Mobi.e

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Mobi.e

Mensagem por mrr » 13 dez 2014, 13:50

rdias Escreveu:OK.... Mas arranja 300.000 euros para pagar EDP por ano :lol:
Porquê à EDP? Os postos são deles? Ou estas-te a referir ao custo da energia/aluguer contador?
A energia pode ser comprada a qualquer empresa distribuidora do mercado...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 13 dez 2014, 17:44

Se forem todos solares é provável que se baixe o valor anual e que se baixe e muito os 300 mil €, até porque agora há vários distribuidores, e ainda se ganha com a energia também, eu invisto e tenho plano para rentabilizar, e vocês ?
Última edição por Fil em 30 jun 2015, 15:59, editado 2 vezes no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 13 dez 2014, 18:53

Painéis só funcionam em locais centrais? Tipo Holanda? Estás a comparar o nosso sol com o da Holanda? Os painéis funcionam em todo o lado se tiverem bem montados e apanharem sol, especialmente em Portugal. Neste momento vendes à rede ao mesmo preço que compras, não precisas de baterias, até porque vais vender mais caro do que te custa, e os painéis estão baratos. E mesmo que ninguém lá carregue não tens custos com a luz gasta, porque os painéis pagam-te tudo, inclusive a tarifa mensal, há que saber dimensionar as coisas, até porque nos locais onde dá para meter painéis, ajudam a pagar outros que não dão para colocar.
Foi aqui discutida uma notícia de um jornal, que refere os 300 mil €, experimenta fazer as contas com outros distribuidores e com energias renováveis, verás que os valores mudam. Também já li/vi que nunca ninguém carregou em certos postos, e depois vemos fotos de utilizadores a carregarem nos ditos... se eu acreditasse em tudo o que leio e vejo na tv estava desgraçado, e se não testasse alternativas... cada um diz sua coisa, assim é difícil acreditar seja no que for... acho que todos já lemos notícias completamente contrárias de um mesmo assunto, é complicado e acabamos por acreditar no que quisermos. Obviamente sem colocarmos em causa a honra e dignidade das pessoas/empresas.
Última edição por Fil em 30 jun 2015, 16:15, editado 2 vezes no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 13 dez 2014, 19:30

Se as coisas forem pensadas com pés e cabeça, rende e muito, por isso é que se faz noutros países que nem sol têm.
O estado até pode ter pago um milhão, agora indo ao site da edp ver quanto custam as tarifas mensais e quantos veículos eléctricos existem, não dão esses valores, só se estão a pagar mais coisas que nós não sabemos... tinhamos de ver os contratos para se perceber. Também eram 1300 postos normais e 50 rápidos, e nem 500 são no total dos 2 segundo a mobi.e, e o estado alegadamente pagou 3 milhões.
O problema é que estamos sempre no alegadamente, não estamos por dentro dos contratos, por isso só fazemos as contas segundo os valores que temos e que nos fornecem na net, assim não é fácil. Tudo do estado e empresas públicas deviam estar à vista de todos e de consulta fácil, especialmente as contas.
Última edição por Fil em 30 jun 2015, 16:03, editado 1 vez no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 14 dez 2014, 00:06

Estive aqui a fazer umas contas... os postos públicos com a potência que têm actualmente, se gastarem 16000 kWh num ano (se calhar é o que gastaram metade dos postos do país em conjunto), que dava para 4 leafs fazerem 20 mil klms cada, ou 3 model s fazerem os mesmos klms, dava segundo a erse, 2800€ anuais. Se os postos fossem todos a 22 kW, eram mais 300€ anuais, para o mesmo consumo. Parece-me que subir a potência, a não ser que não tenha sido pensado e o material não o permita, não é nada de transcendente ou muito custoso.
Nos postos rápidos não consegui fazer as contas através da erse, só vi até 41 kW de potência.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 14 dez 2014, 17:41

Já li isso vezes sem conta, e as contas não me batem certo, dos rápidos então nem é preciso fazer contas.
É claro que pagam a mensalidade mesmo que não usem os postos, eu só meti aqui estes valores para se ter a noção, daquilo que um negócio paga para ter essa potência e consumo.
Se 1300 postos gastassem 16 megawatts anuais cada, dava 4.1 milhões de €, com 22 kW por posto.
Potência do carregador 22 kW.
Potência do carro 80 kW.
Capacidade da bateria 24 kWh.
Consumo anual de electricidade 16000 kWh.

Onde está o erro? ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e

Mensagem por Fil » 14 dez 2014, 23:36

22 kw são 340€ por ano, é muito? 1300 postos vezes 340 = 440 mil € em tarifa anual para os postos todos. Isto são tostões comparando com a importação de petróleo... haja vontade.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mobi.e

Mensagem por RJSC » 15 dez 2014, 04:01

A taxa de potência contratada é um roubo...
Rendas garantidas mesmo sem consumo.
Aqui por Aveiro os postos andam concorridos. Já tive de esperar 15 min por o fim de um carregamento de um outro leaf para poder sacar a ficha mennekes dele do posto ligar a minha.
Mas se for pra pagar mais caro que em casa acho que fica logo tudo vazio.

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Mobi.e

Mensagem por ogadiv » 21 dez 2014, 12:08

Em Bragança, à chegada ao posto, estava lá um ZOE a abastecer também, em cima do passeio, por acaso, eu encontrei um lugar livre. Depois encontrei num outro posto um i3, estive à conversa e os carros são de uma empresa que faz a gestão dos postos mobi.e, não são efacec, que são quem fazem as reparações, mas são de uma empresa sub-contratada pela mobi.e que fazem a gestão dos postos e monitorizam, pelo menos foi o que eles me disseram numa longa conversa que tivemos. Eles estavam optimista, diziam que parece que com a fiscalidade verde, vêm aí boas notícias, vamos ver se não é mais "promessas". Também andaram por vila-real. Foi interessante a conversa, nunca tinha visto nenhum técnico nos postos.

Tripeiro
Mensagens: 12
Registado: 29 nov 2014, 09:24
Data de fabrico: 01 set 2014
Capacidade bateria: 11 barras

Re: Mobi.e

Mensagem por Tripeiro » 31 dez 2014, 17:52

Esta semana, em dois dias diferentes, ao tentar carregar na Rua de Cedofeita, Porto, com o cartão Mobi.e, depois de introduzir o PIN, apareceu no visor a informação - cartão não autorizado.
Nas mesmas datas o mesmo cartão funcionou bem noutros postos, o problema parece ocorrer apenas no posto de Cedofeita.
Alguém tem uma experiência semelhante? Causas e soluções? Contactei com a Mobi.e mas a moça que me atendeu (muito simpática) não sabia nada sobre essa situação. O posto aceitou o cartão para o efeito de alteração do PIN, mas não autorizou o acesso ao menu de carga nem com o PIN antigo, nem com o novo! :?:
Tripeiro

Responder

Voltar para “Carregamento”