Táxis em VEs

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por Flyer » 25 abr 2015, 12:10

rdias Escreveu:Porque é que o taxi fluence não faz mais de 100 km... Que mistério....

Ou existe realmente um problema...ou o pé é muito pesado...
Quando o carro tinha poucos mêses, fui para a auto-estrada e a velocidade constante de 130km/h não deu para mais de 75km....
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por Filipe » 25 abr 2015, 18:44

No nosso país para uma empresa de táxis que não instale PCR´s próprios ( caso dos proprietários individuais ) só resta a hipótese
do Tesla, mas que por enquanto ainda tem o problema da assistencia ocasional se necessária ainda estar fora de Portugal. :geek:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por meira78 » 25 abr 2015, 22:50

Filipe Escreveu:No nosso país para uma empresa de táxis que não instale PCR´s próprios ( caso dos proprietários individuais ) só resta a hipótese
do Tesla, mas que por enquanto ainda tem o problema da assistencia ocasional se necessária ainda estar fora de Portugal. :geek:
E quanto é que tem de facturar por ano, mês ou dia para cobrir os custos de aquisição de um Tesla, mesmo usado e que nos custará mais de 70.000€ com legalizacao? Os usados estão disponiveis por cerca de $65.000, mais a legalização e transporte não anda muito inferior aos 75.000€, não é?

Um táxi normal que faça cerca de 250 kms diários teria de facturar cerca de 200€ por dia em média. Logo, 200€/dia x 30 dias = 6.000€

16h diárias x 4€/h = 64€/dia
31dias x 64€ = +/- 2.000€ mês custos salariais

Lucro bruto mensal 4.000€

Teríamos o carro pago em cerca de 1,5 anos, mas como aqui não estão a ser consideradas as restantes despesas de manutenção do carro, vamos apontar para cerca de 2 anos, não considerando aqui os restantes custos de impostos, taxas, licenças e outras de ordem salarial e de funcionamento da empresa.
Vamos apenas considerar os valores para efeitos de amortização do valor investido no carro.

Concordam com esta visão ou têm outros valores para acrescentar ao debate?

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por beme83 » 26 abr 2015, 11:23

Um veículo eléctrico como taxi em Portugal tem muitas dificuldades de vingar não só pelos custos adicionais de montar uma rede própria de carregamento rápido bel como devido à fiscalidade com redução de 70% a 100% do ISV e IVA dedutível.
Por outro lado a maioria dos táxis de cidade circulam 24 sobre 24 horas.
A única forma de incentivar seria como já proposto que as CM na revalidação de licença dos postos de abastecimento obrigasse à instalação de um posto de carregamento rápido e oferecer incentivos ao nível dos veículos a combustão.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por meira78 » 26 abr 2015, 12:43

rdias Escreveu:
beme83 Escreveu:Um veículo eléctrico como taxi em Portugal tem muitas dificuldades de vingar não só pelos custos adicionais de montar uma rede própria de carregamento rápido bel como devido à fiscalidade com redução de 70% a 100% do ISV e IVA dedutível.
Por outro lado a maioria dos táxis de cidade circulam 24 sobre 24 horas.
A única forma de incentivar seria como já proposto que as CM na revalidação de licença dos postos de abastecimento obrigasse à instalação de um posto de carregamento rápido e oferecer incentivos ao nível dos veículos a combustão.
Um taxi ICE tem redução de 70% isv e dedução total do iva viatura e majoração do iva do gasóleo a 120%....

Baralha muito as contas pois custa mais tirar rentabilidade de um 100% eléctrico... Principalmente devido perda de iva durante vida útil do carro....
No meu entender um táxi electrico deve funcionar 16h por dia.

Um táxi electrico tem isenção no ISV.
Um táxi electrico tem dedução de IVA.
Um táxi electrico tb tem majoração de todas as despesas com o veículo, inclusivé preço da energia.

O electrico não fica a perder nada para o VC. Gasta bastante menos com manutenção, revisão e por km.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por meira78 » 26 abr 2015, 12:44

rdias Escreveu:
meira78 Escreveu:
Filipe Escreveu:No nosso país para uma empresa de táxis que não instale PCR´s próprios ( caso dos proprietários individuais ) só resta a hipótese
do Tesla, mas que por enquanto ainda tem o problema da assistencia ocasional se necessária ainda estar fora de Portugal. :geek:
E quanto é que tem de facturar por ano, mês ou dia para cobrir os custos de aquisição de um Tesla, mesmo usado e que nos custará mais de 70.000€ com legalizacao? Os usados estão disponiveis por cerca de $65.000, mais a legalização e transporte não anda muito inferior aos 75.000€, não é?

