finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.

Acha que a Uber deve ser ilegal em Portugal?

Sim
7
21%
Não
26
76%
Sem opinião
1
3%
 
Total de votos: 34

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Filipe » 01 mar 2016, 21:19

Ainda vai correr muita água por baixo das pontes. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 01 mar 2016, 23:35

Era óbvio, foi apenas uma questão de tempo.. os próprios motoristas sabem disso mas têm instruções e interesse em aproveitar a economia paralela.
Rdias, não sei se viste alguns comentários que fiz na pagina da uber, os gajos têm a lata de responder com aquelas frases feitas mas quando ponho o preto no branco.... a conversa morre ;)
Os proprios comentadores têm um discurso tão homogéneo que parece andar a estudar pelo mesmo livro, ou são todos da mesma familia :lol:
Curiosamente, o motorista que conheço tentou provar-me a legalidade com provas falsas, já percebi que eles querem tanto ganhar isto que até se enganam a eles próprios :mrgreen:

Para acabar, um amigo meu tem andado bastante naquilo e parece que afinal não é nada de extraordinário! Os preços chegam a ser piores que os taxis, as facturas nunca apareceram, e se vizerem as perguntas certas, uiiii, revelam-se logo iguais ou piores do que os taxistas que tanto criticam. Uau. Afinal quem são esses clientes que falam tão bem daquilo nos foruns e facebooks? Será que existem?

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Brunus » 02 mar 2016, 13:00

Claro que a Uber não é um operador de transporte, isso é óbvio! Isso é quase a mesma coisa que dizer que a eDreams é uma companhia aérea ou a Trivago uma cadeia de hoteis.

A Uber não transporta passageiros, quem efectua o transporte de passageiros são as empresas parceiras que têm licenciamento para transporte privado de passageiros. A Uber é apenas uma plataforma que efectua a ligação entre clientes e parceiros de forma transparente, estilo uma central de telefones.

A maioria dos parceiros da Uber já forneciam serviços de transporte privado de passageiros. Os clientes só tinham de telefonar para essas empresas e chamar uma viatura com motorista, agora fazem-no através da Uber. Nada mudou, apenas os serviços escalaram para um público alvo muito maior do que anteriormente, e é isso que faz comichão aos taxistas.

E já agora, não é por um ministro dizer que é ilegal que passa a ser ilegal. Quem tem competências para decidir se é legal ou não são os tribunais, e até ao momento não transitou nenhuma sentença em julgado que referisse que a Uber é ilegal. Por isso até isso acontecer, é legal.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Brunus » 02 mar 2016, 15:11

O pagamento é feito através da Uber, mas as facturas são emitidas pelas empresas parceiras. Certamente que a Uber cobra uma comissão pelo serviço a essas empresas, mas isso é entre elas.
Se quiseres saber quem são as empresas parceiras contacta a Uber Portugal e pergunta-lhes.

O pagamento é feito através de cartão de crédito, e as facturas são geradas automaticamente. Mesmo que não fossem, dada a natureza digital do sistema de pagamento, tudo fica registado pelo que fuga aos impostos (neste caso IVA) é virtualmente impossível.
Conheço casos de taxistas a escusarem-se/recusarem-se de passar factura, e até de dar troco! :o

Mais, o percurso para o destino do cliente é-lhe apresentado na app, podendo este escolher outro caso queira.
O motorista é obrigado a seguir esse percurso, e só pode mudar com autorização do cliente. No fim, o cliente avalia o motorista e o motorista avalia o cliente.
O custo do percurso é apresentado ao cliente como uma estimativa, e o cliente fica a saber quanto irá pagar aproximadamente. Normalmente, no fim do percurso o valor a pagar nunca é muito diferente da estimativa inicial.
Por isto tudo, nunca há surpresas para o cliente, ao contrário do que acontece nos taxis, em especial nos do aeroporto com os turistas.

Quanto às decisões do tribunal, sabes que há recursos que suspendem as sentenças? E tanto quanto sei, uma providência cautelar não é uma sentença.
Mais uma vez, apenas quando houver uma sentença transitada em julgado (que não é passível de recurso) que diga que é ilegal, então será ilegal. Até lá, os ministros podem dizer o que bem quiserem que legalmente vale 0.
Que eu saiba ainda somos um Estado de Direito e não um estado autoritário.

rdias, agora muito sinceramente. Os taxistas não deveriam estar preocupados com a Uber. Aliás, até a deveriam encarar como um desafio a superar, e fazer por melhorar o nível de serviço e atendimento, e por tornar tudo mais transparente para o cliente. Eventualmente, poderiam pedir ao governo alívio na regulação e taxas.

Deviam sim, estar preocupados com autopilot da Tesla (da qual és fanboy incondicional) e semelhantes da Google, Apple (eventualmente) e de várias marcas automóvel.
No dia em que sair o primeiro carro totalmente autónomo, é o princípio do fim da profissão de taxista. Já pensaste nisso?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 02 mar 2016, 16:14

Brunus, as "facturas" são geradas automaticamente sim mas quem as verifica?! Qual é a entidade? Já viste alguma? Eu já vi e aquilo não é nada, é um recibo que não serve para nada, é meramente informativo.. tanto pode ser do "parceiro" que diz que alugou um carro como pode ser de uma mercearia.
As facturas do taxi são numeradas e obrigatoriamente comunicadas à AT quando são impressas. Como é que a AT controla as da uber? Sabes qual é o NIF da uber visto que levam uma comissão?

