UVE, "blindagem" e democracia

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por Nonnus » 25 jun 2021, 14:49

Tanta discussão por causa de nº de votos.

Do que é que tinham medo que os membros fundadores no inicio da actividade da UVE pudessem aprovar que os prejudica-se assim tanto?

Ou será que queriam que fosse aprovado alguma coisa proposta por vós que os fundadores nunca aprovaram por não ser compatível com actividade da UVE?

Qual é a real queixa sobre a falta de democracia na UVE? Estamos mesmo só a falar do nº de votos, ou existe ai mais alguma coisa?

Desde que sou sócio, já fui a duas AG (depois apareceu o covid), e o que tenho constatado é que nas AG´s o nº de sócios presentes é reduzido, nem se dão ao trabalho de se deslocarem para perceber do que se fala nas AG. Mas os fundadores por incrível que pareça estão lá, a prescindir do seu tempo livre que podiam estar com as suas famílias. Reflitam e vejam lá se tanto barulho por causa do nº de votos dos fundadores, e se calhar se tivessem o mesmo nº de votos dos fundadores nem sequer lá punham os pés quando da realização das AG. É que as vezes há coisas assim! Dizemos mal de tudo e de todos e, depois quando chega a altura de mostrar realmente esse empenho, chutam para canto porque tem de ir beber umas jolas com os amigos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pemifer » 25 jun 2021, 16:56

pbaptista Escreveu:
25 jun 2021, 13:46
Sabes o que é uma associação? As pessoas não são obrigadas a entrar....não gosta não entras...
Finalmente concordamos em alguma coisa, foi exatamente o que fiz!
pbaptista Escreveu:
25 jun 2021, 13:46
... é legitima e é legal.
Nunca disse que era ilegal!
Infelizmente este tipo de estatutos é legal, para alem de associações, tambem há federações que os têm com autênticas poucas vergonhas que se passam por lá...
Por já saber que este tipo de estatutos é meio caminho andado para a asneira é que nunca concordei, e fiz como disseste, não entrei!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pemifer » 25 jun 2021, 17:08

Nonnus Escreveu:
25 jun 2021, 14:49
Tanta discussão por causa de nº de votos.

Do que é que tinham medo que os membros fundadores no inicio da actividade da UVE pudessem aprovar que os prejudica-se assim tanto?

Ou será que queriam que fosse aprovado alguma coisa proposta por vós que os fundadores nunca aprovaram por não ser compatível com actividade da UVE?

Qual é a real queixa sobre a falta de democracia na UVE? Estamos mesmo só a falar do nº de votos, ou existe ai mais alguma coisa?

Desde que sou sócio, já fui a duas AG (depois apareceu o covid), e o que tenho constatado é que nas AG´s o nº de sócios presentes é reduzido, nem se dão ao trabalho de se deslocarem para perceber do que se fala nas AG. Mas os fundadores por incrível que pareça estão lá, a prescindir do seu tempo livre que podiam estar com as suas famílias. Reflitam e vejam lá se tanto barulho por causa do nº de votos dos fundadores, e se calhar se tivessem o mesmo nº de votos dos fundadores nem sequer lá punham os pés quando da realização das AG. É que as vezes há coisas assim! Dizemos mal de tudo e de todos e, depois quando chega a altura de mostrar realmente esse empenho, chutam para canto porque tem de ir beber umas jolas com os amigos.
Disseste muita coisa acertada.
O nº de votos não é importante e o numero de presenças em AG é baixo, até começar a asneira!
Se houver asneira, o numero de presenças nas AG começa logo a aumentar e o nº de votos passa a ser relevante!
É como ter seguro, não serve para nada até precisarmos dele!

Vejo muitas vezes estas referências aos "coitadinhos que abdicam de tempo com a familia".
Penso que não será esse o pensamento das pessoas da UVE.
Qualquer pessoa que esteja num trabalho voluntário e pense assim está no sitio errado.

Se não me engano, foste, ou és, bombeiro voluntário!
Quando estás nessas funções tambem pensas que devias era estar em casa de pantufas?
Se pensas assim, estás no sitio errado!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por Nonnus » 25 jun 2021, 18:50

pemifer Escreveu:
25 jun 2021, 17:08
Vejo muitas vezes estas referências aos "coitadinhos que abdicam de tempo com a familia".
Penso que não será esse o pensamento das pessoas da UVE.
Qualquer pessoa que esteja num trabalho voluntário e pense assim está no sitio errado.
No que eu escrevi onde é que se pode ler que é o pensamento das pessoas que lá estão?

A ideia que eu queria passar, mas parece que não consegui, é que existe muitas pessoas a correr por amor a camisola e muitas vezes não damos valor. Quando somos chamados a correr por essa camisola (dar o nosso contributo), nesse dia não podemos porque temos de ir beber umas jolas.

pemifer tu como utilizador de VE indirectamente tens pessoas na UVE a defender os teus interesses, não sei se reconheces isso, espero que sim. Parece que a ideia é que eles só lá estão para defender os interesses deles, e ter esse pensamento é triste, como eu já referi várias vezes, tentem ao menos conhecer as pessoas (eu sei que tu conheces alguns) e o trabalho que desenvolvem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pemifer » 25 jun 2021, 22:24

Nonnus Escreveu:
25 jun 2021, 18:50

No que eu escrevi onde é que se pode ler que é o pensamento das pessoas que lá estão?

