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Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 10:43
por Nonnus
mjr Escreveu:
26 nov 2020, 00:30
Com 80km WLTP não haveria incentivo para nenhum PHEV...
Não? Tenho ideia de ter visto que a Mercedes (posso estar enganado) tem uns plug-in que já fazem cento e muitos em modo elétrico. Já não me lembro se vi no youtube se no programa da SIC, Volante.

Em todo o caso como disseste o que mais importa é quando em modo de combustão conseguirem manter as emissões dentro dos valores aceitáveis.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 11:06
por rimsilva
Politicas da treta. Fazem barulho, mas no final não dá em nada ou praticamente nada.

Pensava que todo este rebuliço seria a oportunidade para fazer uma alteração de fundo na politica de incentivos, mas não.

Se mais nada for alterado, passar de 30km para 50km é bom, mas sabe a pouco.

Pessoalmente acho que são necessárias medidas de fundo para evitar a crescente tendência das vendas PHEV em detrimento dos BEV, quando nesta fase deveria ser precisamento o contrário.

Qual é a logica de ainda se manter o maior incentivo à compra de VE, indexados ao IVA? Será que um médico que se desloca entre hospitais/clinicas, não está em trabalho como qualquer outro trabalhador de uma empresa industrial ou de serviços? Porque é que uns têm uma benesse e outros não?
Porque é que ainda se continua a incentivar a compra de viaturas de 62.500€+IVA e 50.000€+IVA? De forma a impulsionar a redução dos preços dos VEs, estes limites deveria ser reduzidos para praticamente metade e atribuir incentivos na forma de subsidios, sem estar indexado à dedução do IVA.

Além disso, com uma redução nos limites aos valores de aquisição, se o Estado quisesse mesmo aumentar a venda de BEV, passaria o apoio para valores na ordem dos 6.000€ para empresas e particular. Como acontece noutros países da EU.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 11:19
por mjr
Nonnus Escreveu:
26 nov 2020, 10:43
mjr Escreveu:
26 nov 2020, 00:30
Com 80km WLTP não haveria incentivo para nenhum PHEV...
Não? Tenho ideia de ter visto que a Mercedes (posso estar enganado) tem uns plug-in que já fazem cento e muitos em modo elétrico. Já não me lembro se vi no youtube se no programa da SIC, Volante.
No mercado não conheço nenhum. Antes havia o i3 Rex, mas agora penso já não se vender.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 11:44
por Nelson
mjr Escreveu:
26 nov 2020, 00:30
Com 80km WLTP não haveria incentivo para nenhum PHEV... alguém deve ter informado a alma iluminada que escreveu a lei original.

O mais importante é garantir que o consumo em modo ICE não descamba, e nisso as 50g CO2/km devem filtrar uma boa parte do trigo do joio, embora ache que deviam ser um pouco mais ambiciosos.

A autonomia WLTP deve ir aumentando, mas gradualmente. Idealmente terá de se a nível europeu, pois nenhuma marca irá fazer PHEV adaptados ao nosso mini mercado automóvel...
Vendo a informação oficial, mesmo híbridos plug-in de grande dimensão como por exemplo o BMW 530e têm emissões abaixo dos 50g CO2/km. Este documento legal vai mesmo ser inócuo.

https://configure.bmw.pt/pt_PT/configure/G30/11AG

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 12:05
por BrunoAlves
Nelson Escreveu:
26 nov 2020, 11:44
Este documento legal vai mesmo ser inócuo.
Também acho. Ficará tudo mais ou menos na mesma. Os PHEV que poderiam estar excluídos já não estão sequer no mercado, por exemplo o anterior 330e tinha coisa de 30km de autonomia, o actual anuncia 60km WLTP. O mesmo para o 530e. Ambos anunciam emissões de 30-40g

Uma mão cheia de nada :roll: Capitalizam uns pontos a surfar a onda da indignação do momento contra os PHEV, na prática resulta em nada. Política :doh:
rimsilva Escreveu:
26 nov 2020, 11:06
Politicas da treta. Fazem barulho, mas no final não dá em nada ou praticamente nada.

Pensava que todo este rebuliço seria a oportunidade para fazer uma alteração de fundo na politica de incentivos, mas não.

Se mais nada for alterado, passar de 30km para 50km é bom, mas sabe a pouco.

Pessoalmente acho que são necessárias medidas de fundo para evitar a crescente tendência das vendas PHEV em detrimento dos BEV, quando nesta fase deveria ser precisamento o contrário.

