Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6490
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 04 nov 2024, 09:01

cfvp Escreveu:
04 nov 2024, 00:32
Qual não foi o meu espanto quando estacionou um Tesla ao meu lado, ligou a ficha CCS e eu passei a receber 25kW. Ou seja, com 2 carros em DC o posto divide os 50kW por 2. Eu até conseguiria perceber se o posto fosse cobrado ao kWh, mas não, como é habitual por estas bandas o OPC (Powerdot) tem um tarifário de €0,10/min. Se isto não é chular é o quê?
:shock: isso tem de ser reclamado, sem dó. Primeiro ao CEME, quando ele te mandar pastar escala para a ENSE
Sabiam que lá fora a Powerdot tem mais postos que em Portugal e opera-os todos cobrando por energia e não por tempo? Cenas...
Como é uma empresa diferente deve ter "visão comercial" diferente de Portugal e fora de Portugal :doh:
Nonnus Escreveu:
04 nov 2024, 08:05
É tentar rentabilizar o posto ao máximo prejudicando o uve.
Já o disse mais que uma vez, o UVE é a parte menos relevante e menos protegida no modelo atual, por muito que se tente "pintar" o cenário de outra forma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2024, 21:32

Um estudo encomendado pela Brisa.

https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/11 ... PrLA8Ji2hA

Na realidade aborda o assunto pela rama e não diz nada de relevante na minha opinião. Ou quem escreveu a noticia não soube retirar o que era relevante do estudo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2024, 02:41

Um vídeo vale mais que mil palavras. 🤪

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 nov 2024, 07:14

O que é a Happy Hour da App Continente Plug&Charge?

A Happy Hour é gerada por um algoritmo que utiliza modelos de previsão assentes em machine learning e data science. É assim uma forma de partilharmos com os nossos clientes os benefícios do nosso modelo energético. Esses benefícios podem vir da central fotovoltaica que existe nas lojas ou pode resultar do preço de mercado da energia estar muito baixo (abaixo da nossa referência). Neste momento, estamos em fase de piloto apenas com 3 lojas: Continente Matosinhos, Continente Évora e Continente Amadora, sendo esperado que no fim desta etapa seja feito roll-out para todas as lojas com serviço Plug&Charge.
abrir
Como funciona a Happy Hour?

Sempre que existem Happy Hours, o cliente recebe no dia anterior uma push que o avisa que no seguinte tem um cupão de desconto num determinado período, na sua loja preferencial (que terá de ser nesta fase de piloto o Continente Matosinhos, o Continente de Évora ou Continente de Amadora).
Eu já tinha recebido várias notificações da happy hour na loja de Évora mas nunca tinha olhado com olhos de ver.

Hoje fui ver o que realmente é a happy hour.

O continente de Évora recentemente sofreu obras e toda a infraestrutura do parque de estacionamento é coberto por painéis fotovoltaicos.

As coisas que são possíveis a quem está a margem do melhor modelo do mundo.

Não há nenhum OPC até a data de hoje que tenha feito o continente está a fazer neste momento.

E porquê? Porque o investimento do continente tem retorno de 100% para o continente, não tem nenhum mamão a vender energia naquilo que é do continente.

Ainda acham que poder escolher um CEME é uma grande vantagem?

Tenho carregado no Continente a 0.22€ por kWh nos carregadores de 50kW 😉

Vou acreditar que quem defende o modelo actual e principalmente a figura CEME, não usa os carregadores do Continente. É que se usarem estão a ser hipócritas. Defende uma coisa, mas depois vão usar o sistema completamente fora daquilo que defendem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9907
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 21 nov 2024, 09:01

Acho que te fazia bem não ser tão absolutista.

A Happy Hour do Continente já existe há muito tempo, e de facto tem a ver com o Continente ter produção fotovoltaica, algo que é reconhecidamente difícil de acontecer no nosso modelo tal como estão as coisas.

