Shelly 3EM

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 14 jul 2020, 19:37

Boa tarde,

Já alguém estudou esta hipótese para fazer a gestão dos consumos da casa, consumo do EV e produção do fotovoltaico?

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-8264

Acho interessante pegar neste sistema em monofásico e faze lo trabalhar com o Home assistent e tornar a minha produção fotovoltaica num sistema de injeção zero.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Shelly 3EM

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2020, 19:52

Com home assistant não, mas o EVSE do Apr por exemplo faz isso: desvia-te o excedente solar para o carregamento do VE.
Há uns outros controladores (não me lembro da marca...) que permitem desviar o remanescente da produção solar para cargas resistivas (bastante mais caro do que o que indicaste).

Esse pelo preço parece bem interessante, mas dá ideia que não permite modular a potência de saída para gastar só o remanescente, se ligar o contactor vai gastar tudo o que a carga "pedir", a vantagem dos sistemas que mencionei é que gastam apenas o remanescente da produção ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 14 jul 2020, 21:57

Explicando melhor:

A ideia é trocar o meu Mirubee por este para conhecer os consumos da casa, consumo EV e produção fotovoltaica.

A parte da injeção zero vai ser com o termoacumulador e os AC´S.
https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=17&t=24102

Trocando o Broadlink por um Shelly 1PM e com o regulador tensão.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Shelly 3EM

Mensagem por Apr » 14 jul 2020, 23:03

O shelly 3EM, ao contrário da restante gama de medidores da shelly é calibrado de fábrica, isso quer dizer que o chip que aquisição de energia produz leituras bastante precisas. Acho que ficas muito bem servido com um medidor destes. Eu tinha planeado alterar o firmware dele para colocar o meu "eNode" mas estou mais inclinado para integrar o shelly como está no meu EVSE, é muito mais simples.

Quanto a resto, não sei se vale a pena o esforço, pelo que percebi tens um variador de tensão que ajustas para a potencia que queres que a resistencia debite e depois ligas e desligas a resistencia remotamente com um relé, é isso?

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 14 jul 2020, 23:39

Apr obrigado pelo teu feedback.

Nesta altura do ano tenho das 12:30 as 15:30 produção fotovoltaica de 900w.
Regulo o regulador para esse valor, e coloco um timer no broadlink para esse periodo.
Nesse periodo o TA aquece a agua para os banhos a 900w com a produção do fotovoltaico.

Com a shelly, pretendo que o 3EM comunique com um shelly 1pm (trocando o broadlink) e faça essa gestão ao longo do dia.
Com comandos simples, se o fotovoltaico atinge os 900w as 11: 45 liga o 1pm que liga o TA, baixa dos 900w às 15:15 desliga o TA a essa hora.
Para alem de permitir ligar com o Home Assistent.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Shelly 3EM

Mensagem por Apr » 15 jul 2020, 09:19

Tenta montar um sistema de monitorização de energia com graficos em tempo real, assim consegues ver o que está a acontecer e tens historico.

Pela tua descrição podes estar a confundir a produção solar que é uma coisa com o consumo global da casa que é outro. Se estiveres a produzir 900Watts de energia fotovoltaica não podes desviar isso assim para a resistencia, porque se estiveres a consumir 500W da casa vais passar a importar da rede 400Watts.

O desvio resume-se sempre a "zerar" o consumo global da casa. Se tiveres apenas paineis solares então o desafio é minimizar a injeção. Com o consumo da casa na equação é mais dificil definir limiares estáticos. Mas estás no bom caminho.

Se precisares de ajuda no shelly diz que eu tenho um igual.

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 15 jul 2020, 22:50

Um pouco do meu dilema é continuar com o Mirubee ou migrar para o Shelly.
Considero o shelly mais completo e com mais margem para evoluir.

Estou bem ciente dos aspetos de produção vs consumo os valores que falei foram a titulo de exemplo.

Neste momento com os dados que tenho, para o meu caso particular, parece me ser vantajoso de primavera/verão aproveitar os painéis com tarifa normal e inverno/outono bi horario. Mas preciso de mais tempo para aferir isto.

Dai estar mt tentado migrar para o shelly para ter dados de consumo global, consumo VE e produção FV. Provavelmente para isto o Mirubee é melhor mas não me permitiria comunicar com outros sistemas.
Aqui o Roberto Jorge penso que fala nisso: https://www.youtube.com/watch?v=caRRXbs93sM

Obrigado mais uma vez por te disponibilizares para tirar duvidas.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Shelly 3EM

Mensagem por Apr » 16 jul 2020, 14:37

O que eu queria dizer é que quando tens que ter em conta o consumo da casa a coisa complica mais. Com o controlo grosseiro que vais fazer que basicamente é ligar ou desligar um carga de x Watts vais ver que vais continuar a desperdiçar muito e ainda podes buscar extra à rede que não ias buscar se não tivesses esse sistema.

Para esse fim de desvio para resistencia o mais indicado é o mk2pvrouter - https://www.mk2pvrouter.co.uk/

Se calhar até fica mais em conta que o shelly 3EM, depende do quanto estás disposto a fazer em regime DYI.

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Shelly 3EM

Mensagem por papacurvas » 17 jul 2020, 11:52

Eu gosto mt de DIY, mas este já sai muito fora das minhas capacidades.
Apr Escreveu:
16 jul 2020, 14:37
Com o controlo grosseiro que vais fazer que basicamente é ligar ou desligar um carga de x Watts vais ver que vais continuar a desperdiçar muito e ainda podes buscar extra à rede que não ias buscar se não tivesses esse sistema.
Não percebi bem este teu raciocínio, desperdiço e ao mesmo tempo vou buscar ?!?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Shelly 3EM

Mensagem por BrunoAlves » 17 jul 2020, 14:36

Desperdiças solar quando a produção remanescente não estiver no teu horário e vais buscar à rede o excesso de consumo da tua carga em relação à produção ;)

Idealmente gastas apenas o excesso da produção solar (ex estás a produzir 900W, a casa está a consumir 300W então só gastas 600W). Se o consumo da casa aumentar, reduz-se dinamicamente a potência disponível para a resistência.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Off-Topic”