Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação?
- BrunoAlves
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Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação?
Estou na fase final de construir um EVSE regulável e, antes de o começar a usar de forma despreocupada, controlei de perto a primeira utilização "à séria". Consegui uma câmara termográfica e fui controlando a temperatura dos componentes, das ligações, dos adaptadores, etc.
Mas o que acabou por se revelar interessante foi a temperatura dos disjuntores térmicos nos quadros eléctricos, nos condutores e até nas paredes
A minha instalação eléctrica está toda feita com fio de 6mm², tenho um quadro do apartamento e um quadro na garagem que é a partir do qual que carrego o VE. Regulei a carga para 26A para deixar margem para a casa funcionar sem surpresas (tenho 30A) e carreguei cerca de 2h30m. Vejam a temperatura máxima, é o interessante.
O quadro da garagem passados alguns minutos do início da carga: No final da carga: Não guardei a foto, mas via-se perfeitamente na parede a diferença de temperatura da canalização por onde o quadro é alimentado (claro, a diferença de temperatura era pequena)
O quadro do apartamento alguns minutos depois do início da carga: O disjuntor que vai para a garagem algures a meio da carga Os fios da tomada CEE (tirei a carcaça para verificar a temperatura nas ligações)
Mas o que acabou por se revelar interessante foi a temperatura dos disjuntores térmicos nos quadros eléctricos, nos condutores e até nas paredes
A minha instalação eléctrica está toda feita com fio de 6mm², tenho um quadro do apartamento e um quadro na garagem que é a partir do qual que carrego o VE. Regulei a carga para 26A para deixar margem para a casa funcionar sem surpresas (tenho 30A) e carreguei cerca de 2h30m. Vejam a temperatura máxima, é o interessante.
O quadro da garagem passados alguns minutos do início da carga: No final da carga: Não guardei a foto, mas via-se perfeitamente na parede a diferença de temperatura da canalização por onde o quadro é alimentado (claro, a diferença de temperatura era pequena)
O quadro do apartamento alguns minutos depois do início da carga: O disjuntor que vai para a garagem algures a meio da carga Os fios da tomada CEE (tirei a carcaça para verificar a temperatura nas ligações)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- NunoLopes
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
@BrunoAlves, boas medições, um aumento de 10ºC em qualquer um dos quadros, acho perfeitamente normal, para estarem sempre a passar 26A contínuos durante 2.30h.
Agora uma coisa que estou a pensar fazer na minha instalação, é fazer a puxada para o acesso á garagem (passeio), tirando a puxada antes de entrar no QE principal de casa, assim o QE de casa não sofre aquecimento, e os 30A ficam todos disponíveis na WallBox.
Agora uma coisa que estou a pensar fazer na minha instalação, é fazer a puxada para o acesso á garagem (passeio), tirando a puxada antes de entrar no QE principal de casa, assim o QE de casa não sofre aquecimento, e os 30A ficam todos disponíveis na WallBox.
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Fantástico... gostava de fazer o mesmo para a minha instalação.
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Cuidado, isso é perigoso, a linha de acesso à garagem não fica protegida.NunoLopes Escreveu:@BrunoAlves, boas medições, um aumento de 10ºC em qualquer um dos quadros, acho perfeitamente normal, para estarem sempre a passar 26A contínuos durante 2.30h.
Agora uma coisa que estou a pensar fazer na minha instalação, é fazer a puxada para o acesso á garagem (passeio), tirando a puxada antes de entrar no QE principal de casa, assim o QE de casa não sofre aquecimento, e os 30A ficam todos disponíveis na WallBox.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
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- NunoLopes
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Fica protegida, porque a WallBox vai levar um disjuntor e um diferencial, assim fica protegido na WallBox.
- Apr
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Bom tópico, não há maneira de evitar o aquecimento dos disjuntores, como são térmicos, se estiverem a trabalhar perto do limite é natural que aqueçam. Creio que a melhor forma de entregar a potência para carregamento é sobredimensionar. 45A + fio de 10mm^2 para carregar carros que exigam amperagens maiores.
Outra coisa são as fichas, tive muito má experiencia com tomadas CEE de 32A de aperto de mola. Em pouco tempo a ficha começou a aquecer muito e encontrei os terminais queimados. As que tem um parafuso para apertar os fios aos terminais é muito melhor. Isto tudo com um Leaf que carrega a 28A, carros que puxem mais só fica pior.
Outra coisa são as fichas, tive muito má experiencia com tomadas CEE de 32A de aperto de mola. Em pouco tempo a ficha começou a aquecer muito e encontrei os terminais queimados. As que tem um parafuso para apertar os fios aos terminais é muito melhor. Isto tudo com um Leaf que carrega a 28A, carros que puxem mais só fica pior.
- BrunoAlves
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Não Nuno, a função dos disjuntores é proteger o cabo. O disjuntor tem de estar no início do troço, não no final.
Além disso não vais ter proteção diferencial no caminho.
Não é mesmo boa ideia.
Além disso não vais ter proteção diferencial no caminho.
Não é mesmo boa ideia.
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- mjr
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Exatamente Bruno, a proteção só serve para o que está a jusante, se houver um curto-circuito a meio do cabo a única proteção seria o limitador de potência da EDP, o que não é boa ideia até porque é lento e o estrago (incêndio) pode já estar consumado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- NunoLopes
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Expliquei-me mal, tenho ligação normal entre o QE de casa, e o QE da garagem (6mm2, mas posso alterar para 8/10mm2), esta ligação vai ser na saída do diferencial do QE da garagem, e ligar á WallBox com disjuntor e diferencial de 30mA, tenho da Wallbox para montante, diferencial de 30mA do QE da garagem, e disjuntor e diferencial do QE de casa.
Para jusante disjuntor e diferencial 30mA na WallBox.
Isto é a minha ideia, mas falta cá vir um amigo meu que é eletricista a ver como ele acha melhor fazer as ligações.
Para jusante disjuntor e diferencial 30mA na WallBox.
Isto é a minha ideia, mas falta cá vir um amigo meu que é eletricista a ver como ele acha melhor fazer as ligações.
- Apr
- Proprietário Leaf
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Re: Já pensaram na exigência dos carregamentos na instalação
Um diferencial adicional não vai dar mais proteção do que já tens, e ter um disjuntor também não. Alias, como podes ver nas fotos do Bruno, vai aquecer a wallbox. Como todos os fios que já tens já estão devidamente protegidos com disjuntores só precisas de montar a wallbox como se fosse um equipamento terminal normal.
Bruno, tiraste fotos da ficha mennekes que liga ao carro quando estava a carregar?
Bruno, tiraste fotos da ficha mennekes que liga ao carro quando estava a carregar?