miio electric

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: miio electric

Mensagem por LFN » 11 mai 2021, 18:12

Lendo que se escreve por aqui, parece-me bastante complicado descomplicar.... :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: miio electric

Mensagem por BrunoFonseca » 11 mai 2021, 19:23

rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 17:25
Olá, nós na miio não cobramos a tarifa EGME do CEME, essa tarifa da EGME é faturada ao CEME e o CEME deverá encontrar a sua forma de cobrar ao utilizador, nós não acreditamos que deverá ser espelhada em tarifas de ativação, mesmo que prejudique a miio.
No caso dos operadores, não cobramos tarifas de operação, dividimos a tarifa de operação por uma media estimada de kwh para criarmos a tarifa miio.
Também distinguimos a TAR de posto para posto.

(pelo menos isto é o que temos de momento)
É bom por um lado pois pode conseguir preços melhores, mas a meu ver, falta transparência no valor a pagar.
Como é que posso confrontar uma factura miio? Como posso estar certo que o valor que aparece na APP será o mesmo a ser facturado?

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 11 mai 2021, 19:54

BrunoFonseca Escreveu:
11 mai 2021, 19:23
rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 17:25
Olá, nós na miio não cobramos a tarifa EGME do CEME, essa tarifa da EGME é faturada ao CEME e o CEME deverá encontrar a sua forma de cobrar ao utilizador, nós não acreditamos que deverá ser espelhada em tarifas de ativação, mesmo que prejudique a miio.
No caso dos operadores, não cobramos tarifas de operação, dividimos a tarifa de operação por uma media estimada de kwh para criarmos a tarifa miio.
Também distinguimos a TAR de posto para posto.

(pelo menos isto é o que temos de momento)
É bom por um lado pois pode conseguir preços melhores, mas a meu ver, falta transparência no valor a pagar.
Como é que posso confrontar uma factura miio? Como posso estar certo que o valor que aparece na APP será o mesmo a ser facturado?
Falta transparência no valor a pagar? Com um simulador em que pode selecionar o seu carro e conseguir saber uma estimativa do preço esperado? Com uma tarifa por kWh ou por minuto que só tem de multiplicar uma parcela sem ter de fazer ou utilizar uma aplicação para advinhar qual será a fatura no final do mês? Com a capacidade de seguir o pagamento e ver o preço em tempo real? Receber em 5 segundos a validação do carregamento e num minuto a sua fatura caso seja pré-pagamento?

Não compreendo, onde falta a transparência?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: miio electric

Mensagem por BrunoFonseca » 11 mai 2021, 20:05

rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 19:54
BrunoFonseca Escreveu:
11 mai 2021, 19:23
rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 17:25
Olá, nós na miio não cobramos a tarifa EGME do CEME, essa tarifa da EGME é faturada ao CEME e o CEME deverá encontrar a sua forma de cobrar ao utilizador, nós não acreditamos que deverá ser espelhada em tarifas de ativação, mesmo que prejudique a miio.
No caso dos operadores, não cobramos tarifas de operação, dividimos a tarifa de operação por uma media estimada de kwh para criarmos a tarifa miio.
Também distinguimos a TAR de posto para posto.

(pelo menos isto é o que temos de momento)
É bom por um lado pois pode conseguir preços melhores, mas a meu ver, falta transparência no valor a pagar.
Como é que posso confrontar uma factura miio? Como posso estar certo que o valor que aparece na APP será o mesmo a ser facturado?
Falta transparência no valor a pagar? Com um simulador em que pode selecionar o seu carro e conseguir saber uma estimativa do preço esperado? Com uma tarifa por kWh ou por minuto que só tem de multiplicar uma parcela sem ter de fazer ou utilizar uma aplicação para advinhar qual será a fatura no final do mês? Com a capacidade de seguir o pagamento e ver o preço em tempo real? Receber em 5 segundos a validação do carregamento e num minuto a sua fatura caso seja pré-pagamento?

Não compreendo, onde falta a transparência?
Rafael, não vejas isto como uma crítica ao que fazem. Os UVE só têm a agradecer o empenho da miio.
Mas voltando ao tema... já aqui foi escrito que, devido a algumas discrepâncias dos valores entre simulações, foi questionado se estaria ou não ok, e pelos vistos não estava pois foi corrigido. Então e se o cliente utilizasse essa simulação e carregasse o seu VE com esse pressuposto? Como poderia confrontar a miio sobre a diferença entre o valor da simulação e o facturado?
"conseguir saber uma estimativa do preço esperado" Estimativa? Pensei que fosse o valor real.

Muitas pessoas perguntam porque é que carregar um VE não é como abastecer um ICE: entras na bomba e está lá o preço unitário afixado e só tens que multiplicar pelo nº de unidades.

