Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Carlmarq
Mensagens: 1
Registado: 13 ago 2024, 10:54
Data de fabrico: 07 fev 1981
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Mensagem por Carlmarq » 04 set 2024, 14:41

Bom dia,

acredito que muitos tenham o mesmo tipo de problema e espero que alguém consiga partilhar algo sobre a sua experiência.

Temos uma garagem no prédio com BOX privada e quadro.
Ao pedir o aumento da potência de 1.15 para 3,45kVA foi-me dito e confirmado pela e-redes que o ramal não permite mais do que 1,15.


Como nós fazemos poucos KM o plano é contratar eletricidade com bi-horário e carregar lentamente o carro.
No limite, até os 5amps chegavam e é o mínimo que o carro indica, mas na verdade, o quadro dispara assim que o carro começa a carregar. :)

Conheço 3 opções:
- De alguma forma garantir o carregamento super lento com a potência que já temos.
- Aumentar a potência do ramal e deixar a garagem preparada para maior potência.
- Passar um cabo do apartamento até à garagem balanceando o consumo. Esta solução parece-me exequível mas deixo de poder ter um contrato só para a garagem.


Já alguém passou por algo parecido ?


Obrigado!

civic
Mensagens: 1718
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Mensagem por civic » 04 set 2024, 22:25

A ligação direta a casa será sempre a melhor opção, a mais barata e segura e a partir daí nunca mais vais ter que que falar com ninguém no predio por causa disso, até porque o futuro será haver mais gente com EVs. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
151 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
52 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3183
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Mensagem por Nonnus » 05 set 2024, 06:04

Não sei se percebi. O contrato da garagem está em seu nome ou do condomínio? Se está em seu nome melhor ainda, é acabar com esse contrato e fazer a baixada do quadro da sua residência. E aproveita e pede aumento de potência na residência.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9897
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Mensagem por mjr » 05 set 2024, 15:16

O ideal é sempre vir a energia do quadro principal de casa.

Caso não seja possível e a única possibilidade seja utilizar essa instalação de 1,15kVA (que nem sabia existir para BOX privadas...), penso que pelo menos os 6A contínuos será possível puxar dessa ligação, pelo que poderás ajustar no carro (se possível) ou num EVSE regulável a corrente para esse valor. Não estou a ver porque é que a limitação de 1,15kVA (5A) existe por parte da E-redes...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 863
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Carregar em Garagem de prédio com Box mas com 1.15kVA

Mensagem por t3lmo » 05 set 2024, 17:26

Se não for possivel uma ligação direta à fração existe uma solução técnica especifica que funciona para tirar partido desses casos de 1,15 kVA:
https://www.facebook.com/LuisSilvaEV/po ... GdhqLRUTMl

Existem ainda VE's do grupo Hyundai Kia que carregam a partir de 4A com o EVSE de origem.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Responder

Voltar para “Carregamento”