o NOVO modelo?
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