Então mas isso não é na mesma ilegal?Nonnus Escreveu: ↑21 jun 2022, 14:08
A rede Continente, vai funcionar segundo percebi, com os dois sistemas, mobi.e e Continente. Está-se mesmo a ver alguém usar um cartão CEME e pagar taxa de utilização OPC ao Continente, em vez da app Continente se os preços continuarem a ser iguais ao que tinha-mos até aqui. Mais um remendo![]()

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Como é óbvio. Há zero enquadramento legal para um "modelo híbrido" (esperamos que deixe de ser o caso com a efectivação da proposta de regulamento europeu).
Tudo o que se afirme nesse sentido é só "wishful thinking" e o facto de haverem testes técnicos que poderiam resolver a integração do ponto de vista (lá está) técnico, nada disso resolve o problema de fundo que é puramente legislativo.
Se alguém me conseguir explicar, textualmente e não com "o modelo permite", como é que estas redes privadas (não falo só do continente para clarificar) podem operar num modelo híbrido, adorava perceber.
Mesmo. A sério.
Edit: esta ideia do modelo híbrido é no fundo aquilo que a proposta de regulamento europeu prevê, em que os postos estão visíveis no mapa do "ponto de acesso nacional" e podem ser activados por um cartão de um EMSP via plataforma de itinerância electrónica, ao mesmo tempo que o dono do posto tem acesso directo aos clientes e a ofertas verticais com estes.
Actualmente não só não acho que exista enquadramento legal para isto, como fazê-lo era abrir uma caixa de pandora para o resto da rede. Eu adorava que acontecesse

Última edição por BrunoAlves em 23 jun 2022, 08:03, editado 1 vez no total.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Assumindo a possibilidade não legislada em lado nenhum de isso acontecer, os restantes 30% vão optar por obter faturas válidas onde, já que não há CEME do "nesse lado" e portanto não há venda legal de energia?t3lmo Escreveu: ↑21 jun 2022, 14:28Todos os cartões frota (~70% dos cartões emitidos) assim como os estrangeiros, vão optar por usar cartões CEME na rede Continente, já que é única opção que terão de usar esses postos, assim como ter faturas válidas com IVA para abater a 100% nos custos do veículo na empresa.
Os 70% vão ter fatura de CEME e os outros 30% vão ter fatura de estacionamento?
Gostava que alguém me explicasse.
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- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu sei que esta pergunta não é directamente para mim e mesmo que quisesse nem sei responder. Não sou jurista. Sou apenas um UVE que vai mandando umas larachas, o que uns consideram asneiras na maior parte das vezes, outros consideram que é só para implicar. Na realidade é só para manter a discussão e tentar perceber o quanto se vai adaptando aquilo que muitos consideram a 7ª maravilha da ME, ou como o BrunoAlves refere muitas a vezes, o reinventar da roda.LFN Escreveu: ↑22 jun 2022, 22:36Então mas isso não é na mesma ilegal?Nonnus Escreveu: ↑21 jun 2022, 14:08
A rede Continente, vai funcionar segundo percebi, com os dois sistemas, mobi.e e Continente. Está-se mesmo a ver alguém usar um cartão CEME e pagar taxa de utilização OPC ao Continente, em vez da app Continente se os preços continuarem a ser iguais ao que tinha-mos até aqui. Mais um remendo![]()
O que eu acho que tem de acontecer neste caso é que o Continente tem de se constituir CEME para que a venda de energia não seja considerado ilegal. Porque na base disto tudo, se estão lembrados, o Continente estava a contornar a lei porque vendia energia camuflado de estacionamento premium, ou como alguns muitas vezes disseram, "o negócio deles é vender arroz". Vou achar muito estranho se Continente não for CEME e continuar a operar como até aqui. Porque se estava ilegal, não é por abrir os seus carregadores a mobi.e que passa a estar legal. Ou vamos ter mais uma medida de excepção porque agora os outros já podem mamar na infraestrutura do Continente?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Podem ser vários os factores:Erbium Escreveu: ↑22 jun 2022, 16:54Ou seja, fora da rede mobi.e consegue-se melhores preços mesmo sem recorrer ao mecanismode promoção de lá fazer compras!BrunoFonseca Escreveu: ↑21 jun 2022, 16:24A realidade hoje (pelo menos na Amadora) é um hub de TVDE, e nao de consumidores das lojas continente.
Preço
Concentração de postos (reduz tempo de espera)
Proximidade a local para comer, ir ao wc etc...
Mas sim, o preço do Continente é muito competitivo mesmo para quem não é cliente. E mesmo integrando na Mobi.e não há razão para deixar de ser competitivo.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não há razão?! Então com mais bocas a comer achas que se consegue com a mesma quantidade de ração?BrunoFonseca Escreveu: ↑23 jun 2022, 10:08Mas sim, o preço do Continente é muito competitivo mesmo para quem não é cliente. E mesmo integrando na Mobi.e não há razão para deixar de ser competitivo.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tens que me explicar isso das bocas a comer.Erbium Escreveu: ↑23 jun 2022, 17:46Não há razão?! Então com mais bocas a comer achas que se consegue com a mesma quantidade de ração?BrunoFonseca Escreveu: ↑23 jun 2022, 10:08Mas sim, o preço do Continente é muito competitivo mesmo para quem não é cliente. E mesmo integrando na Mobi.e não há razão para deixar de ser competitivo.![]()
O iva já o têm de pagar ao estado, assim como o iec.
O valor tx egme enquanto ceme é comparticipado a quase 100% e a tx egme enquanto opc facilmente se dilui no preço por min ou kWh, isto é, um carregamento médio de 20 kWh equivale a pouco mais de 0,01€/kWh.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Voltamos ao mesmo. Então quem é CEME diz que a maior despesa na ME é ser CEME e o Continente de um momento para o outro tem de ser CEME e OPC e consegue ter o mesmo preço de quando não tinha estas obrigações.
Eu sinceramente gostaria de perceber como funciona uma empresa na tua ideia. Porque uma empresa sem certas obrigações consegue ter as mesmas despesas que com certas obrigações é de gênio de gestão. A ser assim leva-me a pensar que os outros CEMES estão a ser muito golosos.
Só assim de repente, impostos. Ser CEME implica criação de uma nova empresa, ou se quiseres de uma nova actividade = taxação de impostos que não tinha de pagar quando não era CEME.

