
Bateria AC DYI
- BrunoAlves
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Re: Bateria AC DYI
Não tenho tanta certeza... Uma bateria de um mk1 com degradação significativa terá uns 14kWh ou menos. Eu tenho dias em casa que, sem carregar o VE, gasto essa energia. Não me parece desajustado considerar perfeitamente possível um ciclo por dia numa bateria destas, um ciclo parcial de 20-40% por dia numa bateria de maior capacidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Bateria AC DYI
usar os eletrodomesticos todos continua a ser cócegas para um pack de 24kWh.
Nao vejo beneficio nenhum em ter rodas bancos e um chassis agarrado a 24kWh para usar numa casa. Só vejo espaço desperdiçado, complexidade acrescida e dificuldade em expandir em capacidade e em potencia.
Nao vejo beneficio nenhum em ter rodas bancos e um chassis agarrado a 24kWh para usar numa casa. Só vejo espaço desperdiçado, complexidade acrescida e dificuldade em expandir em capacidade e em potencia.
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Re: Bateria AC DYI
Desde o meu ultimo post este sistema evoluiu muito, tenho pena de nao ter mantido os updates frequentes para ter deixado um registo de alguns detalhes interessantes.
De forma resumida o sistema de bateria AC que tinha mostrado neste topico era baseado em:
- um pack completo de um Audi hibrido, cerca de 18kwh brutos com o BMS original
- Um sensor de corrente DC CAN nao intrusivo
- um inversor chinoca de 800W com sensor de corrente rs485
- um carregador EV Elcon de 3.6kW CAN
- um controlador feito por mim que le os dados do BMS + sensor de corrente do medidor de energia do quadro geral e controla o inversor e o carregador.
O sistema tinha uma tensão nominal de 108V por limitação do inversor e funcionava relativamente bem, era possivel desviar todo o excedente solar para a bateria e tinha a limitação de apenas conseguir compensar 800W para os consumos da casa.
As evoluções seguintes foram:
- Adquirir um inversor hibrido goodwe GW-6000EH e reconverter o sistema de 30S para 84S

- comprar uma bateria completa de um leaf 24kWh
A ideia era aparafusar a bateria na parede, tal como ela veio, ligar o + e o - DC ao inversor, e mais 2 fios CAN, resolver a sequencia de pré-carga e tava feito!!! Mas depois de ver o tamanho e o peso do pack não houve forma nenhuma de a meter local definitivo por causa do acesso.
A bateria a vir:

a bateria a ir embora
:

- trocar a bateria do leaf 24kWh por uma desmontada de 64kWh de um e-Niro + um BMS velho de um Leaf.
Tive que voltar a ter que inventar para por tudo a funcionar....
A bateria no sitio empilhada com os restos da palete onde veio a do Leaf

As ligações das celulas ficaram todas viradas para o mesmo lado, facilitou a gestão dos fios e do BMS

Tive que fazer umas PCB's para failitar a ligação dos 96+ fios ao BMS

Para o controlador tambem fiz umas pequenas PCB's que dão para se ligar entre elas e cada uma tem 1xCAN + 1XR485 e um BUS partilhado para poder trocar dados entre eles


O sistema está a funcionar há algum tempo, consegue "engolir" toda a produção solar para ser usada quando é mesmo necessária. Estou ainda a ponderar se vou totalmente offgrid com carregamentos esporadicos de noite, ou fico ligado à rede, ha vantagens e desvantagens em ambos os cenários. Por agora o que fui aprendendo:
- Em modo offgrid estou "limitado" a 6kW, ja ultrapassei o limite varias vezes e nao é bonito, vai tudo abaixo e ha situações onde o inversor nao recupera sozinho. a rede é muito mais tolerante a picos de utilização.
- Ligado à rede consigo ter a potencia contratada + os 6kW, é fantastico conseguir carregar a 7.4kW ou até 2 VE a potencias mais baixas e ter ainda praticamente toda a potência contratada para a casa. O EVSE inteligente está atento e garante que nada vai abaixo e o inversor pode dar o maximo que tem. A desvantagem é nao ver o zero no consumo, ha sempre um valor residual de consumo que multiplicado por 30 dias ainda é alguma coisa.
- Os VE são fundamentais no equilibrio do sistema, precisam de carregar a energia a mais que está na bateria estacionária, para que esta possa receber a produção solar do dia a seguir, mas tambem têm que deixar alguma energia para cobrir o consumo.
E é isto, acho que é uma solução bastante diferente do que se costuma ver por aí, partilho por achar que poderá ser interessante ver algo a funcionar derivado de um mix de restos de fabricantes diferentes. Alguma questão que tenham já sabem!
De forma resumida o sistema de bateria AC que tinha mostrado neste topico era baseado em:
- um pack completo de um Audi hibrido, cerca de 18kwh brutos com o BMS original
- Um sensor de corrente DC CAN nao intrusivo
- um inversor chinoca de 800W com sensor de corrente rs485
- um carregador EV Elcon de 3.6kW CAN
- um controlador feito por mim que le os dados do BMS + sensor de corrente do medidor de energia do quadro geral e controla o inversor e o carregador.
O sistema tinha uma tensão nominal de 108V por limitação do inversor e funcionava relativamente bem, era possivel desviar todo o excedente solar para a bateria e tinha a limitação de apenas conseguir compensar 800W para os consumos da casa.
As evoluções seguintes foram:
- Adquirir um inversor hibrido goodwe GW-6000EH e reconverter o sistema de 30S para 84S
- comprar uma bateria completa de um leaf 24kWh
A ideia era aparafusar a bateria na parede, tal como ela veio, ligar o + e o - DC ao inversor, e mais 2 fios CAN, resolver a sequencia de pré-carga e tava feito!!! Mas depois de ver o tamanho e o peso do pack não houve forma nenhuma de a meter local definitivo por causa do acesso.
A bateria a vir:
a bateria a ir embora

- trocar a bateria do leaf 24kWh por uma desmontada de 64kWh de um e-Niro + um BMS velho de um Leaf.
Tive que voltar a ter que inventar para por tudo a funcionar....

