miio electric

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: miio electric

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2022, 09:51

Em respeito as minhas palavras não estou a dizer mal só porque sim. O que eu estou a dizer é que não podemos ter dois discursos diferentes e usa-los conforme nos dá mais jeito.

A hipocrisia não ajuda em nada e só transmite falsidade.

Eu acho muito bem que tentem simplificar, alias como já foi escrito muitas vezes, o que seria do nosso querido modelo senão tivéssemos a miio. Agora, dizer a segunda-feira que temos o melhor modelo no mundo, e a sexta-feira dizer que o mesmo precisa de ser simplificado! Sou só eu que vê que existe aqui uma contradição no discurso?

Se este é o melhor do mundo e precisa de ser simplificado coitados dos UVE do resto do mundo que não tem o melhor do mundo. Deve ser de uma complexidade carregar um VE por esse mundo fora. :idea:

O ponto é: se acham que existem coisas que estão mal, e sim, vocês acham, então que tenham a coragem de o dizer quando vão a entrevistas, quando fazem palestras, tertúlias, quando fazem lives etc. O que pedimos é que tenham a coragem de dar o murro na mesa e dizer que assim não se esta a conseguir e, que é tempo de repensar tudo ou maior parte deste modelo, que de único só tem a complexidade. Só isto que pedimos. Sinceridade e respeito pelos UVE.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: miio electric

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2022, 10:08

rafaelferreirapt Escreveu:
13 jan 2022, 08:27
e espero que apoiem o projeto, e não estejam a dizer mal só porque sim,
Nein, nein, nein... :mrgreen:
A única entidade que eu critico sempre (ou "falo mal" se o quiseres pôr nesses termos) é a MobiE. O nosso passado é demasiado turbulento e não lhes reconheço a competência para serem aquilo que querem fazer crer que virão a ser. Isso e a sobranceria do silêncio, de nunca se terem dignado a dirigir-se aos utilizadores por toda a porcaria que fizeram, de qualquer aparição pública ser um chorrilho de supostas maravilhas, ..., torna-nos incompatíveis. Aliado ao facto de serem o "coração" de um modelo ao qual eu reconheço zero vantagens, não vamos viver felizes para sempre :mrgreen: Podem obrigar-nos a viver juntos, mas nem com Síndrome de Estocolmo isto lá vai :mrgreen:
rafaelferreirapt Escreveu:
13 jan 2022, 08:27
Nós nunca dissemos que inovamos neste lançamento, até porque este QRCode que colocamos na PowerDot hoje já está na Ionity desde Abril do ano anterior.
O meu problema com estes anúncios é a forma como são apresentados, como se fossem a ultima bolacha do pacote. Aliás, seguem a mesma filosofia da própria MobiE: amen, olhem para isto, amen. Amigos, existe em "todo o lado", há c'anos! Com anos e anos de atraso, mal seria se não o fizéssemos um bocadinho melhor.
rafaelferreirapt Escreveu:
13 jan 2022, 08:27
Além disso Bruno, podes comparar a miio com as outras aplicações e na própria aplicação já vês que há inovação em relação a todas as outras
Mas isso é MUITO mais que óbvio. Aliás, peço a todos que façam o exercício de imaginar a rede pública sem a Miio. E no entanto, o modelo e as situações do mercado energético estão a empurrar-vos para trás, a perder clientes fiéis para uma outra app que não é metade da vossa (quer em funcionalidade quer em suporte - o suporte oh mãezinha...) ou para os grandes tubarões, os tais bichos papões que tanto nos querem fazer ter medo num cenário liberalizado.

