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Re: Bateria AC DYI

Enviado: 23 abr 2023, 19:02
por Apr
Desde o meu ultimo post este sistema evoluiu muito, tenho pena de nao ter mantido os updates frequentes para ter deixado um registo de alguns detalhes interessantes.


De forma resumida o sistema de bateria AC que tinha mostrado neste topico era baseado em:

- um pack completo de um Audi hibrido, cerca de 18kwh brutos com o BMS original
- Um sensor de corrente DC CAN nao intrusivo
- um inversor chinoca de 800W com sensor de corrente rs485
- um carregador EV Elcon de 3.6kW CAN
- um controlador feito por mim que le os dados do BMS + sensor de corrente do medidor de energia do quadro geral e controla o inversor e o carregador.

O sistema tinha uma tensão nominal de 108V por limitação do inversor e funcionava relativamente bem, era possivel desviar todo o excedente solar para a bateria e tinha a limitação de apenas conseguir compensar 800W para os consumos da casa.


As evoluções seguintes foram:

- Adquirir um inversor hibrido goodwe GW-6000EH e reconverter o sistema de 30S para 84S
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- comprar uma bateria completa de um leaf 24kWh

A ideia era aparafusar a bateria na parede, tal como ela veio, ligar o + e o - DC ao inversor, e mais 2 fios CAN, resolver a sequencia de pré-carga e tava feito!!! Mas depois de ver o tamanho e o peso do pack não houve forma nenhuma de a meter local definitivo por causa do acesso.

A bateria a vir:
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a bateria a ir embora :cry: :
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- trocar a bateria do leaf 24kWh por uma desmontada de 64kWh de um e-Niro + um BMS velho de um Leaf.
Tive que voltar a ter que inventar para por tudo a funcionar.... :doh:

A bateria no sitio empilhada com os restos da palete onde veio a do Leaf
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As ligações das celulas ficaram todas viradas para o mesmo lado, facilitou a gestão dos fios e do BMS
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Tive que fazer umas PCB's para failitar a ligação dos 96+ fios ao BMS
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Para o controlador tambem fiz umas pequenas PCB's que dão para se ligar entre elas e cada uma tem 1xCAN + 1XR485 e um BUS partilhado para poder trocar dados entre eles

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O sistema está a funcionar há algum tempo, consegue "engolir" toda a produção solar para ser usada quando é mesmo necessária. Estou ainda a ponderar se vou totalmente offgrid com carregamentos esporadicos de noite, ou fico ligado à rede, ha vantagens e desvantagens em ambos os cenários. Por agora o que fui aprendendo:

- Em modo offgrid estou "limitado" a 6kW, ja ultrapassei o limite varias vezes e nao é bonito, vai tudo abaixo e ha situações onde o inversor nao recupera sozinho. a rede é muito mais tolerante a picos de utilização.

- Ligado à rede consigo ter a potencia contratada + os 6kW, é fantastico conseguir carregar a 7.4kW ou até 2 VE a potencias mais baixas e ter ainda praticamente toda a potência contratada para a casa. O EVSE inteligente está atento e garante que nada vai abaixo e o inversor pode dar o maximo que tem. A desvantagem é nao ver o zero no consumo, ha sempre um valor residual de consumo que multiplicado por 30 dias ainda é alguma coisa.

- Os VE são fundamentais no equilibrio do sistema, precisam de carregar a energia a mais que está na bateria estacionária, para que esta possa receber a produção solar do dia a seguir, mas tambem têm que deixar alguma energia para cobrir o consumo.


E é isto, acho que é uma solução bastante diferente do que se costuma ver por aí, partilho por achar que poderá ser interessante ver algo a funcionar derivado de um mix de restos de fabricantes diferentes. Alguma questão que tenham já sabem!

Re: Bateria AC DYI

Enviado: 23 abr 2023, 23:15
por Filipe
Sempre a bulir, espetáculo. 8-)

Re: Bateria AC DYI

Enviado: 25 abr 2023, 08:09
por Nonnus
Mas que maravilha. Muito bom mesmo.

Re: Bateria AC DYI

Enviado: 24 mai 2023, 20:54
por Nonnus
Outro sistema usando o BMS e a bateria de um LEAF 30kWh sem abrir a bateria.


Re: Bateria AC DYI

Enviado: 25 mai 2023, 19:16
por Apr
Nonnus Escreveu:
24 mai 2023, 20:54
Outro sistema usando o BMS e a bateria de um LEAF 30kWh sem abrir a bateria.
Mais concretamente aqui: https://github.com/dalathegreat/BYD-Bat ... -For-Gen24

Re: Bateria AC DYI

Enviado: 25 mai 2023, 22:24
por Apr
Com cerca de 60kWh disponíveis é possivel ser praticamente autónomo como dá para ver neste exemplo:

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O consumo mensal foi de quase 1MWh que se reparte aproximadamente em metade para os VE (~3000Km) e a outra metade para a casa.


Houve alguns fins de semana onde foi preciso fazer viagens consecutivas onde o VE chegava de noite vazio e tinha que estar a 100% no dia a seguir. Netes casos nao dá mesmo para evitar consumir da rede.


Neste mês já existe excesso de produção bastante significativo sem ter onde armazenar mais energia, talvez faça sentido vender o excedente

Re: Bateria AC DYI

Enviado: 26 mai 2023, 13:52
por Apr
E agora uma coisa curiosa, o saldo quarto horario tambem funciona de noite lol.

Um inversor hibrido ligado à rede está sempre a ajustar a injeção para compensar o consumo, logo, mesmo de noite, há injeção de energia que acontece sempre que algum aparelho deixa de consumir na casa.

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As cores roxas são o consumo e injeção medidos e as cores alaranjadas são a tal media a cada 15 minutos. Não é perfeito mas o saldo quarto horario ajuda a minimizar os ajustes do inversor ao consumo.

Importante notar a escala do gráfico, estamos na região das décimas de kwh, basicamente os restos que escapam ao controlo do inversor.

Creio que enquanto for assim não faz muito sentido passar a off grid.