Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por RJSC » 07 abr 2017, 16:14

Não concordo de maneira nenhuma com carregamentos pagos a tempo.
Assim um Model S leva 3 ou 4 vezes mais energia que um Leaf MK1 pelo mesmo dinheiro.

Para o problema de ficar estacionado depois de o carregamento terminar, depois de o carro terminar de consumir corrente podem começar a cobrar a tempo se a ficha estiver ligada.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 07 abr 2017, 16:18

BECOOL Escreveu:Isto resolve-se apenas com "taxas moderadoras", sendo o carregamento pago ao minuto.

Por exemplo, a 0,10 € por minuto, um carregamento de 30 minutos ficaria em 3 €, independentemente dos kWh carregados.

Assim também se evitava que houvessem lá carros estacionados após o carregamento estar terminado.


Para os postos de carregamento lento, poderia ficar a 0,02 € por minuto, 100 minutos de carregamento ficavam em 2 €.
Essa é também a minha opinião, talvez um pouco mais complexa para não prejudicar demasiado aqueles veículos que não conseguem carregar à potência máxima mas que conseguem pelo menos 25kW de potência de carga. Algo do género:

- Cobrar a energia consumida.
- Quando a potência de carga baixar dos 25kW, cobrar como se continuasse a carregar a 25kW, mesmo quando o posto não está em uso.

Penso que assim seria um pouco mais justo, especialmente no Inverno, onde muito veículos limitam bastante a potência de carga com o frio. Mas não me chocava ser apenas ao minuto, além que seria mais simples de fazer contas.

No entanto estamos ainda a uns meses de aparecerem as primeiras soluções de pagamento, pelo que este tópico era para perceber qual é que deve ser o uso dados aos postos até ser a pagar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Fil » 07 abr 2017, 18:15

Dentro em breve poderemos ter todos os pcr's a serem usados por motas/scooters, o adaptador serve para todos, até para bicicletas eléctricas.

O caso dos teslas é diferente, porque usam adaptadores para carregarem mais rápido, visto que já podiam carregar a 22kW (se preparados par isso) sem adaptadores, e são 100% eléctricos, não têm escape.

A maioria dos utilizadores deste fórum, demonstram claramente que pretendem o melhor para a ME e para todos nós, logo as soluções aparecem facilmente, mesmo que para isso se prejudiquem. Quem está do outro lado, tem muito mais dificuldade em perceber.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 07 abr 2017, 19:00

RJSC Escreveu:Não concordo de maneira nenhuma com carregamentos pagos a tempo.
Assim um Model S leva 3 ou 4 vezes mais energia que um Leaf MK1 pelo mesmo dinheiro.
Um Model S em CHAdeMO carrega a uma velocidade semelhante à de um Leaf e em AC43kW é bastante mais lento.
Fil Escreveu:O caso dos teslas é diferente, porque usam adaptadores para carregarem mais rápido, visto que já podiam carregar a 22kW (se preparados par isso) sem adaptadores, e são 100% eléctricos, não têm escape.
Só uma correção: actualmente os Teslas, sem o adaptador CHAdeMO e sem o upgrade para "carregador de alta potência", apenas suportam AC11kW nos 'nossos' PCRs. Com o upgrade, suportam AC16.5kW. AC22kW, só modelos mais antigos com a oopção "dual-charger" que já não está disponível.

Fontes:
https://www.tesla.com/pt_PT/supercharger
https://www.tesla.com/pt_PT/support/hom ... stallation

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 07 abr 2017, 23:20

victormcpinto Escreveu:Tenho dificuldade em me enquadra numa das soluções propostas.
Já me deparei em Penafiel com um Mercedes-Benz C 350 Plug-In Hybrid "Com uma autonomia de até 31 Km em modo 100% eléctrico” que me obrigou a estar horas à espera para que libertasse a tomada mennekes e me possibilitasse “um cheirinho de carga” para chegar a casa. Não tinha o outro cabo CEE comigo.
Lamento o procedimento do utilizador do Mercedes mas não lhe retiro o direito de utilizar um qualquer posto de carregamento, desde que o faça de forma civicamente correcta (poesia). Talvez uma forma de obrigar a esta civilidade, seja o pagamento em função do tempo de utilização. E, mesmo pagando, será sempre de reprovar os comportamentos abusivos que vão sempre existir porque “o mercado” tem de tudo.
Estou à vontade, porque sou dos parvos que está atento ao estado de carga do carro e, quando detecto que está carregado, apresso-me a deixar o lugar vago. Faço-o SEMPRE, apesar do incómodo que isso por vezes me trás.
Este c350e esteve muito tempo ligado, mas sem carregar correcto? Se sim para resolver só será necessário começar com a implementação da nova legislação (vamos lá saber para quando), que refere que os postos de carregamento só podem ser usados por VE com o respectivo dístico e que após um período de tolerância desde o final do carregamento, se continuarem a ocupar o posto devem ser multados.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 07 abr 2017, 23:33

RJSC Escreveu:Não concordo de maneira nenhuma com carregamentos pagos a tempo.
Assim um Model S leva 3 ou 4 vezes mais energia que um Leaf MK1 pelo mesmo dinheiro.

Para o problema de ficar estacionado depois de o carregamento terminar, depois de o carro terminar de consumir corrente podem começar a cobrar a tempo se a ficha estiver ligada.

Também sou da mesma opinião.

Acho um erro tornar o carregamento como um tema de rocket science que só vai prejudicar o crescimento da ME.

Quando um CI abastece paga o quê? O combustível, simples.

Os VE não podem andar muito longe... Terá de ser um valor por KWh, podemos acrescentar uma taxa como factor tempo para obrigar a que a carga seja o estritamente necessário (por exemplo durante os primeiros 30min só paga os kWh, depois poderia pagar taxa de 15 em 15 min)

Só tempo não concordo nada, basta ver as diferentes potências disponíveis nos PCRs da Mobiletric e Prio, vai tudo começar a carregar no Lidl, que é de borla e bem mais rápido a carregar.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por victormcpinto » 08 abr 2017, 09:58

rimsilva Escreveu: Este c350e esteve muito tempo ligado, mas sem carregar correcto?
Claro que sim, utilizou o posto como de um simples lugar de estacionamento se tratasse.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 08 abr 2017, 10:30

A discussão sobre o que é justo e correcto relativamente aos PCRs vai acontecendo por todo o lado:
http://www.gm-volt.com/forum/showthread ... -Etiquette

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jasmim » 08 abr 2017, 11:44

VETL Escreveu:Não consigo acreditar que essa malta que deixou os carros nesses lugares com os outros livres o tenha feito conscientemente.
Quero muito acreditar em mera ignorância (pura e dura), sendo necessário e urgente formação nesta área.
Mas depois do que ultimamente tenho assistido acerca de "direitos dos VE's", não sei, não...
Sim acredito mais nesse sentido. Já vendi clones e os clientes queriam que lhes fornecesse cabos de 32A para carregar mais rápido. Apesar das minhas explicações, os carros foram acompanhados de cabos de 32A... :roll:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jart » 08 abr 2017, 16:32

Esta discussão vai também colocar-se quando começarem a surgir os PCRs que permitem carregamentos de 100KW ou mais e os atuais VE a carregar a uma taxa máxima de 50KW...
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Responder

Voltar para “Carregamento”