Um táxi normal que faça cerca de 250 kms diários teria de facturar cerca de 200€ por dia em média. Logo, 200€/dia x 30 dias = 6.000€

16h diárias x 4€/h = 64€/dia
31dias x 64€ = +/- 2.000€ mês custos salariais

Lucro bruto mensal 4.000€

Teríamos o carro pago em cerca de 1,5 anos, mas como aqui não estão a ser consideradas as restantes despesas de manutenção do carro, vamos apontar para cerca de 2 anos, não considerando aqui os restantes custos de impostos, taxas, licenças e outras de ordem salarial e de funcionamento da empresa.
Vamos apenas considerar os valores para efeitos de amortização do valor investido no carro.

Concordam com esta visão ou têm outros valores para acrescentar ao debate?


Todos estes valores aqui mencionados .... são peço desculpa .... ridículos....
rdias, podes apresentar os teus números.

Assim conseguimos construir um raciocínio mais fiel da realidade.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por beme83 » 26 abr 2015, 14:35

meira78 Escreveu:
rdias Escreveu:
beme83 Escreveu:Um veículo eléctrico como taxi em Portugal tem muitas dificuldades de vingar não só pelos custos adicionais de montar uma rede própria de carregamento rápido bel como devido à fiscalidade com redução de 70% a 100% do ISV e IVA dedutível.
Por outro lado a maioria dos táxis de cidade circulam 24 sobre 24 horas.
A única forma de incentivar seria como já proposto que as CM na revalidação de licença dos postos de abastecimento obrigasse à instalação de um posto de carregamento rápido e oferecer incentivos ao nível dos veículos a combustão.
Um taxi ICE tem redução de 70% isv e dedução total do iva viatura e majoração do iva do gasóleo a 120%....

Baralha muito as contas pois custa mais tirar rentabilidade de um 100% eléctrico... Principalmente devido perda de iva durante vida útil do carro....
No meu entender um táxi electrico deve funcionar 16h por dia.

Um táxi electrico tem isenção no ISV.
Um táxi electrico tem dedução de IVA.
Um táxi electrico tb tem majoração de todas as despesas com o veículo, inclusivé preço da energia.

O electrico não fica a perder nada para o VC. Gasta bastante menos com manutenção, revisão e por km.
O Taxi elétrico tem isenção ISV mas como o Preço base sem Imposto é superior logo desvirtua as contas. Eu diria que uma boa solução seria que oferecer ao Taxista o mesmo montante que pouparia em ISV se comprasse um veículo a combustão com o mesmo tipo de potência com a forma de abatimento em sede de IRC/IRS

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por santanamos » 27 abr 2015, 03:55

Não tenho nada a acrescentar as contas do Rdias nem entrar em detalhes da actividade.. mas dou exemplo das minha forma de calculo..
em Novembro compramos um novo CI para taxi. As contas foram feitas para os proximos 5 anos porque é o tempo obrigatório para ter isenção do ISV. Calculamos a diferença do consumo de gasoleo para ver se dava para pagar a prestacão sem ter que apertar mais o cinto e pronto.
As contas foram feitas da mesma forma com a hipotese de um electrico e a poupança era proporcional tal como a prestação que seria o dobro.

Não se pode fazer contas à receita porque isso não está nas nossas mãos. Basta calcular uma média de quilometros (que no meu caso devem ser o dobro do que os do Rui). Passei de 15€/100km para os 9€/100km de gasoleo + manutenção.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por Orlando » 27 abr 2015, 08:28

santanamos Escreveu:Não tenho nada a acrescentar as contas do Rdias nem entrar em detalhes da actividade.. mas dou exemplo das minha forma de calculo..
em Novembro compramos um novo CI para taxi. As contas foram feitas para os proximos 5 anos porque é o tempo obrigatório para ter isenção do ISV. Calculamos a diferença do consumo de gasoleo para ver se dava para pagar a prestacão sem ter que apertar mais o cinto e pronto.
As contas foram feitas da mesma forma com a hipotese de um electrico e a poupança era proporcional tal como a prestação que seria o dobro.

Não se pode fazer contas à receita porque isso não está nas nossas mãos. Basta calcular uma média de quilometros (que no meu caso devem ser o dobro do que os do Rui). Passei de 15€/100km para os 9€/100km de gasoleo + manutenção.
E eu passei de 7 euros para 1,3euros por dia....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Ficha ligação spy leaf

Mensagem por santanamos » 27 abr 2015, 08:39

Orlando, eu sei disso. Num taxi não sei se fazias. Não se pode olhar a consumos ou velocidades médias quando estamos com o cliente. Nos CI "damos à chave" umas 100 vezes por dia (sem exagero) etc.. tudo isto sobe o consumo no CI.. no electrico tem algumas atenuantes mas tambem tem os 'senãos'.. se calhar o taxi fluence até é prova disso!

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”