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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 23 mai 2020, 15:45
por rimsilva
Vamos esperar para ver, já estamos habituados à falta de comunicação da mobi.e, embora, desta vez é que vai ser! Não há como falhar, a mobi.e lançou um concurso internacional para comunicação.... Acho que a mobi.e me ouviu e a muitos ouros que têm falado na falta de comunicação... Haja dinheiro para gastar, vejamos:
Estando a finalizar a instalação dos 643 postos de carregamento normal que constituem a rede piloto importa agora proceder à divulgação da rede Mobi.E em véspera da entrada na fase plena de mercado da Mobilidade Elétrica.
Note-se que o sistema Mobi.E tem vindo a duplicar os consumos de energia nos últimos três anos e contava no final de 2019 com cerca de 1740 tomadas (+12% face a 2018) distribuídas por 103 Municípios (+8,4%) e quase 9.350 utilizados registados (+11,6%).
Os principais objetivos deste Plano de Comunicação consistem em divulgar ao número crescente de interessados como funciona e onde está localizada a rede Mobi.E, o que vai ser a fase plena de mercado e ensinar a usar a rede Mobi.E.
Ao fim de tantos anos, vamos finalmente perceber como funciona a rede mobi.e, espero que tenham guardado uns trocos para aquela parte em que desligam os postos sem avisar ninguém.
Continuando, os valores serão conhecidos (em ultimo caso) no dia 30 de Junho, quando sair a tabela de preços para Julho, caso contrário os OPC não podem cobrar nada.
Não vou sofrer por antecipação em relação aos preços, embora não sejam de esperar muito, vamos assitir à normal "reclação" do fim da ME e do regresso aos fumarentos, o normal....
Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 23 mai 2020, 17:10
por BrunoFonseca
rimsilva Escreveu: ↑23 mai 2020, 15:45
Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.
Sem dúvida! Lembro-me de ter enviado um mail para a Mobilectric quando estes começaram a cobrar o PCN do Alegro de Alfragide.
Ficava mais caro de utilizar esse PCN do que o PCR junto ao hotel Radisson, também da Mobilectric.
Não me pareceram muito satisfeitos com a minha sugestão tendo até respondido de forma jucosa. Julgo ter esse relato algures por aí publicado.
Para mim o resultado foi este: não voltei a carregar nesse PCN, e o Alegro de Alfragide perdeu um cliente.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 23 mai 2020, 19:20
por BrunoAlves
alexmol Escreveu: ↑23 mai 2020, 11:31
A rede Mobi.E está preparada, legal e tecnologicamente
A pergunta acaba aqui. A resposta é não. De nada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 10:39
por rimsilva
BrunoFonseca Escreveu: ↑23 mai 2020, 17:10
rimsilva Escreveu: ↑23 mai 2020, 15:45
Mais tarde, tudo voltará ao normal. Da minha parte, em relação aos postos com preços exagerados acho que a atitude a tomar sera expor a situação ao operador e não utilizar, simples.
Sem dúvida! Lembro-me de ter enviado um mail para a Mobilectric quando estes começaram a cobrar o PCN do Alegro de Alfragide.
Ficava mais caro de utilizar esse PCN do que o PCR junto ao hotel Radisson, também da Mobilectric.
Não me pareceram muito satisfeitos com a minha sugestão tendo até respondido de forma jucosa. Julgo ter esse relato algures por aí publicado.
Para mim o resultado foi este: não voltei a carregar nesse PCN, e o Alegro de Alfragide perdeu um cliente.
Lamentável essa atitude da Mobiletric.
Tenho pensado várias vezes que poderiamos usar o grpo do facebook dos utiliadores mobi.e para fazer, de forma construtiva, pressão sobre os OPC (embora não possamos esquecer que uma boa fatia desse custo elevado também é responsabilidade do CEME).
Serviria também de aviso aos outros utilizadores para evitarem a utilizações desse posto e sugerindo alternativas (quando possivel).
