Preço da Eletricidade Mercado Iberico

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rnlcarlov » 07 out 2021, 23:51

BrunoAlves Escreveu:
07 out 2021, 21:19
Mas está caríssimo em todo o lado. O que é que justifica isto?
Porque funciona de modo igual em todos os países da OCDE. Os de fora da Europa não têm o problema acrescido das licenças de emissão de CO2, mas tudo o resto (mercado marginalista, hídrica poder definir preço perto do fóssil) é muito semelhante.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por FullElectric » 08 out 2021, 00:16

Lucros e mais lucros dos chupistas e oportunistas do sistema...
As notícias diárias são de aumentos exponenciais da energia. Os nossos governantes têm vindo a cena dizer que existem almofadas para compensar estes aumentos de forma a não se repercutirem em catadupa nos consumidores (dinheiros públicos colocados no sistema)
Mas tocar na origem do problema é que népias

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por FullElectric » 08 out 2021, 00:33

Tenho bastante excedente de produção que posso vender, ando aqui em casa a inventar sistemas marados de cascatas que se ligam durante o dia só porque sim (há energia de sobra).
Já contactei 3 das elétricas incumbentes, inclusive os meus fornecedores de energia de casa e da empresa, e nem respostas tive. Estou disposto a vender o meu excedente a 1/3 do preço que corre no mercado obscuro... e nem assim as elétricas estão interessadas em comprar!!!
Algo vai MUITO MAL e está MUITO MAL EXPLICADO neste negócio da energia.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rnlcarlov » 08 out 2021, 00:34

Citando um analista de mercado de energia
What is happening now in Europe is not a problem of the Government, it is not the product of mismanagement. It is a European problem. Gas rose a lot globally. The issue of the rise in gas in international markets is not even within our reach. CO2 also rose and we said in different publications that it is important to tackle the issue of CO2. CO2 is one thing we did in Europe and it has a pretty high price in recent weeks and months. This price can be lowered if there is political will to do so. That is in the hands of Europe. And if there were a moratorium, for example of one year, in terms of CO2 emissions, this would bring a reduction of what is the market price of between 20%, 30%, 35%. This is in the hands of European politicians because this is a European problem, it is not only a Spanish problem.
Um Governo individualmente pouco pode fazer perante isto. Pode usar as tais almofadas pouco mais. Para ir à origem do problema é necessário uma ação conjunta europeia no caso do CO2, pois isso está sobre o controlo europeu, mas sobre o gás é ainda mais complicado. Parece que há intenções de fazer algumas coisas, mas não são coisas que se façam de um dia para outro. Em boa verdade, deviam ter sido preparadas há muito, mas só quando os problemas nos batem à porta é que damos pelo que podíamos ter feito para evitar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rnlcarlov » 08 out 2021, 00:37

FullElectric Escreveu:
08 out 2021, 00:33
Tenho bastante excedente de produção que posso vender, ando aqui em casa a inventar sistemas marados de cascatas que se ligam durante o dia só porque sim (há energia de sobra).
Já contactei 3 das elétricas incumbentes, inclusive os meus fornecedores de energia de casa e da empresa, e nem respostas tive. Estou disposto a vender o meu excedente a 1/3 do preço que corre no mercado obscuro... e nem assim as elétricas estão interessadas em comprar!!!
Algo vai MUITO MAL e está MUITO MAL EXPLICADO neste negócio da energia.
Tentaste a Ecochoice ou a Energia Simples? No fórum NE foi onde vi terem feito contratos de venda de excedente. Isto para além da S.U, claro.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por FullElectric » 08 out 2021, 00:42

A SU tem tanto interesse que nem respondeu

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por Nonnus » 08 out 2021, 08:35

rnlcarlov Escreveu:
07 out 2021, 20:33
BrunoAlves Escreveu:
07 out 2021, 19:38
Podes resumir sff? Não tenho por hábito alimentar o tupperware :roll:
É um balanço das fontes de energia utilizadas até Setembro, com as renováveis a representarem 61%. A produtibilidade hidroelétrica foi 13% maior que a média histórica e o consumo de gás natural foi inferior ao período homólogo do ano passado.

