Carregamento nos postos MOBI.E

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por batalha » 30 mar 2011, 00:01

mjr Escreveu:
Seal Escreveu:Pergunta de leigo.

Com um cabo como o das fotos ligado a um carregador de 10A do veículo e ao ponto mobi.e excede os 10A?

Não é o carregador que só pede o que precisa?
Se o carregador for de 10A, é isso que ele vai gastar. Os 20A que o vago falou são o valor máximo que o posto pode fornecer. Quem define a corrente é sempre a carga, o posto apenas pode limitar esse valor.
Limita... é como quem diz! Dispara o disjuntor e não se consegue carregar :cry: daí a necessidade do EVSE de 10A

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por mjr » 30 mar 2011, 00:08

batalha Escreveu:
mjr Escreveu:
Seal Escreveu:Pergunta de leigo.

Com um cabo como o das fotos ligado a um carregador de 10A do veículo e ao ponto mobi.e excede os 10A?

Não é o carregador que só pede o que precisa?
Se o carregador for de 10A, é isso que ele vai gastar. Os 20A que o vago falou são o valor máximo que o posto pode fornecer. Quem define a corrente é sempre a carga, o posto apenas pode limitar esse valor.
Limita... é como quem diz! Dispara o disjuntor e não se consegue carregar :cry: daí a necessidade do EVSE de 10A
Se o carregador da mota gastar 10A não vai disparar nenhum disjuntor pois ele é de 20A. Agora se fosse ao contrário aí só poderia funcionar com EVSE, para indicar ao carregador de 20A para apenas utilizar os 10 disponíveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por batalha » 30 mar 2011, 00:19

Claro, tens razão, estava "dentro" do Leaf :D

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por ruimegas » 30 mar 2011, 00:20

mjr Escreveu:Temos de pedir aos moderadores para arrumarem a casa ;) eu ando com a mania de aceder ao forum com o iPhone e não dá jeito para fazer arrumações de tópicos.

É óptimo a Efacec disponibilizar um home charger com maior capacidade de corrente. Se eu um dia adquirir um gostaria que me permitisse carregar outro futuro VE com mais corrente caso esse VE permitisse. O Ford Focus eléctrico parece que terá um carregador de 32A, mas que con o home charger básico só poderia utilizar 16A.
Mike ... trata da arrumação do fórum que eu não percebo nada disso ;) :lol: :lol: :lol: .

O Ford Focus vai "puxar 6,6 kw, vais ter de reforçar toda a cablagem da tua casa mjr pois eu subscrevi o máximo que podia em minha casa que é 6,9 kw e o Sr. da EDP disse-me logo que se quisesse o de 10 kw tinha de mudar toda a cablagem do prédio porque os fios que tinha não iam aguentar.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento nos postos MOBI.E

Mensagem por mjr » 30 mar 2011, 07:26

Pelo que vi a minha instalação está certificada até 45A monofásicos, pelo que daria para os 6.6kW. Claro que o ideal seria os carregadores dos VE suportarem trifásico , ou a Efacec criar um EVSE que convertesse trifásico em monofásico (ou DC, para carregar pela porta de carregamento rápido, mas com menor potência).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregamento nos postos MOBI.E

Mensagem por RJSC » 30 mar 2011, 14:19

mjr Escreveu:Pelo que vi a minha instalação está certificada até 45A monofásicos, pelo que daria para os 6.6kW. Claro que o ideal seria os carregadores dos VE suportarem trifásico , ou a Efacec criar um EVSE que convertesse trifásico em monofásico (ou DC, para carregar pela porta de carregamento rápido, mas com menor potência).
Tendo em conta que o carregador tem um retificador logo na entrada, é provável que com um EVSE que em vez de AC forneça DC proveniente de 3 fases retificadas (com 6 díodos) até funcione. O raio da correção do fator de potência é que estraga tudo, ou então até pode aceitar, só se alguém "de dentro" denunciar.

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Carregamento nos postos MOBI.E

Mensagem por Seal » 30 mar 2011, 15:05

Testado e confirmado, obrigado ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Responder

Voltar para “Mobi-E”