Ok, vou ficar atento. De qualquer forma já avisei a miio para a situação.BrunoFonseca Escreveu: ↑25 mar 2024, 11:58Isto de escrever no telemóvel...
Era só para lhe pedir que nos informasse se for duplamente facturado, isto é, duas tx de activação.
Já me aconteceu no passado, em sessões curtas com o mesmo cartão ceme só cobrarem 1x.
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A miio já me respondeu. Devolveu-me os €0,30 a mais.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estou por estes dias para receber um e-Niro, como tal estive a ver a APP Kia Charge e pelo que percebi no resto da Europa permite carregar na rede Ionity no sistema plug and go.
E cá como funciona? Alguém sabe se temos que adicionar um CEME para se poder utilizar?
E cá como funciona? Alguém sabe se temos que adicionar um CEME para se poder utilizar?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Cá não funcionaNonnus Escreveu: ↑01 mai 2024, 16:08Estou por estes dias para receber um e-Niro, como tal estive a ver a APP Kia Charge e pelo que percebi no resto da Europa permite carregar na rede Ionity no sistema plug and go.
E cá como funciona? Alguém sabe se temos que adicionar um CEME para se poder utilizar?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Portugal é uma ilha, orgulhosamente sós é que estamos bem.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pois, já calculava porque realmente não existe muita informação em Portugal acerca do uso da app.MrPoofy Escreveu: ↑01 mai 2024, 21:57Cá não funcionaNonnus Escreveu: ↑01 mai 2024, 16:08Estou por estes dias para receber um e-Niro, como tal estive a ver a APP Kia Charge e pelo que percebi no resto da Europa permite carregar na rede Ionity no sistema plug and go.
E cá como funciona? Alguém sabe se temos que adicionar um CEME para se poder utilizar?
Depois existe um senhor (ervilhas) que diz: - "era tão bom poder escolher um CEME".
A esse senhor eu digo: já é tempo é de acabarem com os CEME.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Atenção que a única coisa que não funciona é o Plug&Charge a App e o Cartão funcionam e até tem preços porreiros principalmente para Ionity. Não sei se o Plug&Charge é assim tão importante quanto isso.Nonnus Escreveu: ↑03 mai 2024, 00:14Pois, já calculava porque realmente não existe muita informação em Portugal acerca do uso da app.MrPoofy Escreveu: ↑01 mai 2024, 21:57Cá não funcionaNonnus Escreveu: ↑01 mai 2024, 16:08Estou por estes dias para receber um e-Niro, como tal estive a ver a APP Kia Charge e pelo que percebi no resto da Europa permite carregar na rede Ionity no sistema plug and go.
E cá como funciona? Alguém sabe se temos que adicionar um CEME para se poder utilizar?
Depois existe um senhor (ervilhas) que diz: - "era tão bom poder escolher um CEME".
A esse senhor eu digo: já é tempo é de acabarem com os CEME.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Vou tomar a liberdade de transcrever um dos muitos comentários no TCP do Facebook num post sobre um espanhol querer carregar em Portugal.
Nonus Escreveu:Pedro Miguel Castel-Branco Faria o problema não está na mobi.e, o problema não está no nosso modelo OPC + CEME + EGME! Então o problema está onde?
Consegue responder de uma vez por todas onde está o problema para nós não falarmos sem conhecimento (palavras suas), e não irmos pelo caminho mais fácil do dizer mal?
Eu relembro uma frase sua: - "era tão bom podermos escolher um CEME". Frase proferida por si num Volt para compra de energia em casa.
Você é a favor da mobi.e tal como está, você é a favor do sistema OPC + CEME + EGME, no entanto diz que existem problemas.
Onde é que ficamos?
Eu gostava de saber se já alguém se lembrou de propor a alteração à lei para se acabar com os CEME?
Isto resolvia 99% dos problemas e ficávamos a funcionar como o resto da Europa. Com simplicidade, com maior investimento por parte do dono das infraestruturas (OPC), com empresas como a miio a não ter que ir para França em parceria com outras empresas testar soluções que cá não consegue.
