Re: Carregadores rede Tesla
Enviado: 21 jan 2022, 14:42
Eu falo por mim, obviamente. Fazer contas nunca foi problema, especialmente se houver poupança.
Sobre o modelo, a discussão deve e está a ser ser amplamente realizada noutros tópicos mais adequados por isso não vale a pena insistir aqui sobre isso.
BTW, mesmo na rede Tesla (nem em qualquer outro posto que cobre por energia) o utilizador não sabe exatamente o custo final da energia colocada na bateria. Fatores como a temperatura ambiente, pré-aquecimento e tempo de carga significam que uma parte significativa da energia cobrada será para outros fins que a carga da bateria. Cerca de 7kW da energia que entra no carro são gastos a aquecer a bateria até 50ºC e depois, dependendo da temperatura ambiente e potência de carga, a manter a temperatura nesse valor.
Aliás, esta situação na rede pública e no Continente é um problema sério que afeta os Tesla (pelo menos os TM3). Em postos de 50kW DC a potência de carga baixa para os 43kW (na verdade se o SOC for baixo pode baixar para os 36-37kW!), o que significa que vamos pagar um valor significativamente acima do que seria à potência máxima do posto. Para postos de maior potência a percentagem de energia gasta a aquecer/arrefecer a bateria é menor, perdendo significado.
Como caso extremo, cheguei a fazer uma carga no meu TM3 num posto de testes da iCharging a 10kW e na bateria só estavam a entrar 3kW, ou seja os Teslas desde que seja carga DC tentam aquecer a bateria até 50ºC, independentemente da potência de carga. Numa carga que fiz no Continente há 2 meses atrás os primeiros 20m de carga foram a 36-37kW e depois de repente saltou para os 43kW quando parou de aquecer a bateria mantendo-se aí no resto da carga.
Como recomendação, para carregamentos DC em Tesla devemos escolher os postos de maior potência para que a parte da potência gasta a aquecer/arrefecer a bateria seja relativamente menor.
Sobre o modelo, a discussão deve e está a ser ser amplamente realizada noutros tópicos mais adequados por isso não vale a pena insistir aqui sobre isso.
BTW, mesmo na rede Tesla (nem em qualquer outro posto que cobre por energia) o utilizador não sabe exatamente o custo final da energia colocada na bateria. Fatores como a temperatura ambiente, pré-aquecimento e tempo de carga significam que uma parte significativa da energia cobrada será para outros fins que a carga da bateria. Cerca de 7kW da energia que entra no carro são gastos a aquecer a bateria até 50ºC e depois, dependendo da temperatura ambiente e potência de carga, a manter a temperatura nesse valor.
Aliás, esta situação na rede pública e no Continente é um problema sério que afeta os Tesla (pelo menos os TM3). Em postos de 50kW DC a potência de carga baixa para os 43kW (na verdade se o SOC for baixo pode baixar para os 36-37kW!), o que significa que vamos pagar um valor significativamente acima do que seria à potência máxima do posto. Para postos de maior potência a percentagem de energia gasta a aquecer/arrefecer a bateria é menor, perdendo significado.
Como caso extremo, cheguei a fazer uma carga no meu TM3 num posto de testes da iCharging a 10kW e na bateria só estavam a entrar 3kW, ou seja os Teslas desde que seja carga DC tentam aquecer a bateria até 50ºC, independentemente da potência de carga. Numa carga que fiz no Continente há 2 meses atrás os primeiros 20m de carga foram a 36-37kW e depois de repente saltou para os 43kW quando parou de aquecer a bateria mantendo-se aí no resto da carga.
Como recomendação, para carregamentos DC em Tesla devemos escolher os postos de maior potência para que a parte da potência gasta a aquecer/arrefecer a bateria seja relativamente menor.