Qual é a logica de ainda se manter o maior incentivo à compra de VE, indexados ao IVA? Será que um médico que se desloca entre hospitais/clinicas, não está em trabalho como qualquer outro trabalhador de uma empresa industrial ou de serviços? Porque é que uns têm uma benesse e outros não?
Porque é que ainda se continua a incentivar a compra de viaturas de 62.500€+IVA e 50.000€+IVA? De forma a impulsionar a redução dos preços dos VEs, estes limites deveria ser reduzidos para praticamente metade e atribuir incentivos na forma de subsidios, sem estar indexado à dedução do IVA.

Além disso, com uma redução nos limites aos valores de aquisição, se o Estado quisesse mesmo aumentar a venda de BEV, passaria o apoio para valores na ordem dos 6.000€ para empresas e particular. Como acontece noutros países da EU.
:clap:

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 12:24
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2020, 12:05
Também acho. Ficará tudo mais ou menos na mesma. Os PHEV que poderiam estar excluídos já não estão sequer no mercado, por exemplo o anterior 330e tinha coisa de 30km de autonomia, o actual anuncia 60km WLTP. O mesmo para o 530e. Ambos anunciam emissões de 30-40g

Uma mão cheia de nada :roll: Capitalizam uns pontos a surfar a onda da indignação do momento contra os PHEV, na prática resulta em nada. Política :doh:

Toma lá mais um que anuncia mais autonomia (eu tinha ideia que já tinha visto com mais de 100km) em modo elétrico, um consumo de 0,7 litros/100 km e apenas 18 gramas de CO2.


https://observador.pt/2020/04/05/ha-pre ... m-modo-ev/

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 12:38
por mjr
Confirmo, tem entre 90 e 100km de autonomia WLTP! Interessante, não fosse tão caro (acima de 80k€).

Mas o preço é MUITO acima dos 50k€ sem IVA, o limiar para os incentivos a empresas. Por isso continua a não existir qualquer veículo a conseguir esses incentivos caso a autonomia WLTP mínima fosse de 80km.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 12:53
por BrunoAlves
Com 80km não existiria nenhum PHEV, com 50km são "todos" os PHEV. Não muda nada :(

edit: o erro (acho eu claro) é subsidiar-se a compra nos moldes em que é feito, muito como disse o rimsilva antes.
Estes carros podem andar só em modo eléctrico, mas também podem nunca ser ligados à ficha (e eu conheço alguns!). Mas em qualquer um dos casos "rendem" sempre uns 20k€ às contas da empresa, entre IVA deduzido e TA. E isto é inadmissível num benefício que surge pela redução de emissões.

Mal comparando, em 2004 surgiu uma lei que dizia que quem tivesse aparelhos de recepção satélite que fossem capazes de descodificar canais ilegalmente seria multado por isso. Não me perguntem como é que este tipo de legislação me podia preocupar na altura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O fundamental é: não era preciso que o receptor estivesse efectivamente a fazer alguma coisa ilegal, bastava que tivesse a capacidade de o fazer!
Aqui é ao contrário: dão-se milhares e milhares de euros de impostos em benefícios que são largamente jogados ao lixo, sem nenhuma prova que efectivamente vá ser feito aquilo que o benefício quer potenciar.
Podemos dizer que há quem use muito bem os PHEV, e ainda bem que há. Esses casos devem ser aplaudidos e incentivados. Mas a estatística geral é outra, em Portugal e no mundo
https://theicct.org/publications/phev-r ... e-sept2020
For company cars, an average UF of 63% for NEDC and approximately 20% for real-world driving was found.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 12:59
por Nonnus
Eu não quero estar aqui a desviar-me do principal ponto, mas na semana passada em conversa com um cliente fiquei a saber que existem muitas maneiras de caçar ratos em relação a questão de um carro ser subsidiado.

Estávamos nos a falar dos incentivos e das deduções de iva, quando ele me diz que por exemplo comprou uma Amarok full extras em que foram passadas duas facturas, porque o valor total do carro era superior aquilo que ele podia deduzir.

Uma factura com o preço base do carro e outra factura com os extras. Portanto, isto a ser verdade, leva-me a querer que existe ai muita boa a gente a conseguir comprar estes carros e deduzir quase a totalidade do carro. Vale o que vale.

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Enviado: 26 nov 2020, 13:00
por fernandinand
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... otos-no-oe

Demagogia continua....interessante a posição 'aberta' da BMW, um dos claros beneficiários destas medidas... :violin: :violin: