Fim dos apoios aos híbridos

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por fernandinand » 25 nov 2020, 11:14

Não conheço em detalhe as normas mas aparentemente é um boa notícia...finalmente!!

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-plug-in

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por jfr2006 » 25 nov 2020, 11:46

Esta é uma situação um bocado do género paga o justo pelo pecador.

Embora seja verdade que na generalidade dos híbridos (especialmente grupos alemães), acabando a bateria, o consumo é bem pior que se fosse um carro simples, tal não acontece com pelo menos 2 marcas que em vez de pegar num motor de combustão hiper poluente e juntar-lhe um motor eléctrico e um pack de baterias para disfarça a coisa, criaram verdadeiros híbridos: Toyota e Hyundai.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por BrunoAlves » 25 nov 2020, 12:07

jfr2006 Escreveu:
25 nov 2020, 11:46
Esta é uma situação um bocado do género paga o justo pelo pecador.
Precisamente.
Têm havido discussões quase sangrentas :mrgreen: no FB com as notícias sobre aqueles estudos que concluíam que as emissões são muito mais altas. Os bons utilizadores de PHEV dizem que não, que é tudo mentira, e mostram registos muito bons de consumos que fazem.

Só que a "big picture" não é essa. A generalidade dos PHEV são comprados pelos benefícios fiscais, pelos generosos motores 2.0+ a gasolina, etc. É isso que esses estudos mostram. Mais cedo ou mais tarde isto teria de ser atacado, e bem. Obviamente que irá prejudicar algumas pessoas.
Não nos podemos esquecer que os incentivos são dados em nome do ambiente. Os PHEV têm benefícios pela componente ambiental. Se a generalidade dos estudos, em várias partes do mundo, concluem que a larga maioria dos PHEV passam a maior parte da vida sem ligar à tomada, tem de se agir.

Acho que a solução não é cortar totalmente, mas honestamente também não vejo nenhuma forma de conseguir dar benefícios com base na utilização.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por jfr2006 » 25 nov 2020, 12:18

A solução passa por fazer testes mais realistas que realmente mostrem quais são os plugin que são uma farsa e aqueles que são mesmo um verdadeiro plugin e híbrido a sério.

Ou seja um teste feito com a bateria descarregada e ver quais os resultados das emissões. Aí então taxar de acordo com isso no IUC

Já no ISV e restantes benefícios, sendo a maior parte deles para empresas, nem deviam existir...as empresas já recebem n benefícios com os rentings e afins :twisted:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por Nonnus » 25 nov 2020, 12:56

Na minha opinião isto tem de passar por um crivo apertado. Se temos um hibrido plug-in 1400cc que consegue consumos reais de 3L / 4L e ao mesmo tempo temos os plugin 3000cc que tem consumos de 7L (estou a ser amigo), não podemos considerar que é tudo igual. Se já existe uma diferenciação nos ICE´s ditos convencionais, é só haver um bocadinho de boa vontade e consegue-se com que haja essa diferenciação nos híbridos.

Foi mais fácil dizer, é hibrido, é amigo do ambiente, ou se quiserem é mais eficiente (sim, o conceito quando foi criado foi sobre esta ideia), vamos dar subsídios. Como sabemos isto descambou porque as marcas de luxo viram aqui uma oportunidade de continuar a vender os seus motores (grandes) que tanto custaram a desenvolver, sobre esta ideia.

Agora acordou-se para o problema e da mesma maneira que no inicio foi chapa 5 para todos os híbridos, volta-se a cometer o mesmo erro, mas ao contrário, é hibrido...

E assim vai o mundo. O haters da eletrificação tem já aqui muito por onde pegar. Já estou a imaginar certos comentários. "Isto é tudo modas", "a seguir há de ser provado que os 100% elétricos também poluem mais que um carro a combustão".

Ironia no meio disto tudo, é serem as pessoas que usam e abusam deste tipo de híbridos (gastadores) a votarem uma lei que vai fazer com que fique mais caro este tipo de carro. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por RJSC » 25 nov 2020, 18:09

Os fabricantes vieram com híbridos de fachada só para aproveitar o "buraco" na lei, alguma coisa tinha que se fazer.
Os híbridos "decentes" continuam salvaguardados:
introdução de critérios na lei que restrinjam os apoios a híbridos e híbridos 'plug-in'".

Esses critérios incluem os veículos que tenham "uma autonomia em modo elétrico superior a 80 km, apresentem uma bateria com uma capacidade igual ou superior a 0,5 kWh/100 kg de peso do veículo, e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km".
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-plug-in

Infelizmente não me parece que isto não vá resultar num aumento dos apoios para elétricos puros como devia.
Última edição por RJSC em 25 nov 2020, 18:13, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por RJSC » 25 nov 2020, 18:13

Nonnus Escreveu:
25 nov 2020, 12:56
Ironia no meio disto tudo, é serem as pessoas que usam e abusam deste tipo de híbridos (gastadores) a votarem uma lei que vai fazer com que fique mais caro este tipo de carro. :think:
PSD, PCP, CDS e IL, votaram contra e Chega absteve-se.
Tirando o PCP, isso deve incluir quase toda a malta que usa híbridos de fachada.

Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por Nelson » 25 nov 2020, 18:47

A proposta foi entretanto corrigida e ficou com o limite de 50km em vez de 80km. Ou seja, do ponto de vista pratico, quase não tem efeito.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/im ... 74912.html
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por fernandinand » 25 nov 2020, 18:54

Nelson Escreveu:
25 nov 2020, 18:47
A proposta foi entretanto corrigida e ficou com o limite de 50km em vez de 80km. Ou seja, do ponto de vista pratico, quase não tem efeito.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/im ... 74912.html
Ou seja...mais algum entrou 'por baixo' no bolso de alguns deputados...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fim dos apoios aos híbridos

Mensagem por mjr » 26 nov 2020, 00:30

Com 80km WLTP não haveria incentivo para nenhum PHEV... alguém deve ter informado a alma iluminada que escreveu a lei original.

O mais importante é garantir que o consumo em modo ICE não descamba, e nisso as 50g CO2/km devem filtrar uma boa parte do trigo do joio, embora ache que deviam ser um pouco mais ambiciosos.

A autonomia WLTP deve ir aumentando, mas gradualmente. Idealmente terá de se a nível europeu, pois nenhuma marca irá fazer PHEV adaptados ao nosso mini mercado automóvel...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”