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 14:36
por OCasal
Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 15:58
por BrunoAlves
Não generalizes
Em relação aos postos mais lentos e velhinhos, estou em crer que possam ser gratuitos (OPC). Mas conforme forem morrendo isso naturalmente que vai acabar.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 16:08
por cfvp
OCasal Escreveu: ↑24 mai 2020, 14:36
Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!
Percebo o teu ponto de vista, mas para mim e outros não vemos da mesma forma. Ainda pode ser vantajoso ir de elétrico. Para começar o preço pode ser inferior e acredito que daqui a uns anos, com maior concorrência, vamos ver preços mais competitivos tanto em PCR como PCN. No entanto mesmo carregando num PCR ao preço do diesel, é preciso contabilizar os carregamentos inicial e final que são feitos em casa. Ou se formos pernoitar num hotel, pode ser que tenhamos carregamentos gratuitos. Tudo isso conta.
Edit: Depois há a questão do tempo, mas acho que num VE atual, com carga rápida de 50kW no minimo e sem as limitações do aquecimento, não vejo grande problema em esperar 20/30min a cada 200km.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 16:19
por BrunoFonseca
OCasal Escreveu: ↑24 mai 2020, 14:36
Mais uma vez toco na mesma tecla. O carro elétrico tem grande vantagem em utilizações num raio curto de distância, em que podemos carregar em casa ou na empresa onde podemos escolher a tarifa eléctrica que mais nos compense! No resto das utilizações, welcome diesel!
É claro que cada um tem as suas prioridades, e longe de mim criticar as dos outros.
Ao contrário da tua opinião, que obviamente respeito, a minha é outra. Gasolina, Diesel ou GPL nunca serão opção para mim havendo a possibilidade de ter um eléctrico.
Sim, os VE são a melhor opção para curtas distâncias, contudo convém definir o que é uma curta distância! 20, 50, 100, 300 km? Com o meu VE consigo fazer 300 km entre cargas, em percurso urbano, e quase 200 Km em AE, o que considero muito bom, pois o corpo necessita de descanso após 2 horas de condução. Raramente faço viagem com mais de 300 km.
Mais do que a questão da poupança que os VE nos apresentam, um dos principais motivos de não querer voltar aos fosseis, é mesmo a questão ambiental, e se o sacrifício que eu tiver que fazer para termos um planeta mais limpo, for demorar mais 1 ou 2 horas numa viagem de 300 km, assim seja, eu farei a minha parte!
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 17:21
por rnlcarlov
BrunoFonseca Escreveu: ↑24 mai 2020, 16:19
Mais do que a questão da poupança que os VE nos apresentam, um dos principais motivos de não querer voltar aos fosseis, é mesmo a questão ambiental, e se o sacrifício que eu tiver que fazer para termos um planeta mais limpo, for demorar mais 1 ou 2 horas numa viagem de 300 km, assim seja, eu farei a minha parte!
Aí está a razão por a minha mãe ter vendido o último ICE dela (mesmo antes de comprarmos o Ioniq). Mesmo penando no morangwatt para ir até ao Algarve, preferia assim do que ir a a gastar gasolina.
Claro que isto foi antes dos preços atuais para os carregamentos, sobretudo a galp cobrar ao tempo, o que tornava uma viagem destas com um clone bem cara.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 24 mai 2020, 17:24
por OCasal
Eu também me preocupo com o meio ambiente. Faço reciclagem do lixo, ando muito de bicicleta e tenho VE há 9 anos.
Quando me refiro a longas viagens falo daquelas deslocações que implicam a utilização dos postos públicos. Claro que se só forem precisos pontualmente, ninguém se importa de os usar, mesmo que gaste mais qualquer coisa. O problema é os carregamentos serem pagos ao minuto, especialmente nos PCN's!
Quando maior parte do parque VE é monofasico e carrega a cerca de 7kw nos PCN's, não se pode esperar que a rede de carregamento seja um incentivo à electrificação da mobilidade...