Já te disse antes, a Miio como operador de roaming no mercado liberalizado era um player de muito maior relevância e com potencialmente muito mais lucro. Falando nisso...
Por favor faz-me a vontade e imagina o cenário do modelo liberalizado, com as 20 apps e cartões (como se não tivesses 20 cartões agora... :roll: ), com os operadores a terem legalmente de ter APIs disponível (elas são standard, ao contrário da nossa plataforma) para consulta de estado dos postos e oferecer integração a operadores de roaming nacionais sem custos acrescidos (afinal, eles vão receber o mesmo pelo serviço).
A Miio aparece como apareceu, primeiro a mostrar os postos todos, depois a mostrar os preços dos postos (idealmente daria muito menos trabalho porque o tempo era uma excepção), depois a mostrar melhores preços próximos, depois a integrar o planeamento de viagens com opção de melhores preços/velocidade de carregamento, ..... As opções são várias.
E lá pelo meio, a Miio tornava-se um operador de roaming. Cobrava uma fee pelo serviço, idealmente mais inteligente que a taxa EGME, etc. Passava a ser o "cartão único". Num meio onde mais ninguém o fez, com uma base já criada de utilizadores imensa. Parece-te bem? É o vosso percurso como CEME, certo?
Entretanto chega a crise do mercado energético. A Miio continua a oferecer o seu serviço igual, os utilizadores continuam fiéis e o mercado segue o seu rumo, com a Miio no topo da montanha.

Todos nós queremos o melhor para a Miio. Todos nós temos "Miio" na ponta da língua quando aparece alguém que (surpresa!) não sabe como carregar na rede pública. Mas a Miio abraça o modelo da rede pública - edit: a vossa CEO faz artigos a gabá-lo! - e por isso isso toma opções (e posições) que "levam por arrasto", mas ser alvo de críticas não quer dizer que se queira mal (a menos que sejas a MobiE :mrgreen: ). Não é possível debater o trabalho da Miio sem misturar o modelo.
E o modelo da rede pública está a fazer mal à Miio.
Nonnus Escreveu:
13 jan 2022, 09:51
O ponto é: se acham que existem coisas que estão mal, e sim, vocês acham, então que tenham a coragem de o dizer quando vão a entrevistas, quando fazem palestras, tertúlias, quando fazem lives etc.
Isto. Quebrem com o "amen".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 13 jan 2022, 11:35

O que a Daniela disse foi "simplificar a ME em Portugal" e não "simplificar o modelo da ME em Portugal". Acho a separação muito clara e óbvia.

Peço que qualquer discussão sobre o modelo seja no tópico adequado e apenas sejam discutidas neste tópico questão relacionadas com a App Miio.

O facto de usarem vários tópicos para atacar o modelo, como se ele fosse a fonte de todos os males e a liberalização a panaceia, polui a discussão e não permite centrar a discussão sobre o assunto do tópico. Tenho tido uma atitude liberal nesta questão (sem ironia), mas poderei ter de rever esta posição se isto continuar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: miio electric

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2022, 12:29

Só mais um bocadinho de off-topic :mrgreen: Podes apagar depois se quiseres (a sério, podes mesmo), mas não queria deixar de dizer isto.
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 11:35
O facto de usarem vários tópicos para atacar o modelo
Não sei se era para mim, mas há muitos assuntos que não consegues dissociar do modelo. Atacar o modelo é uma forma de pôr a coisa, eu prefiro realçar coisas que podiam ser diferentes, com uma realidade diferente. Isso obviamente traz o modelo atrás.

Neste particular o Rafael colocou a questão (pelo menos eu entendi-a assim) como seu eu estivesse a atacar a Miio por ter criticado um anúncio, a não lhe reconhecer o devido valor, ou dizer mal só porque sim. É exactamente ao contrário, totalmente ao contrário e senti necessidade de o explicar. Se navego um bocado na maionese e escrevo muito? Se calhar, mas isto é um fórum e não uma rede social (e ainda bem!).
Neste momento vejo a Miio a perder clientes, isso preocupa-me (mesmo fazendo parte do problema), e acho que num cenário alternativo, tendo crescido exactamente da mesma forma como cresceram enquanto CEME, teriam uma posição muito mais consolidada no panorama da ME. Isso é, na minha opinião, debater o trabalho da Miio.
Se consegues dissociar isso do modelo? Acho que não. É atacá-lo? Talvez, mas prefiro olhar para isso como "olha o que podíamos ter feito diferente".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: miio electric

