Veículo eléctrico com interface para a rede eléctrica

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
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Seal
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Veículo eléctrico com interface para a rede eléctrica

Mensagem por Seal » 14 abr 2011, 13:34

A quem se interessar.

Projecto FEUP.

Objectivos

A dissertação visa implementar um conversor de electrónico de potência para aplicação em sistemas de propulsão eléctrica de veículos com interface bidireccional para a rede.

Com este conversor o veículo poderá receber energia da rede para recarregar os acumuladores de energia, bem como fornecer energia à rede eléctrica.

Pretende-se implementar os algoritmos em sistema baseado em processador digital de sinais.

Com este projecto o aluno conseguirá um domínio das ferramentas de projecto e de tecnologias de implementação no âmbito dos sistemas electrónicos de controlo de potência, em particular aplicável aos conversores de energia utilizados em sistemas de alimentação e de energias renováveis.


Plano de trabalhos

O planeamento deste projecto estabelece as seguintes tarefas principais:

1. Análise dos requisitos do projecto. Selecção da estrutura de potência e modos de funcionamento

2. Estudo, projecto e implementação dos circuitos de interface para comando e protecção dos semicondutores de potência. Estudo das diferentes tecnologias disponíveis para implementar o isolamento eléctrico.

3. Estudo, projecto e implementação das diversas cadeias de medida das grandezas eléctricas e módulo de interface.

4. Montagem e teste do conversor de potência.

5. Estudo e implementação de um sistema de controlo baseada num sistema com processadores digitais de sinais, para funcionamento em tempo real.

6.Exercitar e aprofundar os algoritmos escolhidos com base em simulações numéricas.

7. Realização de testes comparativos entre os algoritmos desenvolvidos e outras soluções técnicas baseadas em metodologias convencionais.

8. Redacção da dissertação.

ver: https://sites.google.com/site/gridinter ... /documents
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

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Re: Veículo eléctrico com interface para a rede eléctrica

Mensagem por Essiemme » 14 abr 2011, 14:01

Há uma coisa que me intriga, básica até...

Porque raio é que as baterias dos VEs, que têm uma vida útil intimamente ligada com o nr de ciclos carga/descarga, são para ser usadas para fornecer energia à rede pública... cada vez que isso acontece, não se está a "consumir" o tempo de vida útil das mesmas ???

:?
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Re: Veículo eléctrico com interface para a rede eléctrica

Mensagem por mjr » 14 abr 2011, 14:53

Essiemme Escreveu:Há uma coisa que me intriga, básica até...

Porque raio é que as baterias dos VEs, que têm uma vida útil intimamente ligada com o nr de ciclos carga/descarga, são para ser usadas para fornecer energia à rede pública... cada vez que isso acontece, não se está a "consumir" o tempo de vida útil das mesmas ???

:?
É uma pergunta bastante pertinente, que eu próprio já fiz também.

Penso que para poder fornecer energia à rede, a excursão de carga deverá variar muito pouco, tipo entre 30-70% da carga. Neste regime o efeito na perda de capacidade da bateria é muito reduzido. Além disso a energia a vender à rede teria de ser num preço que reflectisse essa degradação da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Veículo eléctrico com interface para a rede eléctrica

Mensagem por ruimegas » 14 abr 2011, 16:34

mjr Escreveu:
Essiemme Escreveu:Há uma coisa que me intriga, básica até...

Porque raio é que as baterias dos VEs, que têm uma vida útil intimamente ligada com o nr de ciclos carga/descarga, são para ser usadas para fornecer energia à rede pública... cada vez que isso acontece, não se está a "consumir" o tempo de vida útil das mesmas ???

:?
É uma pergunta bastante pertinente, que eu próprio já fiz também.

Penso que para poder fornecer energia à rede, a excursão de carga deverá variar muito pouco, tipo entre 30-70% da carga. Neste regime o efeito na perda de capacidade da bateria é muito reduzido. Além disso a energia a vender à rede teria de ser num preço que reflectisse essa degradação da bateria.
Pertinente e com toda a razão de ser ou dificilmente os proprietáros dos VE's irão devolver energia à rede se não forem convenientemente compensados
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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