As leis mudam-se quando não servem o propósito para qual foram criadas se é que foram criadas para simplificar o uso de uma rede de carregamento e não a pensar em servir os grandes de venda de energia.
Como podem ver o problema está em tudo resto que envolve a mobilidade elétrica em Portugal. O modelo não tem qualquer problema.Pedro Miguel Castel-Branco Faria Escreveu: Nonnus Nunnos
O problema está na concessão das áreas de serviço das autoestradas.
O problema está no tempo que demora a instalação de um posto (mas em Portugal demora cerca de 9 meses, quando em Espanha demora 2 anos - se ouve o Volt já ouviu mais do que um operador dizer isto, mas temos de melhorar ainda mais).
O problema está em convencer os OPC a cobrarem de uma forma mais justa, mas já há quem o faça (kWh).
O problema está em convencer os CEME a melhorarem as suas apps (mas já há algumas muito boas, inclusivamente reconhecidas lá fora).
O problema está em convencer os CEME em ter tarifas simplificadas.
O problema está em convencer o CEME a praticarem tarifas planas (tudo incluído), seja para os postos onde são OPC, seja para toda a rede (mas já há quem o faça).
O problema está que muitos dos utilizadores não percebe que o CEME lhe fixa o preço da eletricidade em todos os postos de Portugal.
O problema está na falta de clara indicação no posto do custo do OPC.
O problema está na falta de clara indicação no posto da potência de carregamento.
O problema está em não termos coberturas nos postos de carregamento como existem para os combustíveis fósseis.
O problema está no desenvolvimento tecnológico de uma rede multimarcas tanto automóveis como de carregadores, que em todo o lado provoca muitas situações de carregamentos defeituosos.
O problema está nas dificuldades de licenciamentos junto das Câmaras Municipais.
O problema está num utilizador de um Tesla que não sabe que a tensão da bateria do seu veículo é de ~350v num SOC baixo e por isso nunca vai conseguir obter a potência máxima do posto.
O problema está que um utilizador não sabe o que é uma curva de carregamento, quanto mais a do seu veículo.
O problema está na responsabilização do OPC e aplicação da lei quando um posto não funciona.
O problema está na Mobi.e que leva demasiado tempo para responder as solicitações.
O problema está na falta de recursos generalizada que existe em praticamente todos os players do sector.
O problema está na inatividade e não querer resolver de forma simples os problemas.
O problema está na relutância que todos temos a mudança.
O problema está em sabermos que é preciso mudar, mas queremos tudo igual ao que fazíamos anteriormente.
O problema está na ideia de simplificação do problema que lhe foi vendida e que depois repete como se fosse a solução mágica.
O problema está na dimensão do setor, que cresce, mas não é uma arvore das patacas para as empresas do setor, o investimento é enorme - mas felizmente em PT até corre bem.
O problema está na dificuldade em passar informações fidedignas e claras ao utilizador, ele vai sempre optar pela simplificação e pelo ruído do click fácil.
…
Os nossos problemas são muito semelhantes a tantos outros países, com a diferença de que em Portugal a Mobilidade Elétrica é um sucesso.
Se o problema se resolve-se de forma simples, com uma única medida era tão fácil. Nesta altura essa única medida que quer já nem sequer resolve o problema da Tesla, porque o AFIR já está em vigor.
Mas não desanime porque há esperança, há quem trabalhe todos os dias para melhorar e combater cada um destes problemas, queimando os seus dias de férias, sacrificando a sua vida profissional, recebendo zero e ainda leva com acusações parvas e descabidas, fruto da ignorância que reina nessas cabeças.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Consegues criar uma lista tipo essa mas em que a não existência do modelo iria resolver esses problemas?Nonnus Escreveu: ↑03 mai 2024, 13:13Vou tomar a liberdade de transcrever um dos muitos comentários no TCP do Facebook num post sobre um espanhol querer carregar em Portugal.
Como podem ver o problema está em tudo resto que envolve a mobilidade elétrica em Portugal. O modelo não tem qualquer problema.