Bateria AC DYI

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 28 abr 2020, 00:23

Hoje vou escrever um pouco sobre o inversor.


Este inversor nem se bem como se chama, apenas o escolhi porque ajusta a potencia de saida por rs485 e traz um medidor de energia

O protocolo está aqui:
https://secondlifestorage.com/showthread.php?tid=7631


Há várias coisas a ter em conta que são diferentes do que estava à espera:

- O inversor debita na rede o que o medidor lê. O medidor tem que estar instalado a medir apenas as cargas e o inversor tem que estar instalado antes das cargas. Nao é bem o cenário ideal para anular consumo de uma casa, o ideal seria medir tudo incluindo a produção do próprio inversor, e para isso o medidor de energia teria que distinguir a direção de corrente, e não faz. Mas isso será irrelevante no meu caso porque o meu eNode é que faz as leituras e o controlador é que comanda o inversor.

- O intervalo de tensão apenas bate certo com estas baterias se tiver 30S, ou 5 packs em série.

Este inversor permite-me definir o valor de tensão para nao descarregar mais, de 85V a 102V. 102V dá tensão média de 3,4V/célula que é bom.
Imagem



O passo seguinte foi então confirmar que tudo funciona bem:
Imagem



E depois arrumar o medidor original na caixa e passar a usar o meu controlador diretamente:
Imagem



Relativamente ao eNode, apenas tive que fazer uma pequena alteração que foi de passar a fazer broadcast das leituras de Potência real 1x por segundo, para serem recebidas pelo controlador, fui influenciado pela forma como a SMA faz nos seus sistemas, a única diferença é que a SMA usa multicast.

A limitação de 5 inversores também já não existe, agora podem instalar-se quantos forem precisos.

Sabe muito bem reaproveitar coisas que já temos, nao precisamos de ter 1 medidor de energia para cada sistema, o eNode passa a disponibilizar as suas leituras para monitorização, EVSE e bateria AC - Está aberta a possibilidade de criar regras avançada para gerir carregamentos dos carros com a bateria estacionaria da casa!


Exemplo de cobertura de consumo à noite:
Imagem
O consumo é a linha vermelha e o inversor preenche o consumo na sua quase totalidade. Nota-se que 800Watts apesar de ser uma potencia baixa acaba por deixar muito pouco para a rede compensar.
Última edição por Apr em 28 abr 2020, 13:09, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Filipe » 28 abr 2020, 03:20

Belo 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por RJSC » 28 abr 2020, 09:29

É pena ainda não ter encontrado o protocolo V2G do Chademo sem pagar 300€ por um PDF.
Assim, sem gastar dinheiro em baterias estacionárias é possível praticamente anular o consumo em horário cheio.
Eu tenho 2 painéis solares sem inclinação ótima a injetar diretamente na rede que durante o dia anulam o consumo permanente dos aparelhos eletrónicos e frigorífico e ainda saem uns 10% de energia para a rua.
Depois às 18h chego a casa e até às 22h quando começa o vazio da tarifa bi-horária há mais coisas ligadas e um consumo grande a preparar o jantar (fogão / forno / microondas) que poderia ser superido pelo que resta da bateria do carro no fim do dia e depois iniciando o carregamento às 22h em vazio.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Filipe » 28 abr 2020, 10:48

Alinho numa " vaquinha " para esse pdf. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 28 abr 2020, 12:48

É uma alternativa mas será que resolve mais problemas do que os que cria? E a que custo ( $$ e intelectual)?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por RJSC » 28 abr 2020, 19:13

A ideia para não ser caro era usar a tomada Chademo apenas para extrair energia do carro para um inversor de 400v como se vê numa microprodução.
Como se extraem poucos kW a ficha Chademo pode ser feita numa impressora 3D e os pinos de algo não muito exigente.
BMS já está na viatura e para carregar seria normalmente em AC com o carregador interno do carro.
A parte que não sei é como fazer o carro exportar energia pela porta Chademo.
O Chademo também usa comunicação CAN, mas o difícil é saber que o que enviar para ativar a exportação de energia.

Seria então um EVSE inteligente, um inversor controlável, o controlador CAN e uma ficha Chademo impressa.
Poupam-se as baterias, bms e carregador.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 28 abr 2020, 19:45

o problema das baterias com rodas é que elas podem fugir de casa quando precisamos delas :-)

Para alem do mais, o mais importante que é carregar as baterias com energia "gratuita" do sol desaparece. Estás a complicar para buscar energia em vazio para descarregar em cheias, eu ainda não me debrucei sobre esse assunto mas a poupança não parece ser assim tão grande.

Mas se faz sentido para ti deves seguir esse caminho, se precisares de alguma ajuda podes contar comigo.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por RJSC » 28 abr 2020, 21:05

O que falei só faz sentido para quem não tem produção solar em excesso durante o dia.
No teu caso em que sobra muita energia durante o dia vale a pena acrescentar a bateria estacionária.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 03 mai 2020, 16:48

O carregador usado nesta Bateria AC é o famoso TC Charger:

Imagem

Este carregador é muito usado em conversões de EV e nas motas elétricas, é IP67, pelas specs pode ir debaixo de àgua até 1m de profundade. Estou curioso para saber o que acontece à ventoinha nesse caso, mas não vou querer experimentar com o meu :-D

Há as versões de 1.8kW, 3.3kW e 6.6kW, todos com modelos que vão desde os 18V até aos 650V. Infelizmente é preciso escolher a janela de voltagens de trabalho corretamente, o carregador sai de fábrica com essa configração e não parece dar para mudar.

A velocidade de comunicação CAN também tem que ser configurada na fabrica, eu pedi 500kbps para poder usar o mesmo bus que os BMS dos packs.

Protocolo aqui:
https://evwest.com/support/Elcon%20CAN% ... 202019.pdf



Quando o recebi fiquei muito bem impressionado
Imagem


As fichas são um terror para montar, e não se pode errar a cravar os conetores, eles vem mesmo à conta.


O modo de funcionamento é simples, o carregador envia todos os segundos a tensão da bateria, amperes e alguns alarmes. Para funcionar precisa de receber 1x por segundo uma mensagem CAN com os amperes desejados e a tensão máxima do pack, caso contrário não carrega.

Há uma diferença (em repouso) de cerca de 1V na tensão medida pelo carregador vs o que eu calculo através das tensoes individuais reportadas pelo BMS original da VW, é falha de calibração de fábrica do carregador. Tenho tentado falar com a loja onde comprei o carregador mas desde que o recebi nunca mais obtive resposta. Tenho que corrigir em software as diferentes medidas que são feitas pelos diferentes componentes do sistema. Por causa desta diferença da para ver em baixo que o pack tem mais que 100% de soc porque a tensão na bateria é de 118,8V mas no carregador mede 117,8V:

Imagem


Com todos os componentes a trabalhar, já é possivel definir os limites de trabalho do sistema. O RNM explicou-me os testes de descarga do pack com diferentes niveis de SOC e sugeriu definir ciclos de descarga desde 3,5V/cell até 3,95V/cell, que corresponde a limitar o pack a trabalhar entre os 12% e 80% de SOC, fornecendo 68% da capacidade total.
Imagem

é possivel obviamente alterar estes limites para valores mais agressivos ou mais conservadores, consoante o que se pretenda.


E está quase no final, apenas falta escrever sobre alguns acessórios para ter o sistema completamente descrito.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Filipe » 03 mai 2020, 23:54

Fiche meu 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Off-Topic”