@Nonnus Nada disto é novidade, o problema é que o gás encareceu imenso, bem como o CO2. Logo bem podem estar as eólicas e fotovoltaicos a bombar que basta entrar o gás um bocadinho no sistema e lá vai o preço por aí acima. E como já foi aqui referido, a hídrica é uma energia muito "interesseira", colando-se sempre ao produtor mais caro de forma a maximizar o lucro. Logo mesmo uma boa produção hídrica não faz muito pelo preço quando as alternativas fósseis estão caríssimas.
Então mas ainda a umas páginas atrás o motivo era a falta de vento e as barragens estarem vazias + preço do gás natural :roll:

Mas afinal até houve um aumento das renováveis! Como é que ficamos?

Qual é o interesse de se estar num mercado ibérico se levamos pela tabela do resto da Europa? Vamos imaginar que até eramos autossuficientes na produção de energia, que não havia necessidade de recorrer a fontes de gás natural, não tinha qualquer interesse porque levamos com a tabela de aumento do resto da Europa. Cada vez fica mais claro que os senhores do petróleo/gás natural continuam a mandar nisto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por BrunoAlves » 08 out 2021, 10:06

rnlcarlov Escreveu:
07 out 2021, 23:51
Porque funciona de modo igual em todos os países da OCDE. Os de fora da Europa não têm o problema acrescido das licenças de emissão de CO2, mas tudo o resto (mercado marginalista, hídrica poder definir preço perto do fóssil) é muito semelhante.
Estou chocado. Honestamente chocado :cry:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rnlcarlov » 08 out 2021, 10:32

Nonnus Escreveu:
08 out 2021, 08:35
Então mas ainda a umas páginas atrás o motivo era a falta de vento e as barragens estarem vazias + preço do gás natural :roll:

Mas afinal até houve um aumento das renováveis! Como é que ficamos?

Qual é o interesse de se estar num mercado ibérico se levamos pela tabela do resto da Europa? Vamos imaginar que até eramos autossuficientes na produção de energia, que não havia necessidade de recorrer a fontes de gás natural, não tinha qualquer interesse porque levamos com a tabela de aumento do resto da Europa. Cada vez fica mais claro que os senhores do petróleo/gás natural continuam a mandar nisto.
Nos meses de Verão há tipicamente menos vento e as reservas de água já estão baixas e é necessário recorrer mais ao gás. Isso é um fenómeno comum todos os anos, logo muita gente pega logo por aí sem um melhor conhecimento de causa. No global o ano foi bom para as renováveis, particularmente o primeiro trimestre

Imagem

O problema é que o gás e o CO2 estão muitíssimo mais caros do que nos anos anteriores e isso sim é o factor chave para o preço. Se faz um bocadito mais ou menos de vento acaba por ter uma relevância muito pequena. Quer dizer, em dias de muito vento há uma descida dos preços de eletricidade, mas é relativo ao preço. Por exemplo, no passado dia 3 houve uma enorme produção eólica em grande parte da europa e o preço diário passou dos cerca de 180-200€/MWh dos dias anteriores para 110€/MWh. Uma redução grande, mas ainda assim o preço é elevadíssimo pois temos o gás a tramar isto tudo.

Mas o caminho é mesmo continuar a aumentar a produção renovável. Estás a ver ali no gráfico o mês de Fevereiro de 2021, onde o fóssil quase desaparece das fontes de energia? Durante esse mês tivemos vários dias sem recorrer a fontes de gás natural. Como as barragens também estavam cheias o preço médio da energia nesse mês foi 28€/MWh. Foi o preço mais baixo da Europa inteira, incluindo os países Nórdicos, que geralmente são os que têm a energia mais barata de todas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por BrunoAlves » 08 out 2021, 10:38

rnlcarlov Escreveu:
08 out 2021, 10:32
onde o fóssil quase desaparece das fontes de energia?
Mas na prática isso é irrelevante, porque o fóssil não desaparece totalmente e basta terem de produzir 1/100 da produção necessária para 100/100 da produção ser paga ao preço do fóssil :shock:
(exagero intencional :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”