Com os outros CEME eu consigo fazer a conta sobre quanto vou pagar, com a miio, não consigo fazer essa conta. E é simplesmente por isso que não tenho utilizado o CEME miio. Mas talvez o problema esteja mesmo em mim.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 11 mai 2021, 20:43

BrunoFonseca Escreveu:
11 mai 2021, 20:05
rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 19:54
BrunoFonseca Escreveu:
11 mai 2021, 19:23


É bom por um lado pois pode conseguir preços melhores, mas a meu ver, falta transparência no valor a pagar.
Como é que posso confrontar uma factura miio? Como posso estar certo que o valor que aparece na APP será o mesmo a ser facturado?
Falta transparência no valor a pagar? Com um simulador em que pode selecionar o seu carro e conseguir saber uma estimativa do preço esperado? Com uma tarifa por kWh ou por minuto que só tem de multiplicar uma parcela sem ter de fazer ou utilizar uma aplicação para advinhar qual será a fatura no final do mês? Com a capacidade de seguir o pagamento e ver o preço em tempo real? Receber em 5 segundos a validação do carregamento e num minuto a sua fatura caso seja pré-pagamento?

Não compreendo, onde falta a transparência?
Rafael, não vejas isto como uma crítica ao que fazem. Os UVE só têm a agradecer o empenho da miio.
Mas voltando ao tema... já aqui foi escrito que, devido a algumas discrepâncias dos valores entre simulações, foi questionado se estaria ou não ok, e pelos vistos não estava pois foi corrigido. Então e se o cliente utilizasse essa simulação e carregasse o seu VE com esse pressuposto? Como poderia confrontar a miio sobre a diferença entre o valor da simulação e o facturado?
"conseguir saber uma estimativa do preço esperado" Estimativa? Pensei que fosse o valor real.

Muitas pessoas perguntam porque é que carregar um VE não é como abastecer um ICE: entras na bomba e está lá o preço unitário afixado e só tens que multiplicar pelo nº de unidades.

Com os outros CEME eu consigo fazer a conta sobre quanto vou pagar, com a miio, não consigo fazer essa conta. E é simplesmente por isso que não tenho utilizado o CEME miio. Mas talvez o problema esteja mesmo em mim.
Ok, já entendi, sim se houver discrepância na tarifa utilizada no cálculo nos estamos a usar a tarifa que estava mal e a cobrir o prejuízo. Houve 1 caso este fim‑de‑semana que foi assim...

Mas entretanto já ficou resolvido, se houver algum caso nós conseguimos detetar até porque a calculadora é a mesma... É suposto que seja sempre o mesmo valor.

Se selecionou o carro, vai aparecer o preço por minuto que pode utilizar para fazer os cálculos, experimente...

Nos agora vamos introduzir limites de carregamento, por tempo, kWh, percentagem ou montante em euros. Vai cada vez ficar mais próximo a abastecer um ICE.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: miio electric

Mensagem por BrunoFonseca » 11 mai 2021, 21:22

Obrigado pelo esclarecimento.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: miio electric

Mensagem por jfr2006 » 11 mai 2021, 21:32

rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 20:43
Nos agora vamos introduzir limites de carregamento, por tempo, kWh, percentagem ou montante em euros. Vai cada vez ficar mais próximo a abastecer um ICE.
Ficar mais próximo a abastecer um ICE era acabar de vez com este modelo ridículo e não tentar arranjar forma de o esconder :roll:

Duvido muito que num posto em que o CEM cobre ao kWh e o OPC cobre ao tempo a estimativa possa estar minimamente certo, pois a velocidade de carga varia com muitos factores...

Neste momento, na simulação, nem sequer consigo definir o tempo de carga num carregamento para obter o custo.. :twisted: Apenas os kWh....

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: miio electric

Mensagem por Nonnus » 12 mai 2021, 09:16

rafaelferreirapt Escreveu:
11 mai 2021, 20:43
Se selecionou o carro, vai aparecer o preço por minuto que pode utilizar para fazer os cálculos, experimente...
Eu já há muito que deixei de tentar perceber as contas da ME. Tal é a complicação e os inúmeros factores incidentes.

Com este seu comentário fiquei com uma dúvida.

Na app tenho o meu carro introduzido (Nissan Leaf 30kWh). A app diz que o meu carro carrega a 45kW num PCR de 50kW, porem sabemos que existem PCR´s que não debitam essa potência (em Vendas Novas e Grândola não consigo mais de 30kW) como é que a App consegue dar uma estimativa correcta?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 12 mai 2021, 10:09

A miio utiliza as curvas de carregamentos dos veículos para saber qual é a velocidade média do carregamento nas estimativas, mas uma estimativa não é um orçamento. O utilizador consegue acompanhar o preço da sua sessão de carregamento ao carregar com a miio e ter a fatura após o carregamento (no dia) se for pré-pagamento.

Nonnus, quando foi o seu último carregamento com a miio?

jfr2006, quando foi o seu último carregamento com a miio?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: miio electric

Mensagem por Nonnus » 12 mai 2021, 11:03

rafaelferreirapt Escreveu:
12 mai 2021, 10:09
A miio utiliza as curvas de carregamentos dos veículos para saber qual é a velocidade média do carregamento nas estimativas, mas uma estimativa não é um orçamento. O utilizador consegue acompanhar o preço da sua sessão de carregamento ao carregar com a miio e ter a fatura após o carregamento (no dia) se for pré-pagamento.

Nonnus, quando foi o seu último carregamento com a miio?
Sim, usar na mesma frase "estimativa correcta" é um contra senso. :doh:

Último carregamento foi na semana 15-21 de Abril num PCN onde carregou 4kWh - 1.41€ - tarifa 0.31€ - 1h16 min
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Off-Topic”