Eu sinceramente gostaria de perceber como funciona uma empresa na tua ideia. Porque uma empresa sem certas obrigações consegue ter as mesmas despesas que com certas obrigações é de gênio de gestão. A ser assim leva-me a pensar que os outros CEMES estão a ser muito golosos.
Só assim de repente, impostos. Ser CEME implica criação de uma nova empresa, ou se quiseres de uma nova actividade = taxação de impostos que não tinha de pagar quando não era CEME.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sem querer ofender pareces um pouco ingénuo.Nonnus Escreveu: ↑24 jun 2022, 06:34Voltamos ao mesmo. Então quem é CEME diz que a maior despesa na ME é ser CEME e o Continente de um momento para o outro tem de ser CEME e OPC e consegue ter o mesmo preço de quando não tinha estas obrigações.![]()
Eu sinceramente gostaria de perceber como funciona uma empresa na tua ideia. Porque uma empresa sem certas obrigações consegue ter as mesmas despesas que com certas obrigações é de gênio de gestão. A ser assim leva-me a pensar que os outros CEMES estão a ser muito golosos.
Só assim de repente, impostos. Ser CEME implica criação de uma nova empresa, ou se quiseres de uma nova actividade = taxação de impostos que não tinha de pagar quando não era CEME.
Então achas que o Continente é que anda a vender a energia ou que no limite tem algo no negócio da energia?
Claro que nao. Ja existe uma empresa do ramo da energia a tratar disso. Não necessitam criar uma empresa nova para aer CEME. No limite necessitam de registar essa empresa como tal. Custa 1000 e têm uma licença para 10 anos. Se há outros custos, sim há, mas dentro daquilo que é a actividade da empresa existente serão perto de zero.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
E esse alguém que anda a vender energia não tem que ganhar nada com o negócio? Normalmente quando se faz esse tipo de acordos todos tem de ganhar, logo o consumidor final é que paga a factura. Sinceramente sou ingénuo (não ofendeste) em não conseguir perceber o teu raciocino de como funcionam as empresas e estes negócios, onde existem mais intervenientes e consegue-se continuar com os mesmo preços.
Nunca tive economia, mas a certa altura na escola lembro-me de me explicarem a lei da oferta/procura e tudo o que influência os preços. Uma das coisas que tem influência é o número de intervenientes que qualquer "bem" tem até chegar ao consumidor final. Mas eu já passei pela escola a largos anos, entretanto pode-se ter dado o caso das leis do comercio terem sido alteradas.
Muito sinceramente espero que tenhas razão e que os preços continuem como até aqui apesar de todas as alterações. Em breve saberemos...
Nunca tive economia, mas a certa altura na escola lembro-me de me explicarem a lei da oferta/procura e tudo o que influência os preços. Uma das coisas que tem influência é o número de intervenientes que qualquer "bem" tem até chegar ao consumidor final. Mas eu já passei pela escola a largos anos, entretanto pode-se ter dado o caso das leis do comercio terem sido alteradas.
Muito sinceramente espero que tenhas razão e que os preços continuem como até aqui apesar de todas as alterações. Em breve saberemos...
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