Carsharing e mobilidade nas cidades

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por rnlcarlov » 12 nov 2018, 14:46

migle Escreveu:
11 nov 2018, 16:52
Em Lisboa, não existe "último km" entre a saída do transporte público e o destino. Metro e autocarros tem paragens ridiculamente próximas. É frequente pensarmos "não sei se saia aqui, se saio na próxima".
Discordo. Existe muitas vezes último km. Existem zonas da cidade sem metro ainda que as paragens de autocarro sejam próximas, por vezes é necessário apanhar duas ou três carreiras para se chegar aonde se quer, dando uma volta maior e perdendo mais tempo com trocas de autocarro + novo tempo de espera. Logo a necessidade de transporte de "último km" por exemplo do metro para o destino existe sim, apesar de poderem existir alternativas nos autocarros.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por migle » 12 nov 2018, 19:19

O que é interessante, rnlcarlov, é a área de operação dos char sharing... Aliás, desinteressante.

Naquele perímetro tão apertado, não sei se chega sequer a ser necessário autocarro após o metro.
Eu também já trabalhei fora do alcance do metro... É chato ter de apanhar outro transporte, menos civilizado, mas...

Acho que faltam passeios ainda. E vegetação para evitar que as pessoas fiquem cheias de poeira. E menos diesel. 1 km é uma caminhada de 15'.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 13 nov 2018, 02:13

migle Escreveu:
12 nov 2018, 19:19
O que é interessante, rnlcarlov, é a área de operação dos char sharing... Aliás, desinteressante.

Naquele perímetro tão apertado, não sei se chega sequer a ser necessário autocarro após o metro.
Eu também já trabalhei fora do alcance do metro... É chato ter de apanhar outro transporte, menos civilizado, mas...

Acho que faltam passeios ainda. E vegetação para evitar que as pessoas fiquem cheias de poeira. E menos diesel. 1 km é uma caminhada de 15'.
Uma das zonas que vejo mais viaturas car sharing (não contando com os seus spots originais) é no Bairro de Santos, onde era o antigo edifício da bolsa de Lisboa. Curiosamente, é também uma das zonas com maior densidade de VEs e não conta com nenhum posto de carregamento.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por migle » 13 nov 2018, 09:04

O que eu quis dizer é que não dá para ir com o carro para as zonas mais periféricas, que são mal servidas de transportes colectivos. Embora esse caso, bairro de Santos, seja o caso de uma zona mal servida bastante central.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por rnlcarlov » 13 nov 2018, 11:06

Outras zonas muito mal servidas são Ajuda/Restelo e São João/Beato/Marvila/Braço de Prata

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 13 nov 2018, 14:20

Imagina que estás no Campo Grande, zona bem servida de transportes, e queres ir para o Aeroporto, também bem servida. Se fores de metro terás que dar a volta á cidade. A pé, apesar de perto, é impossivel de se fazer, ainda mais se tiveres que transportar bagagem. Nestes casos o Car Sharing é a melhor opção.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por migle » 13 nov 2018, 21:00

Vocês não acreditam no autocarro... O autocarro funciona lindamente com um bocadinho menos de carros em circulação. A partir das 17:30 não funciona, mas tínhamos de tirar carros da rua.

Bem, eu fiz a revisão hoje e voltei a usar emov. Apesar de haver metro de Entrecampos para o Intendente... Muitas mudanças de metro, autocarros imprevisíveis... Não tenho passe... Um tipo habitua-se à mama do carrinho...

25' de manhã, 20' à tarde, total cerca de 10€. (para comparar com metro teria de incluir o tempo de mexer no telemóvel, superior a 5')

Mas não acredito nisto, não é solução, não é sustentável, somos muitos.

Outros utilizadores disto parecem ser as empresas municipais. Não me lembro qual vi uma vez, se seria a EMEL... Funciona como outsourcing de toda a manutenção do carro, porém utilizando um recurso escasso que pertence a todos, o espaço público na rua, em vez de garagens em armazéns municipais...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carsharing e mobilidade nas cidades

Mensagem por BrunoFonseca » 14 nov 2018, 00:32

migle Escreveu:
13 nov 2018, 21:00
Vocês não acreditam no autocarro... O autocarro funciona lindamente com um bocadinho menos de carros em circulação. A partir das 17:30 não funciona, mas tínhamos de tirar carros da rua.

Bem, eu fiz a revisão hoje e voltei a usar emov. Apesar de haver metro de Entrecampos para o Intendente... Muitas mudanças de metro, autocarros imprevisíveis... Não tenho passe... Um tipo habitua-se à mama do carrinho...

25' de manhã, 20' à tarde, total cerca de 10€. (para comparar com metro teria de incluir o tempo de mexer no telemóvel, superior a 5')

Mas não acredito nisto, não é solução, não é sustentável, somos muitos.

Outros utilizadores disto parecem ser as empresas municipais. Não me lembro qual vi uma vez, se seria a EMEL... Funciona como outsourcing de toda a manutenção do carro, porém utilizando um recurso escasso que pertence a todos, o espaço público na rua, em vez de garagens em armazéns municipais...
Não me parece que sirva para ser alternativa aos transportes públicos, mas sim como complemento.
Acho mesmo que até para quem mora em Lisboa, onde é quase impossível se ter lugar para estacionar o carro próprio, faz muito sentido das poucas vezes que se necessita utilizar um carro, seja pela via do aluguer do car sharing.
É como o tal estudo diz: 95% do tempo o carro está estacionado...

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”