Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
npires00
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Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por npires00 » 18 mai 2021, 10:21

Caros companheiros de veiculos eletricos,

Será que andar em modo eletrico continua a compensar?
Atualmente temos a grande maioria dos postos de carregamento em que os OPC cobram valores ridiculamente altos.

Vejamos o seguinte caso:
No caso de um BMW 330e, 10,96 kWh demoram 4h18m a concluir o carregamento, custa em energia 0,97€, operador Galp, e tem um custo de OPC, High Green Energy, um custo de tempo de 7,48€ o que totaliza 8.45€+iva, ou seja 10,39€.

Com este carregamento o automóvel, BMW 330e consegue efetuar em media 50 Km, o que significa que aos 100Km gasta 20,78€
O mesmo veiculo movido a gasolina, admitindo por excesso que gasta 8 litros aos 100Km, e o preço da gasolina a 1,589€, o total já com todos os impostos é de 12,71€.

Assim fica a questão de que forma querem promover a utilização de veiculos eletricos?

cfvp
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por cfvp » 18 mai 2021, 19:11

Viva,

É verdade, a situação para certos carros não está nada boa nos carregamentos públicos. No entanto o ideal e normal é carregar em casa. Assim sendo andar a elétrico é mais barato, sem dúvida. Mesmo nos carregamentos fora de casa também pode compensar. Já vi preços entre os 3-5€ para 100km, o que é mais barato que um diesel económico. Porém é preciso saber escolher o posto para o carro, infelizmente. Eu sei, eu também não gosto deste sistema, pelo menos nos PCNs acho que deveria ser sempre cobrado ao kWh, assim não se prejudicaria os carros monofásicos, que ainda são muitos, como é o caso dos híbridos plug-in e não só.
Última edição por cfvp em 18 mai 2021, 20:35, editado 1 vez no total.
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mjr
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mjr » 18 mai 2021, 19:42

Bem vindo!

Há alguns postos com valores ridiculamente altos, mas também há postos com tarifários adequados à potência de carregamento do posto, nomeadamente os PCR (postos de carga rápida). Carregar um 330E num PCR que custe 0,10€/min custa ao fim de 1 hora 6€ de OPC, tendo apenas carregado 3,6kW.h porque o carregador AC interno do 330e apenas carrega até 3,6kW, apesar do posto permitir 43kW! Isto significa que só da parte OPC vai custar 6€/3,6kW.h = 1,67€/kW.h.

No caso que indicou as 4h18m custaram 7,48€, ou seja 7,48€/4,3h = 1,74€/h = 0,029€/minuto. Trata-se certamente de um PCN, mas em que o preço está mais adaptado a carregamento de 11kW. Ou seja, se o carro que carregar neste posto tiver um carregador interno de 11kW (Tesla M3, VW id3, BMW i3, etc), vai custar de OPC 60 x 0,029€/11kW.h = 0,16€/kW.h. No seu caso custa basicamente o triplo, pois o 330e só carrega a 3,6kW: 60 x 0,029€/3,6kW.h = 0,4833€/kW.h. No seu caso foi ainda mais caro porque a fase final do carregamento é mais lenta, gastando mais tempo para chegar a 100%. O ideal é não carregar acima de 90% quando carregar na rede pública, pois vai ficar bem mais cara a parte de 90% a 100%.

Para minimizar o custo de carregamento no seu carro deverá escolher postos que custem abaixo de 0,01€/min ou que cobrem ao kW.h (há poucos...).

Pode simular os custos de carregamento para o seu carro na app Miio (iOS e Android).
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RaaR
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por RaaR » 18 mai 2021, 19:46

Cada pessoa terá a sua experiência de carregamento. Eu, que carrego praticamente apenas em casa, tenho um custo médio de 2,06 € por cada 100 km. O veículo em questão é um Tesla Model 3 SR+ e gosto de fazer uma condução divertida. Não tenho os consumos baixos que vejo em muitos utilizadores aqui do fórum. Parece-me que nenhum veículo a combustão do mesmo segmento poderá sequer aproximar-se destes valores.

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Nonnus
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Nonnus » 18 mai 2021, 22:18

npires00 Escreveu:
18 mai 2021, 10:21
Caros companheiros de veiculos eletricos,

Será que andar em modo eletrico continua a compensar?
Bem vindo.

Respondendo a sua pergunta. Sim, continua.

O mjr já explicou quase tudo. O carro dado como exemplo é uma má escolha se a ideia for andar em modo electrico para quem tiver de percorrer mais de 50km por dia, e torna-se ainda pior se não tiver como carregar em casa. O 330e é só um, entre muitos carros em que a preocupação não é ter um carro eficiente, tanto nos carregamentos (3.6kW do carregador interno), como nos consumos.