Mensagem por zeuz » 13 jan 2022, 13:02

Eu sempre vi o sucesso e crescimento da Miio com base em dois vectores :
  • A complexidade do modelo
    • A complexidade do modelo criou espaço para uma App como a Miio
  • O sistema centralizado operado pela Mobi.e
    • A existência de um só sistema de controlo de toda a rede pública permite agilizar o desenvolvimento da App
A falta de um só destes vectores teria produzido uma Miio muito diferente do que conhecemos.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: miio electric

Mensagem por alexmol » 13 jan 2022, 16:13

mjr Escreveu:
13 jan 2022, 11:35
O que a Daniela disse foi "simplificar a ME em Portugal" e não "simplificar o modelo da ME em Portugal". Acho a separação muito clara e óbvia.
Mas será possível simplificar a ME sem simplificar o modelo da ME ? :think:

A Miio podia, no separador preços, esconder ainda mais tudo o que são as taxas e taxinhas, deixando apenas os preços finais.
Isso seria simplificar? Sim.
Os utilizadores querem isso? Certamente haveria uma chuva de perguntas à Miio a perguntar porque é que posto A é mais caro que o B.

Para mim simplificar a ME seria caminhar para um cenário igual às bombas de combustível. O preço está afixado e não há dúvidas. Quem tiver cartões/cupões/fidelizações pode ter descontos sobre o preço afixado.

Isto seria possível na ME, sem dúvida. O preço aparece no écran do posto ou mesmo num autocolante e é isso que se paga.

A Miio ao tentar simplificar a ME em Portugal consegue chegar a este ponto? Não.
Por mais que simplifiquem a experiência de utilizador nunca chegará à simplicidade de uma bomba de combustível.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 13 jan 2022, 16:29

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: miio electric

Mensagem por BrunoAlves » 13 jan 2022, 17:18

alexmol Escreveu:
13 jan 2022, 16:13
A Miio podia, no separador preços, esconder ainda mais tudo o que são as taxas e taxinhas, deixando apenas os preços finais.
Isso seria simplificar? Sim.
Os utilizadores querem isso? Certamente haveria uma chuva de perguntas à Miio a perguntar porque é que posto A é mais caro que o B.
Só para dizer que isto já existiu. A Miio já teve (julgo que logo no início) um tarifário assim: faziam as contas e consoante o posto fosse pago por minuto ou por energia, assim te davam uma estimativa de €/min ou €/kWh. Se bem me recordo no início era opcional (podíamos ter o simples ou o detalhado), depois passaram a ter apenas o simples.
Entretanto a vida deu voltas e agora temos preço isolado da energia a variar à hora.
Edit: num cenário em que toda a rede pública trabalha com parcelas isoladas, eu era um dos que não gostava do "tarifário simples". Adoro a simulação de preço final que a app dá, mas se quiser ir ver posso comparar os detalhes com outro CEME. Isto está bem.
alexmol Escreveu:
13 jan 2022, 16:13
O preço está afixado e não há dúvidas. Quem tiver cartões/cupões/fidelizações pode ter descontos sobre o preço afixado.
Enquanto tiveres preço separado por entidades e a variável "tempo" incluída, nunca vais conseguir fazer isso. Claro, há CEME que os fazem, mas são ligados a marcas e que absorvem os custos como benefício ao cliente. Tenho um amigo com um Audi que fala muitas vezes nos 30cts/kWh que paga em todo o lado. Sem bagunças com o tempo. A Miio nunca poderia fazer isso.
Última edição por BrunoAlves em 13 jan 2022, 17:58, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: miio electric

Mensagem por pemifer » 11 fev 2022, 15:31

Fiz recentemente 2 videos acerca da Miio.
Um mostra como adicionar comercializadores à App, e outro como ver a simulação.


FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: miio electric

Mensagem por FullElectric » 11 jun 2022, 14:44

Parece que a miio na última atualização deixou de permitir comparar os preços com os outros CEME
A ser verdade será um grande retrocesso nas potencialidades que permitiam uma utilização mais racional da rede.
Sem esta comparação ficamos novamente às escuras em cada carregamento.

Responder

Voltar para “Off-Topic”