Carregamento nos postos MOBI.E

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
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Seal
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por Seal » 26 mar 2011, 20:11

Desculpem as fotos, mas não quero arranjar qq tipo de problema ao amigo de um amigo de um amigo por sua vez amigo de outro amigo meu. :roll: :roll:


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Se o cartão fosse meu assumia sem receio, não sendo, tenho de colocar isto assim, mesmo que o dono do cartão me tenha dito que não se importava ;
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por vago » 28 mar 2011, 23:07

Excelentes imagens, totalmente esclarecedoras sobre o que constitui um satélite Mobi.e
Não é estranho a mota carregar ;)
:arrow:
Nesta fase os postos da rede pública são Modo1, com tomada monofásica refº 60309, com fase, neutro e terra, vulgarmente conhecida como tomada CEE.
Estes postos carregam pequenos veículos directamente (Modo1) sendo necessário usar o adaptador com linha piloto para carregar todos os VEs que sejam modo3, como o LEAF e todos os outros de última geração.
Esta forma de carregamento com adaptador é denominada modo 2.
:geek:
Confuso? espero que não. Talvez um pouco chato

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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por mjr » 29 mar 2011, 09:17

Excelente explicação vago. Resumindo:

Nível 1: ligação directa da rede ao carregador
Nível 2: colocação de um adaptador externo que fornece o sinal piloto entre a rede e o carregador
Nível 3: posto de carregamento fornece sinal piloto

No caso do nível 3, sabes qual é a corrente máxima indicada pelo sinal piloto que o home charger da Efacec e os futuros postos em nível 3 irão fornecer?
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por vago » 29 mar 2011, 21:54

obrigado mjr :)
o meu papel é mesmo de esclarecer, está á vontade. 8-)

A conclusão é excelente a menos da palavra Nivel=Level que tem um significado diferente de Modo de carregamento.
Modos 1,2 e 3 com a descrição que lhe deste está perfeito. ;)

Nivel 1,2 e 3 é uma denominação Americana e apenas tem haver com a potencia de carregamento e não com a existencia do piloto.
Nos States a tensão da rede electrica de distribuição é de 120Vac tendo os carregadores a seguinte classificação.

Level 1, 120V carga normal de baixa potencia, provavelmente não mais que 2KW
Level 2, 208 ou 240V carga normal tipo Europa, usando uma ligação especial com duas fases na entrada do carregador.
Level 3, trifasico para carga rapida

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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por batalha » 29 mar 2011, 22:21

Estamos todos bem, uns para os outros :oops:
-A Nissan fecha-se em copas!
-O governo vai de férias, e não há nada para ninguém!
(golo de Portugal! Ao menos isso)
-A Mobi.E, não passa cartão, não divulga os preços e esquece as motas.
-E e pessoal fica aqui a discutir o sexo dos anjos

Vou masé emigrar prós states :roll:

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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por mjr » 29 mar 2011, 22:22

Não sei porquê mas fiz um curto-circuito entre nível e modo, apesar de saber a distinção. Adiante ;)

Gostaria, se possível, que esclarecesses relativamente ao modo 3, qual o nível (aqui sim ;) ) de corrente que os EVSE públicos e privados da Efacec indicam ao carregador dos VE que podem utilizar. Isto para saber se estão preparados para carregadores mais potentes do que os actualmente existentes nos VE disponíveis no mercado.
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por vago » 29 mar 2011, 23:07

Realmente esta discussão está desfocada neste tópico, mas depois de começar é dificil parar.

Isto é demasiado técnico e pouco interessante mas cá vai

:ugeek: A máxima corrente de carga é codificada no sinal piloto gerado pelo carregador e transmitida permanentemente ao VE.
O carregador onboard do VE faz então a gestão da carga da bateria sem nunca ultrapassar a essa corrente máxima.

Nos postos actuais Mobi.e (Modo1) sem sinal piloto a corrente máxima está apenas limitada pelo disparo do disjuntor de protecção, 20A;
O acessorio para modo 2 do LEAF gera sinal piloto com 16A 8-);
Os acessorios para modo 2 com Schuko na ponta deveriam gerar sinal piloto de 10A mas já vi com 16A, :mrgreen: é demasiado um dia acaba por derreter.
O Efacec Homecharger, modo 3, monofasico gera sinal piloto de 16A/3,68KVA é o mais razoável para a potencia disponivel em habitações particulares. Por encomenda existe também a opção 32A mas não está certificada para o LEAF.

Depois há soluções trifasicas ...

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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por Seal » 29 mar 2011, 23:17

Pergunta de leigo.

Com um cabo como o das fotos ligado a um carregador de 10A do veículo e ao ponto mobi.e excede os 10A?

Não é o carregador que só pede o que precisa?
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por mjr » 29 mar 2011, 23:37

Seal Escreveu:Pergunta de leigo.

Com um cabo como o das fotos ligado a um carregador de 10A do veículo e ao ponto mobi.e excede os 10A?

Não é o carregador que só pede o que precisa?
Se o carregador for de 10A, é isso que ele vai gastar. Os 20A que o vago falou são o valor máximo que o posto pode fornecer. Quem define a corrente é sempre a carga, o posto apenas pode limitar esse valor.
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Re: Carta dirigida à Mobie

Mensagem por mjr » 29 mar 2011, 23:45

Temos de pedir aos moderadores para arrumarem a casa ;) eu ando com a mania de aceder ao forum com o iPhone e não dá jeito para fazer arrumações de tópicos.

É óptimo a Efacec disponibilizar um home charger com maior capacidade de corrente. Se eu um dia adquirir um gostaria que me permitisse carregar outro futuro VE com mais corrente caso esse VE permitisse. O Ford Focus eléctrico parece que terá um carregador de 32A, mas que con o home charger básico só poderia utilizar 16A.
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