Não percebo é porque dizes que quem defende o modelo está a ser hipócrita ao carregar no Continente, coisa que faço regularmente pois tenho ao lado de casa um Continente (que nunca tem Happy Hour, BTW), aproveitando as borlas em Cartão Continente. Aquilo que sempre defendi, e o próprio Continente também quer esta solução, é um modelo híbrido, onde o Continente permitiria carregar com um cartão CEME mas também diretamente através da sua App e sem os fluxos de energia a ter de passar pela EGME (nesse caso a energia seria cobrada no CPE do Continente). Infelizmente a EGME não partilha desta opinião (prefere uma solução 100% rede pública e não híbrida) e por isso nunca foi possível terminar o processo de integração do Continente com a rede pública, que segundo sei parece estar numa fase avançada a nível técnico.

É muito fácil perceber porque para o Continente esta solução híbrida é boa. Continuam a poder fazer as promoções e incentivar as pessoas a ir às suas lojas, e por outro lado atraem outros utilizadores a nível empresarial, que têm contratos com CEME ao nível das suas frotas. Cada vez mais empresas têm frotas elétricas, e a forma mais simples de ser a empresa a pagar os carregamentos é através de um cartão CEME.

Bem sei que o Continente também permite ter um perfil empresarial (que eu próprio uso), mas para uma empresa que permita dar cobertura nacional é muito mais fácil fornecer cartões CEME, e este é um mercado que está a escapar ao Continente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 nov 2024, 17:50

mjr Escreveu:
21 nov 2024, 09:01
Acho que te fazia bem não ser tão absolutista.

Da mesma maneira que eu acho que fazia extremamente bem a mobilidade electrica que alguns de vocês devam de parar de enunciar vantagens em ter a figura CEME no nosso modelo quando ainda não conseguiram mostrar uma única vantagem que não se consiga ter sem o CEME pelo meio.
mjr Escreveu:
21 nov 2024, 09:01
A Happy Hour do Continente já existe há muito tempo, e de facto tem a ver com o Continente ter produção fotovoltaica, algo que é reconhecidamente difícil de acontecer no nosso modelo tal como estão as coisas.
Talvez tu reconheças, mas existem certas pessoas que disseram por várias vezes que era uma questão de tempo até acontecer e que o modelo permite. Os anos vão passando e nicles.
mjr Escreveu:
21 nov 2024, 09:01
Não percebo é porque dizes que quem defende o modelo está a ser hipócrita ao carregar no Continente, coisa que faço regularmente pois tenho ao lado de casa um Continente (que nunca tem Happy Hour, BTW), aproveitando as borlas em Cartão Continente. Aquilo que sempre defendi, e o próprio Continente também quer esta solução, é um modelo híbrido, onde o Continente permitiria carregar com um cartão CEME mas também diretamente através da sua App e sem os fluxos de energia a ter de passar pela EGME (nesse caso a energia seria cobrada no CPE do Continente). Infelizmente a EGME não partilha desta opinião (prefere uma solução 100% rede pública e não híbrida) e por isso nunca foi possível terminar o processo de integração do Continente com a rede pública, que segundo sei parece estar numa fase avançada a nível técnico.
Então vamos lá ver. Tu defendes que ter um CEME é bom, depois olhamos para todas as páginas desta discussão e vemos que afinal o CEME só trás entraves, preços mais altos é um deles. Tu assim que podes vais usar um sistema que rompe com tudo o que defendes, que mostra que sem a figura CEME consegue ter preços muito mais baixos, consegue ter um retorno de um investimento brutal, resumindo, faz tudo aquilo que um CEME atrapalha.

Se isto não é hipocrisia, o que é? Defendes uma coisa que afinal sempre que podes não usas? Então o CEME é bom para os outros, mas não serve para ti, é isso? 8-)
mjr Escreveu:
21 nov 2024, 09:01
É muito fácil perceber porque para o Continente esta solução híbrida é boa. Continuam a poder fazer as promoções e incentivar as pessoas a ir às suas lojas, e por outro lado atraem outros utilizadores a nível empresarial, que têm contratos com CEME ao nível das suas frotas. Cada vez mais empresas têm frotas elétricas, e a forma mais simples de ser a empresa a pagar os carregamentos é através de um cartão CEME.
O modelo hibrido que se fala há mais de um ano que continua a funcionar exactamente da mesma maneira desde o primeiro dia que foi instalado o primeiro carregador do Continente. Desculpa mas eu não acredito que o Continente tenha algum interesse em ter CEME´s frota a ganhar dinheiro onde não investiu um único cêntimo e como tu dizes quando o próprio Continente tem cartões frota. Com um bom markting não precisa de atrair clientes que usem CEME´s. Achas mesmo que o grupo Sonae precisa de alguém para que isso seja visto para atrair clientes?

