Shelly 3EM

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 17 jul 2020, 18:26

okok. É isso sem duvida.

Entre Junho e Setembro é relativamente fácil fazer essa gestão pois em condições normais terei sempre a mesma produção das 12h as 16h e posso regular a resistência para um valor para o qual garantidamente vou atingir durante aquele período.

O desperdício existe entre o meu consumo em standby até atingir aquele patamar pré estabelecido, o que ao logo do ano ainda serão uns bons kwh.

Aqui mais uma solução DIY https://www.youtube.com/watch?v=jnuNzXc ... ipC2JAInZk , mas mais uma vez fora das minhas capacidades.

Julgo que posso depreender das vossas opiniões que o SHELLY 3EM para fazer as leituras do consumo da casa, do Leaf e da produção solar SIM.
Shelly 3EM para fazer um sistema de injeção zero NÃO.

Apr os valores dados pela pinça de consumo geral já desconta o consumido pela casa pelo FV ? e o que é injetado conta tb como consumido ?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Shelly 3EM

Mensagem por Apr » 17 jul 2020, 23:15

papacurvas Escreveu: Shelly 3EM para fazer um sistema de injeção zero NÃO.
O shelly tem um relé. Um relé está muito longe de um sistema de injeção zero.

papacurvas Escreveu: Apr os valores dados pela pinça de consumo geral já desconta o consumido pela casa pelo FV ? e o que é injetado conta tb como consumido ?
Ofereci-te ajuda mas da app original do shelly pouco percebo :oops: Usas uma flow simples no Node-RED para recolher as leituras por REST API ou MQTT e envias para o emoncms e tens o problema resolvido.

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 20 jul 2020, 21:40

Apr Escreveu:
17 jul 2020, 23:15
Ofereci-te ajuda mas da app original do shelly pouco percebo Usas uma flow simples no Node-RED para recolher as leituras por REST API ou MQTT e envias para o emoncms e tens o problema resolvido.
Uiiiiii tentei meter no google tradutor mas fiquei na mesma :D vou ter aqui coisas para estudar.

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 20 jul 2020, 22:17

Duvidas de instalação:

O o para que serve?

O i é a alimentação, que tipo de fusível devo usar ? Estava a pensar puxar uma fase de um disjuntor da iluminação que pouco use para alimentar o Shelly.

O VA/VB/VC não estou a ver como faço estas ligações nem que fusíveis usar ?

Ainda não encontrei nenhum vídeo de instalação. Alguma sugestão?
Anexos
SHELLY 3EM.png

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Shelly 3EM

Mensagem por Apr » 20 jul 2020, 22:40

Estas a ver mal, a alimentação do shelly é feito nas fases Va Vb Vc, se tiveres trifásico ligas cada uma das fases se tiveres monofasico ligas a mesma fase nos 3 pontos, com podes ver neste diagrama:

Imagem



as ligações I + O é o relé, que funciona com "contacto seco", ou seja, colocas qualquer sinal no terminal "I" e quando ligas o relé esse sinal está disponivel no terminal "O"

Tens lá um esquema para geral + fotovoltaico em principio ele deve fazer a conta do consumo na APP

O breaker que é referido nas ligações são as proteções que deves colocar no medidor, podes p/ex adicionar um disjuntor dedicado para o medidor ou derivar de um barramento disponivel, etc...


Ja compraste o shelly?

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 20 jul 2020, 22:52

Ainda não comprei, mas tenho me despachar pois já tenho as tubagens prontas para receber cabo e queria acabar a obra.

O esquema que coloquei foi com base no esquema de geral + PV e adicionei o VE, dai eu dizer que não percebo como ligo o VA/B/C.

Responder

Voltar para “Off-Topic”