Bateria AC DYI

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 30 mai 2020, 01:11

Para terminar a descrição deste sistema apenas falta o sensor de corrente DC, retirado de um VE acidentado é um sensor de alta precisão com comunicação can bus, também a 500kbps:

Imagem


Datasheet aqui: https://www.lem.com/sites/default/files ... -c_sp3.pdf


Este medidor debita para o bus 100 leituras por segundo. Acho uma solução muito interessante porque não precisa de instalar nenhum shunt e é independente da tensão. No dia em que conseguir ir para tensões nominais semelhantes aos packs originais dos packs EV posso reutilizar este sensor.


Do lado AC tenho um Eastron SDM220 a debitar contagens a cada segundo.


Assim consigo medir a eficiencia geral do sistema: Quer no carregador quer no inversor chego facilmente aos 93% de eficiencia. No entanto o cenário de ajustar a carga ou a descarga consoante a energia solar ou o consumo da casa tem uma penalização forte na eficiencia porque não estamos a pedir aos componentes que trabalhem nos seus regimes ótimos. Consigo verificar de forma empirica que abaixo dos 300W de carga ou descarga as eficiencias baixam consideravelmente.


Outro desafio é ter uma visualização que seja suficientemente simples para ter o sistema debaixo de olho, e ver se está tudo a funcionar bem, o emoncms as vezes parece um bocado limitado mas com alguma dedicação ainda se conseguem fazer ums dashboards engraçados:

Imagem

Imagem



Para terminar, a bateria AC veio mesmo a calhar nesta altura em que estamos todos de quarentena, com toda a gente em casa, são transacionados quase 30kWh diários, que servem para os consumos da casa, do VE e da bateria AC, e com tanto sol ainda se injeta alguma energia na rede. O que se paga de energia dá uma média de 1,82€ por semana. Isto é com 750W de capacidade de injeção, se colocar mais inversores em paralelo consgo ter mais entrega de potencia que evito comprar à rede.


Imagem

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 157
Registado: 27 mai 2017, 17:46
Data de fabrico: 30 jun 2014
Capacidade bateria: 10 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por BVG » 14 fev 2021, 23:31

Ainda estou de boca aberta :o
:happy-partydance:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 15 fev 2021, 00:46

Eu também andava todo contente até o vir o inverno e o sol ir embora. Precisava de quadruplicar o campo solar e triplicar a capacidade e ainda assim tinha que carregar a maior parte em bi-horario. A sorte é que em Portugal são poucos meses assim, este ultimos dias tem sido uma maravilha :-)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por LuisG » 18 fev 2021, 01:47

RJSC Escreveu:
28 abr 2020, 09:29
É pena ainda não ter encontrado o protocolo V2G do Chademo sem pagar 300€ por um PDF.
Assim, sem gastar dinheiro em baterias estacionárias é possível praticamente anular o consumo em horário cheio.
Eu tenho 2 painéis solares sem inclinação ótima a injetar diretamente na rede que durante o dia anulam o consumo permanente dos aparelhos eletrónicos e frigorífico e ainda saem uns 10% de energia para a rua.
Depois às 18h chego a casa e até às 22h quando começa o vazio da tarifa bi-horária há mais coisas ligadas e um consumo grande a preparar o jantar (fogão / forno / microondas) que poderia ser superido pelo que resta da bateria do carro no fim do dia e depois iniciando o carregamento às 22h em vazio.
Talvez já não demore muito:
http://youtu.be/kl9_cWF7fXo
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por OCasal » 18 fev 2021, 23:04

Dependendo do investimento, para mim será uma solução a equacionar! Pago quase o dobro do preço da energia durante o dia, do que o que pago à noite, por isso desde que não necessitasse da energia para a deslocação a fazer durante o dia, iria rentabilizar ainda mais o bi-horario! Para quem cozinha todos os dias em casa e tem tudo elétrico, sabe bem do que falo. Há imensos consumos que não consigo canalizar para a noite e com um sistema V2G seria muito mais fácil!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Nonnus » 19 fev 2021, 13:18

MRider Escreveu:
19 fev 2021, 12:36
A custo de ciclos no pack do carro. A longo prazo compensa ?
Já discutimos isso noutro tópico :snooty:

edit: viewtopic.php?f=9&t=8102&hilit=v2g
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 19 fev 2021, 14:48

V2G é fixe mas uma bateria estacionária é melhor :-)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por OCasal » 19 fev 2021, 18:40

Os ciclos numa bateria que está a alimentar uma habitação por breves horas por dia, não têm efeito significativo no envelhecimento da mesma. Essa variável, quando comparada com a idade e a temperatura a que está submetida a bateria, quase nada pesa. Por outro lado, a percentagem de ciclos que a bateria faz ao alimentar a casa é mínima, a não ser que se ligassem todos os eletrodomésticos ao mesmo tempo nesse período em que estamos a usar a energia da bateria!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por BrunoAlves » 19 fev 2021, 18:46

Não tenho tanta certeza... Uma bateria de um mk1 com degradação significativa terá uns 14kWh ou menos. Eu tenho dias em casa que, sem carregar o VE, gasto essa energia. Não me parece desajustado considerar perfeitamente possível um ciclo por dia numa bateria destas, um ciclo parcial de 20-40% por dia numa bateria de maior capacidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Bateria AC DYI

Mensagem por Apr » 19 fev 2021, 19:09

usar os eletrodomesticos todos continua a ser cócegas para um pack de 24kWh.

Nao vejo beneficio nenhum em ter rodas bancos e um chassis agarrado a 24kWh para usar numa casa. Só vejo espaço desperdiçado, complexidade acrescida e dificuldade em expandir em capacidade e em potencia.

Responder

Voltar para “Off-Topic”