Agora saindo um bocadinho do assunto. Há uns anos deu um documentário sobre o fundador do Grupo Sonae (Belmiro de Azevedo), uma das coisas que foi repetida várias vezes é que era o único homem em Portugal que era auto suficiente, conseguia viver sem depender de nenhuma outra empresa que não fosse as dele, tal era o numero de empresas que tinha em todas as áreas. As vezes um bocadinho de cultura geral faz-nos perceber certas coisas.

Voltando ao assunto.
mjr Escreveu:
21 nov 2024, 09:01
Bem sei que o Continente também permite ter um perfil empresarial (que eu próprio uso), mas para uma empresa que permita dar cobertura nacional é muito mais fácil fornecer cartões CEME, e este é um mercado que está a escapar ao Continente.
Então se sabes lá se vai a vantagem do CEME para frotas. Sempre existiu cartões para frotas nos combustíveis, e por incrível que pareça não há CEME´s, vê lá que agora até o intermarché tem cartões frota para os combustíveis. Afinal onde esta a vantagem do CEME para frotas? E por raio os OPC´s não podem ter cartões frota quando deixar de existir o CEME?

É aqui que quem defende este modelo não consegue apresentar a mais valia do CEME, porque tudo pode ser feito sem o CEME, mas há muitas coisas que não são feitas por causa do CEME. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9907
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 21 nov 2024, 21:08

Deves andar muito distraído, pois já se enumerou muitas vantagens. E desvantagens também. Não me sinto bem com absolutismos, sabes. Tens aqui dezenas de páginas com isso, boas leituras.

Preços mais altos por ter CEME? Mas com base em quê? Só porque temos 2 players com preços em média mais baixos significa que se fossem todos assim, os preços seriam mais baixos? Consegues explicar porque em Espanha a Tesla cobra significativamente mais pelos carregamentos, quando sabemos que o custo da eletricidade OMIE é o mesmo? Hum... a existência de CEMEs em Portugal faz milagres!

Fonte: https://chargeinsights.com/tesla-superc ... is-europe/

E então só porque eu defendo a existência de uma coisa não posso usar outra equivalente quando me convém? Acho que não percebes bem o significado da palavra hipócrita. Seria hipócrita se:

- Nunca usasse um CEME.
- Dissesse para não usar carregadores do Continente.

Hora eu nunca fiz isso, bem pelo contrário em ambas as situações, por isso acho bem que retires a afirmação de que sou hipócrita.

Sobre o Continente querer a solução híbrida, bom, podes acreditar ou não, mas são eles próprios que o dizem a nós e a outras entidades. Serão hipócritas, a teu ver?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 nov 2024, 21:48

Desculpa mas tu é que tens de voltar a ler a theard toda.

A julgar pelo ultimo exemplo que deste que esta na página da UVE com o preço por 100km, quando com o meu absolutismo chegou-se a conclusão que não era exemplo nenhum. Era um exemplo para um nicho ;)

Usas o CEME quando não há Continente. Olha que o Continente esta a expandir a rede e a ideia é ter carregadores em todas as lojas, e como tem lojas em quase todas as cidades, vai na volta tens de anular os teus cartões únicos.
Captura de ecrã 2024-11-21 202819.png
Captura de ecrã 2024-11-21 202819.png (174.67 KiB) Visto 1365 vezes
Quando isso acontecer vais poder andar por todo o Portugal sem necessidade do CEME, aquele que tantas vantagens dá a mobilidade electrica em Portugal. Como também és cliente Tesla, mas sem saber se usas pouco, ou muito e como não tenho nenhum, mas há quem diga que fica mais barato, arrisco escrever que o uso do cartão único em pessoas na mesma situação deve ter os dias contados.