A bateria no sitio empilhada com os restos da palete onde veio a do Leaf
As ligações das celulas ficaram todas viradas para o mesmo lado, facilitou a gestão dos fios e do BMS
Tive que fazer umas PCB's para failitar a ligação dos 96+ fios ao BMS
Para o controlador tambem fiz umas pequenas PCB's que dão para se ligar entre elas e cada uma tem 1xCAN + 1XR485 e um BUS partilhado para poder trocar dados entre eles
O sistema está a funcionar há algum tempo, consegue "engolir" toda a produção solar para ser usada quando é mesmo necessária. Estou ainda a ponderar se vou totalmente offgrid com carregamentos esporadicos de noite, ou fico ligado à rede, ha vantagens e desvantagens em ambos os cenários. Por agora o que fui aprendendo:
- Em modo offgrid estou "limitado" a 6kW, ja ultrapassei o limite varias vezes e nao é bonito, vai tudo abaixo e ha situações onde o inversor nao recupera sozinho. a rede é muito mais tolerante a picos de utilização.
- Ligado à rede consigo ter a potencia contratada + os 6kW, é fantastico conseguir carregar a 7.4kW ou até 2 VE a potencias mais baixas e ter ainda praticamente toda a potência contratada para a casa. O EVSE inteligente está atento e garante que nada vai abaixo e o inversor pode dar o maximo que tem. A desvantagem é nao ver o zero no consumo, ha sempre um valor residual de consumo que multiplicado por 30 dias ainda é alguma coisa.
- Os VE são fundamentais no equilibrio do sistema, precisam de carregar a energia a mais que está na bateria estacionária, para que esta possa receber a produção solar do dia a seguir, mas tambem têm que deixar alguma energia para cobrir o consumo.
E é isto, acho que é uma solução bastante diferente do que se costuma ver por aí, partilho por achar que poderá ser interessante ver algo a funcionar derivado de um mix de restos de fabricantes diferentes. Alguma questão que tenham já sabem!
- Filipe
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Re: Bateria AC DYI
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Re: Bateria AC DYI
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- Nonnus
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Re: Bateria AC DYI
Mas que maravilha. Muito bom mesmo.
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Re: Bateria AC DYI
Outro sistema usando o BMS e a bateria de um LEAF 30kWh sem abrir a bateria.
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Re: Bateria AC DYI
Mais concretamente aqui: https://github.com/dalathegreat/BYD-Bat ... -For-Gen24
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Re: Bateria AC DYI
Com cerca de 60kWh disponíveis é possivel ser praticamente autónomo como dá para ver neste exemplo:

O consumo mensal foi de quase 1MWh que se reparte aproximadamente em metade para os VE (~3000Km) e a outra metade para a casa.
Houve alguns fins de semana onde foi preciso fazer viagens consecutivas onde o VE chegava de noite vazio e tinha que estar a 100% no dia a seguir. Netes casos nao dá mesmo para evitar consumir da rede.
Neste mês já existe excesso de produção bastante significativo sem ter onde armazenar mais energia, talvez faça sentido vender o excedente
O consumo mensal foi de quase 1MWh que se reparte aproximadamente em metade para os VE (~3000Km) e a outra metade para a casa.
Houve alguns fins de semana onde foi preciso fazer viagens consecutivas onde o VE chegava de noite vazio e tinha que estar a 100% no dia a seguir. Netes casos nao dá mesmo para evitar consumir da rede.
Neste mês já existe excesso de produção bastante significativo sem ter onde armazenar mais energia, talvez faça sentido vender o excedente
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Re: Bateria AC DYI
E agora uma coisa curiosa, o saldo quarto horario tambem funciona de noite lol.
Um inversor hibrido ligado à rede está sempre a ajustar a injeção para compensar o consumo, logo, mesmo de noite, há injeção de energia que acontece sempre que algum aparelho deixa de consumir na casa.

As cores roxas são o consumo e injeção medidos e as cores alaranjadas são a tal media a cada 15 minutos. Não é perfeito mas o saldo quarto horario ajuda a minimizar os ajustes do inversor ao consumo.
Importante notar a escala do gráfico, estamos na região das décimas de kwh, basicamente os restos que escapam ao controlo do inversor.
Creio que enquanto for assim não faz muito sentido passar a off grid.
Um inversor hibrido ligado à rede está sempre a ajustar a injeção para compensar o consumo, logo, mesmo de noite, há injeção de energia que acontece sempre que algum aparelho deixa de consumir na casa.
As cores roxas são o consumo e injeção medidos e as cores alaranjadas são a tal media a cada 15 minutos. Não é perfeito mas o saldo quarto horario ajuda a minimizar os ajustes do inversor ao consumo.
Importante notar a escala do gráfico, estamos na região das décimas de kwh, basicamente os restos que escapam ao controlo do inversor.
Creio que enquanto for assim não faz muito sentido passar a off grid.