Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 1992
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 08 jun 2021, 23:29

Acho que não vai passar do prazo de validade tão cedo...
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1037
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 09 jun 2021, 01:08

Mais vale tarde que nunca
E é muito importante pessoas "poderosas" aparecerem a denunciar este aborto da ME que temos. Quanto mais aparecerem mais depressa isto muda.
Mas não deixa de ser curioso, aparecer agora o António Mexia a criticar um modelo cuja gestação teve muitos espermatozoides dele.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 1770
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 09 jun 2021, 03:33

Agora! :naughty: Repara na data do artigo. :?
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 5321
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2021, 08:48

Tanto quanto foi escorrendo por aqui e não só (lendo a contribuição da EDP para o RME também se percebe), a EDP é dos players que defendeu o modelo "normal" em que teriam controlo total sobre os postos. Sem MobiE :pray:

Mesmo concordando com a posição da EDP, se formos a avaliar pelo que têm feito em termos de experiência para o utilizador, também não seria um futuro risonho, se considerarmos que pelo menos há pouco tempo ainda não havia sequer uma área de cliente onde consultar os consumos.
Também se pode dizer (e eu acredito) que se pudessem usar um backoffice de mercado, em pouco tempo teriam isso tudo porque é standard em vez de reinventar a roda (veja-se o continente)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 1992
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 09 jun 2021, 13:10

No nosso modelo, em que há separação de entidade gestora e operador, quem teria acesso a esta informação do back-end? A Mobi.E, o OPC, ou ambos ?

A partir do minuto 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=uzDLQ4gIFF4
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1972
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 09 jun 2021, 14:59

BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2021, 08:48
Tanto quanto foi escorrendo por aqui e não só (lendo a contribuição da EDP para o RME também se percebe), a EDP é dos players que defendeu o modelo "normal" em que teriam controlo total sobre os postos. Sem MobiE :pray:

Mesmo concordando com a posição da EDP, se formos a avaliar pelo que têm feito em termos de experiência para o utilizador, também não seria um futuro risonho, se considerarmos que pelo menos há pouco tempo ainda não havia sequer uma área de cliente onde consultar os consumos.
Também se pode dizer (e eu acredito) que se pudessem usar um backoffice de mercado, em pouco tempo teriam isso tudo porque é standard em vez de reinventar a roda (veja-se o continente)
Também não deposito grande fé na EDP ou Galp, como empresas que se preocupem co m os utilizadores finais, o que lhe importa são grandes numeros e indicadores ,etc...

Verdade seja dita têm um bom backoffice de assistência ao reporte de avarias, recebemos email com o numero do registo, fazem acompanhamento telefónico e dois 2 casos reportados, 1 foi resolvido rapidamente.

No ENVE estava a tentar "vendar" uma aplicação que permitia pelo menos ver a localização dos postos e o seu estado (não me recordo se referiram os consumos, mas nada que uma pesquisa na net não esclareça).

Há pequenas coisas aqui e ali, mas de facto de uma empresa como a EDP era de esperar muito mais na instalação de postos e outras coisas mais...

rafaelferreirapt
Mensagens: 140
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 13 jun 2021, 12:25

alexmol Escreveu:
09 jun 2021, 13:10
No nosso modelo, em que há separação de entidade gestora e operador, quem teria acesso a esta informação do back-end? A Mobi.E, o OPC, ou ambos ?

A partir do minuto 5:00
https://www.youtube.com/watch?v=uzDLQ4gIFF4
Seria o operador, pois a Mobi.e só faz o mesmo que outras plataformas de roaming na Europa, que é receber e enviar consumos, tarifários e localizações.

Esse backoffice (e outros) devem ser escolhidos pelos operadores em breve.

rafaelferreirapt
Mensagens: 140
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 13 jun 2021, 22:17

cfvp Escreveu:
08 jun 2021, 19:57
No entanto é isto que tenho andando a falar, um sistema já por si complexo e agora os OPCs vão começar a pôr mais truques por cima. No outro dia a miio disse-me que os OPCs vão ter a liberdade de diferenciar por potência e hora do dia.
Sim, têm agora possibilidade de colocar preços por tomada tendo em conta a hora do dia, o dia da semana, a potência do veículo, os kWh carregados, a duração da sessão por minuto ou por kWh.

Por exemplo, podem ter tarifário por minuto durante o dia e por kWh durante a noite.

Para a miio, implica criar um novo simulador para a funcionalidade de outros CEMEs, dado que o preço miio já está a suportar estas variações.

Responder

Voltar para “Carregamento”