Sabes, agora enquanto relia o post lembrei-me de uma coisa que esta acontecer em Portugal por estes dias no mercado das telecomunicações. Até alguns meses atrás tínhamos como garantido que para teres TV+Net+móvel tinhas que pagar em média 50€ mas com tudo limitado. Não é que chegaram cá uns tipos da Romênia e escangalharam isto tudo? Fazem por metade do preço e com tudo ilimitado e sem fidelizações.

Isto para dizer o quê? Para dizer que as vezes há surpresas quando se muda o que esta imposto e dado como garantido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9907
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 22 nov 2024, 14:49

Não, uso o Continente quando vou às compras(que, BTW, é o principal objetivo dessa rede). Em viagem não é muito prático carregar a 50kW e ter de fazer muitos km para lá chegar...

Basicamente uso aquilo que mais me convém, como qualquer pessoa de bom senso penso que fará. Seria um bocado estúpido ter um Continente ao lado de casa, onde até já fazia as compras, e não aproveitar o tempo de carga "gratuito", não achas?

Não percebo qual é a comparação das telecomunicações com a mobilidade elétrica. A Digi está no mesmo mercado e com as mesmas regras dos incumbentes, simplesmente está com uma estratégia de penetração. Não tem nada a ver com a questão CEME vs não CEME. E as telecomunicações são um oligopólio, não tem nada a ver com as dezenas de CEMEs e OPCs que há na mobilidade elétrica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3312
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 22 nov 2024, 18:24

mjr Escreveu:
22 nov 2024, 14:49
Não, uso o Continente quando vou às compras(que, BTW, é o principal objetivo dessa rede). Em viagem não é muito prático carregar a 50kW e ter de fazer muitos km para lá chegar...
Como tudo, depende. Recentemente fui a Guarda e aproveitei um Continente onde paguei 0.22€ por kW enquanto almoçava. Tinha muitos carregadores nas imediações escolhi este por ser mais barato que qualquer CEME da rede publica. E olha pelo que tenho lido há mesmo quem faça uso exclusivo dos carregadores Continente e Tesla deixando a rede publica de fora das suas escolhas. Se calhar há quem prefira carregar a 50kW a 0.22€ e esperar mais 10/15 minutos do que carregar a 0.60€ a 160kW (valores atirados para o ar) e que na realidade não há assim tantos.
mjr Escreveu:
22 nov 2024, 14:49
Basicamente uso aquilo que mais me convém, como qualquer pessoa de bom senso penso que fará. Seria um bocado estúpido ter um Continente ao lado de casa, onde até já fazia as compras, e não aproveitar o tempo de carga "gratuito", não achas?
Claro que acho, e é por isso que estamos a ter esta discussão. O que eu não acho coerente é defender um sistema e depois usar outro. Mas isso é um problema dos absolutistas.
mjr Escreveu:
22 nov 2024, 14:49
Não percebo qual é a comparação das telecomunicações com a mobilidade elétrica. A Digi está no mesmo mercado e com as mesmas regras dos incumbentes, simplesmente está com uma estratégia de penetração. Não tem nada a ver com a questão CEME vs não CEME. E as telecomunicações são um oligopólio, não tem nada a ver com as dezenas de CEMEs e OPCs que há na mobilidade elétrica.
Este exemplo não era para fazer uma comparação entre os modelos de negócio, até porque como disseste nada tem a ver. A minha intenção era despertar para o facto daquilo que quem defende a figura CEME no nosso modelo, que dá como garantido que é a maneira de termos melhores preços não quer dizer que seja realmente assim. Até há 2 meses pensávamos que os 50€ em média por pacotes tv+net+movel era o melhor que se conseguia.

E acho que quem como eu (absolutista!) já conseguiu perceber que é uma falácia essa ideia. Vamos dar a liberdade aos OPC´s de serem donos e senhores do seu negócio, vamos ver a concorrência a funcionar entre eles, vamos deixa-los ter cartões frota, vamos deixa-los ter 100% retorno no investimento que fazem nas suas estações de carregamento, vamos ver se não conseguimos ter melhores preços do que os actuais.

Vamos funcionar como o resto da Europa e ver quantas DIGI vão aparecer na ME. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”