Sinceramente, custa-me a acreditar que haja assim tana gente que se recuse a passar facturas, o cliente pode e deve escolher o itinerário, e pedem estimativas de preços frequentemente e tambem não costumo falhar muito. Se é mais engraçado fazer isso pelo smartphone? Sim é. Poupava-me o transtorno de me enganar em algo. Se é bom haver concorrencia, sim também é bom mas não é assim à socapa.

Os taxis já foram assim, os preços eram a olho e isso tudo. Inventaram os taximetros para proteger os clientes, somos obrigados a passar facturas, fazer o caminho que o cliente e ter troco de 20€.
Aparece a uber a trabalhar quase como os taxis à 20 anos atrás e voces gostam, tá fixe.

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por Brunus » 03 mar 2016, 15:17

Acho piada que os taxistas usem o argumento da evasão fiscal, quando eles próprios não são assim tão cumpridores como querem fazer parecer. :roll:

A Uber usa sistemas de pagamento electrónico, que em Portugal passam pelo olho do Banco de Portugal, e para os quais é bastante mais difícil esconder dinheiro do sistema fiscal.

Um outro exemplo da seriedade dos taxistas, desta vez do aeroporto. Algo que é impossível de acontecer na Uber, uma vez que, tal como já referi, é apresentada uma estimativa do custo da viagem ao cliente e este pode ou não aceitar.

A própria Comissão Europeia não quer que a Uber seja declarada ilegal só porque sim, e vai preparar regulamentação a nível europeu que todos os estados membros terão de seguir. Por isso, relaxem que a Uber veio para ficar.

rdias, como fanboy da Tesla, naturalmente apoias o modelo de vendas directas ao público que seguiu, e naturalmente conheces os problemas em certos estado dos US com as leis antiquadas e o lobbying político por parte de certos grupos, que a impedem de seguir esse plano. Não é preciso procurar muito aqui no forum para encontrar a tua opinião sobre isso.

Este problema das vendas directas da Tesla em certos estados, não é muito diferente do problema da Uber aqui em Portugal. Resume-se basicamente a "market disruption" (Disruptive innovation).

Na sua essência, acontece sempre que aparece um novo operador num determinado mercado que apresenta uma inovação, ou algo completamente diferente, que faz com que os operadores tradicionais percam cota de mercado e eventualmente desapareçam ou se tornem menos relevantes. Acontece que os operadores tradicionais nunca desaparecem sem dar alguma luta, tipicamente por via do "lobbying" político, com a pressão para aprovação de leis e regulamentos que mantenham artificialmente a sua cota de mercado e que impeça o novo operador que continuar a operar.

É precisamente o que se passa com os concessionários nos US, e com os taxistas cá. Querem a todo o custo manter o seu mercado livre de qualquer disrupção por novos operadores que pensem fora da caixa.

Agora rdias, e era aqui que eu queria chegar, não há aqui uma certa contradição em ti?
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 03 mar 2016, 15:54

Evasão fiscal é um argumento entre outros. Quando vim trabalhar com taxis já sabia da fama e dos proveitos desses links mas nem dou importância a isso porque somos controlados de toda a maneira e feitio.. fiscalizem-nos e punam os que não pagam que eu não me importo.
Faz-me lembrar uma vez que tive de arranjar a bomba injectora e pedi um orçamento, o homem nem pensou 2 vezes: "vai querer factura?" :shock: e eu: "pronto, está bem, diga lá o preço então :? "
Podemos pesquisar sobre todas as actividades para ver se são só taxis. O amigo google tem um portfolio jeitoso de oficinas, restaurantes....

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 03 mar 2016, 18:43

Rdias, vou desistir de discutir este assunto. O pessoal pensa que andamos a chorar e com medo da concorrencia; toda a gente sabe tudo de legislação e sobre taxis.. eu que tirei o curso já não me lembro de tudo mas os "clientes" quererem saber mais que eu é demais!
Não é nada contra ti Brunus, é no geral, foruns, facebook, grupos e grupinhos.. é um exagero de teorias que já li que nem tenho resposta. Tinha que transcrever os artigos todos um a um e nesmo assim não vão lá.
Legalizem a uber e daqui a poucos anos vão perceber porque é que a lei é tão pesada e protectora do consumidor.

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por fjma » 04 mar 2016, 11:41

Tentando ser pragmático com esta novela, acho que até foi bom para a classe de transportes de passageiros em Portugal. Acordou muita gente para a necessidade de modernização da frota, das pessoas, das ferramentas...
Só espero é que seja, acima de tudo, o cliente o grande beneficiado e que se limpe a má imagem que os taxistas têm nestes país.
Sei que não são todos iguais, mas detesto que seja uma lotaria quando tenho de chamar um. Devem ser respeitados mas também devem respeitar, como em qualquer relação comercial entre cliente e entidade prestadora de serviço/bem.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: finalmente o governo reconhece que a Uber é ilegal

Mensagem por santanamos » 04 mar 2016, 14:35

Subscrevo ambos os comentários. Obviamente sabemos que há artistas nesta actividade e até se gabam disso. Eu aponto-lhes o dedo sem problema nenhum, quer gostem ou não. Por norma os clientes queixam-se a nós das artimanhas dos outros mas deviam-no fazer era na polícia. Mas claro, os clientes habituais sabem quem são os bons e os maus, rejeitam os maus e dizem que o nosso serviço é bom e/ou barato.
Aliás, muitas vezes os clientes são mais complicados do que nós mas pronto, a gente aguenta!

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”