Todos nós, que temos carros 100% electricos e que podemos carregar em casa, o que lhe podemos dizer, é que sim, compensa e muito. Porque mesmo que de vez em quando tenhamos que carregar na rede pública, existem muitos outros factores que entram na equação da economia.

O carro dado como exemplo continua a ter um motor a combustão, que precisa de manutenção e que por ano leva o proprietário a gastar centenas de euros ou até milhares. Por outro lado os 100% electricos não. Há mais contas a fazer para se chegar a conclusão que compensa e muito andar em modo electrico. Como disse, não é com carros como o do exemplo dado. Estes carros não foram pensados para serem eficientes.

Esses carros foram pensados para outros fins que já discutimos aqui várias vezes e que não vale a pena estar a chover no molhado.

Edit:

Aproveito para deixar aqui a melhor análise feita por um proprietário de um híbrido que está neste fórum. Se quiser perceber porque é que nós dizemos que são carros que não foram pensados na eficiência.

viewtopic.php?f=22&t=8260&start=70#p141261
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rimsilva
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 19 mai 2021, 10:37

Bem vindo!

Relativamente às questões que coloca, é de facto mais limitado o uso de um PHEV fora de casa, quando se está a falar de modo eléctrico.

Quem pretende priviligiar o modo elécrico o foco terá de ser num VE 100% eléctrico ou no minimo pensar muito bem no PHEV mais indicado para carregar fora.

Os PHEV estão pensados sobretudo para serem carregados em casa de forma a andar em modo eléctrico em cidade e nas deslocações mais longas a combustão. O facto de ter um motor e bateria, leve a que a sua eficiência seja muito baixa (salvo raras excepções).

Consumos elevados e fraco desempenho no carregamento, só com um custo baixo em casa é que consegue ser uma solução viável.

A unica forma de atenuar esta situação, seria optar por um PHEV com carregamento um pouco mais "rápido" a 7,4 kW, embora tendo a consciência que o custo nunca seria como um BEV, uma vez que os consumos são entre 50 a 100% superiores (isto mais uma vez para a maioria dos PHEV).
A carga rápida também é opcional em alguns PHEV, mas como é uma carga rápida limitada em potência a sua utilidade acaba também por ser duvidosa.

Como costumo referir, o que muito referem como o melhor de 2 mundos, pode acabar por ser o pior.

Voltando ao cerne da questão, este modelo actual está vocacionado para "empurrar" os OPC a cobrarem por tempo, uma vez que não podem vender energia e por isso a forma de garantir alguma rentabilidade dos postos é pela ocupação dos mesmo por tempo.

Um PHEV do tipo 330e, deve usar postos cobrados ao kWh ou por minuto com potência adequanda (3,7 kW), mesmo sabendo que vai sempre sair penalisado pelos consumos elevados.
Podem também aproveitar os poucos locais que ainda vão existindo com carregamentos grátis, como acontece no IKEA, por exemplo.

mafgod
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mafgod » 19 mai 2021, 11:19

rimsilva Escreveu:
19 mai 2021, 10:37
Podem também aproveitar os poucos locais que ainda vão existindo com carregamentos grátis, como acontece no IKEA, por exemplo.
Hum, qual IKEA?

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mjr » 19 mai 2021, 11:21

Ikea Matosinhos, com o CEME Prio.e.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 31500km em 2020-10-17
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 43500km em 2020-11-19.
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mafgod » 19 mai 2021, 13:57

mjr Escreveu:
19 mai 2021, 11:21
Ikea Matosinhos, com o CEME Prio.e.
Ok, aqui para o sul os IKEAs já não dão borla :-(

Mas se usar um cartão CEME, neste caso da PRIO.e apesar do OPC ser zero, terá de pagar sempre ao CEME, mais as outras taxinhas, certo?

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 19 mai 2021, 15:21

mafgod Escreveu:
19 mai 2021, 13:57
mjr Escreveu:
19 mai 2021, 11:21
Ikea Matosinhos, com o CEME Prio.e.
Ok, aqui para o sul os IKEAs já não dão borla :-(

Mas se usar um cartão CEME, neste caso da PRIO.e apesar do OPC ser zero, terá de pagar sempre ao CEME, mais as outras taxinhas, certo?
Pensava que a politica era a mesma para todos os IKEA, mas efectivamente em Matosinhos é anunciado que o cartão CEME Prio não cobra a energia, mas não sei mais pormenores, porque nunca usei e há bastante tempo que não vou lá.

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