A ideia que eu queria passar, mas parece que não consegui, é que existe muitas pessoas a correr por amor a camisola e muitas vezes não damos valor. Quando somos chamados a correr por essa camisola (dar o nosso contributo), nesse dia não podemos porque temos de ir beber umas jolas.

pemifer tu como utilizador de VE indirectamente tens pessoas na UVE a defender os teus interesses, não sei se reconheces isso, espero que sim. Parece que a ideia é que eles só lá estão para defender os interesses deles, e ter esse pensamento é triste, como eu já referi várias vezes, tentem ao menos conhecer as pessoas (eu sei que tu conheces alguns) e o trabalho que desenvolvem.
Agora conheço algumas, na altura não, e ía entrar numa associação com pessoas que não conhecia e que castrava logo à partida o meu poder de intervenção?
Obviamente que não!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por Nonnus » 25 jun 2021, 23:51

Tal como eu. Eu comprei o meu carro em setembro e só me fiz sócio 8 meses depois, por acaso foi naquele ENVE em que nós os dois nos conhecemos pessoalmente. Tal como te conheci, tive oportunidade de conhecer outras pessoas aqui do fórum e outras pertencentes a UVE e só depois de ver quem eram e o que era a UVE é que me fiz sócio. A questão aqui levantada do nº de votos para mim sempre foi uma não questão. Nunca achei que houvesse motivos para essa diferença de votos me prejudicar e, consigo entender o porquê de haver essa diferença.

Essa questão dos votos, a tal falta de democracia levantada por alguns, acho que trás água no bico. Existe qualquer coisa por explicar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pemifer » 26 jun 2021, 18:49

Não queria estar a perder tempo com um assunto que para mim está concluído.
Se bem me lembro, para além da questão dos votos havia também a questão de só ao fim de 1 ano poder ser um sócio de pleno direito.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pbaptista » 26 jun 2021, 21:39

pemifer Escreveu:
26 jun 2021, 18:49
Se bem me lembro, para além da questão dos votos havia também a questão de só ao fim de 1 ano poder ser um sócio de pleno direito.
Como no ACP e em inúmeras associações.
Fique bem claro não estou a tentar convencer-te da nada, estou só a demonstrar que as afirmações de falta de democracia não fazem sentido quando são feitas por alguém que nunca fez parte da UVE.
Os meus filhos quando eram pequenos é que diziam que não gostavam da comida antes de a provar, assim pareces tu (e não só).
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pemifer » 27 jun 2021, 00:24

pbaptista Escreveu:
26 jun 2021, 21:39
pemifer Escreveu:
26 jun 2021, 18:49
Se bem me lembro, para além da questão dos votos havia também a questão de só ao fim de 1 ano poder ser um sócio de pleno direito.
Como no ACP e em inúmeras associações.
Fique bem claro não estou a tentar convencer-te da nada, estou só a demonstrar que as afirmações de falta de democracia não fazem sentido quando são feitas por alguém que nunca fez parte da UVE.
Os meus filhos quando eram pequenos é que diziam que não gostavam da comida antes de a provar, assim pareces tu (e não só).
Mas quem te disse que essas associações são democráticas?
Lá vens tu com os exemplos disparatados, volto ao teu primeiro exemplo disparatado, como sabes que a China não é uma democracia? És chinês? Viveste lá? Ou fizeste em relação à China como os miudos fazem em relação aos legumes?
Uma associação, um clube, uma federação, legalmente, não precisa de ser democrática para ser legal.
O que não faltam é associações, clubes e federações, legais mas não democráticas!
E normalmente os sócios dessas associações, clubes, federações, só reparam que não estão numa democracia quando a coisa dá para o torto...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por pbaptista » 27 jun 2021, 18:40

pemifer Escreveu:
27 jun 2021, 00:24
Mas quem te disse que essas associações são democráticas?
Lá vens tu com os exemplos disparatados, volto ao teu primeiro exemplo disparatado, como sabes que a China não é uma democracia? És chinês? Viveste lá? Ou fizeste em relação à China como os miudos fazem em relação aos legumes?
Uma associação, um clube, uma federação, legalmente, não precisa de ser democrática para ser legal.
O que não faltam é associações, clubes e federações, legais mas não democráticas!
E normalmente os sócios dessas associações, clubes, federações, só reparam que não estão numa democracia quando a coisa dá para o torto...
Como não sabes o que significa democracia vou explicar-te.
Resumidamente democracia é um regime politico onde os cidadãos escolhem os seus representantes livremente, onde existe liberdade de imprensa, religiosa e politica.
Como é do conhecimento comum, na China só é permitido um partido e não há liberdade de imprensa nem religiosa. Por isso mesmo sem viver na China as pessoas sabem que a China não é uma democracia, aliás identificada por organizações internacionais como sendo uma ditadura.

Uma associação não é um pais, tal como uma empresa não é, por isso o conceito de democracia não é aplicável.

Já agora segundo os teus critérios Portugal também não é uma democracia, só pode concorrer a PR quem tem mais de 35 anos e ainda tem que ter 7500 cidadãos portugueses a propor a sua candidatura... :lol: :lol:

Enfim... não consegues encontrar algo racional para justificar a tua aversão à UVE?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”