Redes Inteligentes de Energia são factor crítico para a adop

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Redes Inteligentes de Energia são factor crítico para a adop

Mensagem por ruimegas » 16 ago 2011, 11:47

Redes Inteligentes de Energia são factor crítico para a adopção dos Carros Eléctricos

Imagem

"Redes Inteligentes de Energia são factor crítico para a adopção dos Carros Eléctricos
27 Julho2011 | 12:03
Bastian Fischer
Partilhar
12


Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Bastian
Fischer
Sobre o Autor
Contacte o Autor
ARTIGOS DESTE AUTOR
OpiniãoRedes Inteligentes de Energia são factor crítico para a adopção dos Carros Eléctricos
VER MAIS
Actualmente existem mais de 800 milhões de veículos equipados com motores de combustão interna, movidos a energia fóssil, nas estradas de todo o mundo.
Eles são responsáveis pela maioria das actuais emissões de dióxido de carbono (CO2). Se a isto acrescentarmos o facto de se prever que até 2050 o número de automóveis venha a triplicar, facilmente concluímos que é imperativo encontrar soluções que permitam aos governos cumprirem as metas fixadas tendo em vista a diminuição das emissões de CO2, à escala global.

Muitos países estão a adoptar soluções de e-mobility, nomeadamente os carros eléctricos (EVs), dado o enorme contributo que estes podem representar para a redução das emissões de carbono. Pela sua própria natureza, os carros eléctricos oferecem níveis acrescidos de eficiência no que concerne ao índice de emissões de CO2 no transporte. Alimentados a electricidade, proveniente de fontes renováveis ou nucleares, este tipo de veículos consegue fazer descer o nível das emissões de CO2 para quase zero. Acresce que os carros eléctricos consomem cerca de um quarto da energia necessária para alimentar os veículos tradicionais, reduzindo, desta forma, a quantidade total de energia necessária para o transporte; possuem a capacidade de diminuir as emissões de gases com efeito de estufa em 60%, por comparação com os veículos mais modernos e equipados com motores de combustão interna altamente eficientes, que circulam actualmente nas cidades ; e, além disso, a variedade das fontes de alimentação dos motores eléctricos pode ser ampliada incluindo energias renováveis e nucleares, o gás e o carvão.

Um exemplo pioneiro nesta área é a MOBI-E, a primeira plataforma verdadeiramente universal e integrada para mobilidade eléctrica do mundo, que introduziu os carros eléctricos em Portugal. Neste âmbito foi implementada uma rede nacional de estações de carregamento que assegura o abastecimento dos veículos a qualquer hora, em qualquer local, a preços competitivos e utilizando energia gerada a partir de fontes limpas.

Portugal é o país ideal para lançar uma iniciativa de ampla divulgação dos benefícios ambientais dos carros eléctricos à escala mundial, uma vez que 43% da electricidade produzida neste país já provém de fontes renováveis. Este projecto, levou a que Portugal fosse escolhido para acolher uma das fábricas de baterias da Renault-Nissan, cuja produção irá suportar a implementação dos veículos eléctricos em toda a Europa, e dotar o país com uma rede de abastecimento dos dois componentes mais importantes para os carros eléctricos: baterias e combustível/sistema de alimentação.

No âmbito deste projecto foram implementadas 1300 estações de carregamento lento e de 50 estações de carregamento rápido, em 25 municípios (Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Setúbal, Coimbra, Beja, Aveiro, Santarém, Cascais, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, Loures, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Sintra, Viseu, Vila Real e Bragança) e auto-estradas de todo o país. Esta plataforma de e-mobility assenta numa infra-estrutura de rede inteligente de energia, que permitirá às empresas de Utilities gerirem o carregamento das baterias eléctricas a preços muito competitivos, e com impactos ambientais mínimos.

As redes inteligentes de energia são críticas para o sucesso das soluções de e-mobility, já que os carros eléctricos exercem uma forte pressão nas actuais infra-estruturas energéticas, dado os elevados níveis de electricidade que é necessário direccionar para as estações de carregamento, de modo a precaver eventuais falhas.


O Impacto das Redes Inteligentes de Energia
As redes inteligentes de energia permitem conhecer e prever melhor as cargas. Além disso, oferecem níveis de suporte rápidos e inteligentes, imprescindíveis aos processos de decisão que irão sustentar a resposta ao aumento da procura de energia, resultante da adopção alargada dos carros eléctricos.

As redes inteligentes de energia também suportam aplicações que permitirão aos utilizadores abastecerem os seus veículos e pagarem pelo serviço noutros locais além da sua respectiva residência. Por outro lado, permitem a integração de fontes de energia renováveis, bem como a identificação do excesso de energia que pode ser direccionada para carregar outros veículos, evitando sobrecargas na rede.

Infra-estruturas e Tecnologias de Carregamento
Outro factor crítico para o sucesso do MOBI.E é a necessidade da existência de uma infra-estrutura de serviços de carregamento aberta, integrada, interoperacional e competitiva. Este aspecto contribuirá também, de forma decisiva, para atrair novos parceiros, tais como operadores de serviços de estacionamento, hotéis e entidades gestoras das auto-estradas; fornecedores de energias alternativas, serviços de integração e operadores de infra-estruturas de carregamento; e criará novos modelos de negócio de car-sharing, car-pooling, aluguer de automóveis e carregamento de baterias. Deste modo estarão criadas as condições para que se desenvolvam serviços associados com preços atractivos, mais inovação e diferenciação, melhorando continuamente a expansão da rede, tornando-a cada vez mais completa.

Adicionalmente, a integração da mobilidade eléctrica individual com as redes públicas de transportes irá conjugar os níveis de eficiência do transporte em massa, com a flexibilidade e o conforto dos veículos eléctricos, oferecendo aos seus utilizadores uma autêntica experiência de viagem ponta a ponta. O nível de aceitação deste projecto dependerá da apresentação ubíqua e em tempo real dos resultados alcançados, e da possibilidade de estes serem facilmente acedidos por todos os interessados. Do mesmo modo, o consumidor deverá estar no centro do sistema e do modelo de negócio.

À medida que as oportunidades de crescimento da utilização dos veículos eléctricos vão aumentando, torna-se fundamental compreender o papel essencial que as redes inteligentes de energia desempenham na sua adopção. Sem os benefícios que estas oferecem, por exemplo a capacidade de previsão e de gestão, seríamos confrontados com uma rede incapaz de responder às necessidades de consumo de electricidade por parte dos utilizadores, o que teria um impacto negativo no sucesso e na adopção dos EVs. Donde se conclui que as redes inteligentes de energia são vitais para tornar os carros eléctricos uma realidade no futuro imediato.


Bastian Fischer, Vice President Industry Strategy, Oracle Utilities, EMEA"

Em: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=498253
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”