Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
- Nonnus
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Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
Tenho o cabo de 32A type1/type2 que vinha com o Leaf e o Peugeot não trouce cabo. Já tentei carregar o Peugeot usando o cabo com o conversor que uso com o EVSE do Apr, mas não tive sucesso. Já tinha lido que não funcionava.
O carregador publico fica a espera que eu ligue o cabo, estando ele ligado. Não há comunicação entre o carro e o carregador.
A minha ideia neste momento era comprar um plug type2 e fazer a ligação dos condutores para ficar type2/type2, mas não queria fazer sem ter a certeza que ia funcionar.
Já alguém fez esta alteração com sucesso? A partida seria só ligar os condutores na posição certa, ou há qualquer coisa de diferente para que haja comunicação entre o carro e o carregador?
O carregador publico fica a espera que eu ligue o cabo, estando ele ligado. Não há comunicação entre o carro e o carregador.
A minha ideia neste momento era comprar um plug type2 e fazer a ligação dos condutores para ficar type2/type2, mas não queria fazer sem ter a certeza que ia funcionar.
Já alguém fez esta alteração com sucesso? A partida seria só ligar os condutores na posição certa, ou há qualquer coisa de diferente para que haja comunicação entre o carro e o carregador?
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- BrunoAlves
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
É só ligar os condutores nas posições certas.
Do ponto de vista do EVSE é irrelevante ser type1, type2 ou uma placa de testes em bancada Desde que exista o sinal piloto do lado "do EVSE" e apareçam as resistências esperadas do lado "do carro", a sequência de carga faz-se
Do ponto de vista do EVSE é irrelevante ser type1, type2 ou uma placa de testes em bancada Desde que exista o sinal piloto do lado "do EVSE" e apareçam as resistências esperadas do lado "do carro", a sequência de carga faz-se
Isto é estranho. Será que o carregador exige o pino de proximidade? Não sei, confesso. Sempre pensei que fosse exatamente igual e que trabalhasse só com o CP
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
Pode ser que aconteça como ligares esse cabo como extensão, não funciona porque as fichas não chegam ao pino de comunicação, não sei se deu para perceber, se se tentar usar o cabo dos postos publicos + o EVSE não funciona porque as fichas Type2 não ficam completamente ligadas, a ficha dos postos é mais funda ou os pinos são mais compridos...
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
Ahhhh é bem visto. Pode ser isso sim.
Há muitos anos (estou a ficar velho ) haviam uns adaptadores que, para dar para usar nos postos públicos, era preciso serrar uns milimetros (e por consequência deixava de ser possível trancar o cabo). Mas julgo que era do lado da type2 (do posto) e não do lado do carro como o Nonnus está a fazer. Se antes o cabo type2 (posto) para type1 (carro) funcionava, devia funcionar na mesma com o adaptador.
Aqui acho que deve ser o adaptador que não tem o pino PP ligado (mas por outro lado, já estaria do lado da type1, não devia fazer diferença )
edit:
viewtopic.php?f=9&t=7784&p=123334#p123334
Há muitos anos (estou a ficar velho ) haviam uns adaptadores que, para dar para usar nos postos públicos, era preciso serrar uns milimetros (e por consequência deixava de ser possível trancar o cabo). Mas julgo que era do lado da type2 (do posto) e não do lado do carro como o Nonnus está a fazer. Se antes o cabo type2 (posto) para type1 (carro) funcionava, devia funcionar na mesma com o adaptador.
Aqui acho que deve ser o adaptador que não tem o pino PP ligado (mas por outro lado, já estaria do lado da type1, não devia fazer diferença )
edit:
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
Sim o cabo sempre funcionou.
No ENVE de Setúbal havia uma empresa que tinha uns postes de iluminação com saída type2 para demonstração. Como o Leaf era type1 pensei em usar o meu cabo como extensão/conversor e não funcionou.
Na experiência que fiz com o conversor que uso em casa, o conversor fica do lado do carro (type1/ type2) portanto do lado do posto está correto.
Do lado do posto não há necessidade de nenhuma alteração.
Já do lado do conversor tenho de ver. Qual é o pino responsável pela comunicação?
No ENVE de Setúbal havia uma empresa que tinha uns postes de iluminação com saída type2 para demonstração. Como o Leaf era type1 pensei em usar o meu cabo como extensão/conversor e não funcionou.
Na experiência que fiz com o conversor que uso em casa, o conversor fica do lado do carro (type1/ type2) portanto do lado do posto está correto.
Do lado do posto não há necessidade de nenhuma alteração.
Já do lado do conversor tenho de ver. Qual é o pino responsável pela comunicação?
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
O pino CP é o que faz a "comunicação", o PP é o tal de proximidade que o EVSE não precisa, e que indica qual a corrente suportada pelo cabo.
Estou mesmo a ficar velho, isto há uns anos custava pelo menos 4x mais
https://pt.aliexpress.com/item/1005005528405468.html
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
por BrunoAlves » 04 jan 2025, 00:30
Estou mesmo a ficar velho, isto há uns anos custava pelo menos 4x mais
https://pt.aliexpress.com/item/1005005528405468.html
8x upa, upa
Estou mesmo a ficar velho, isto há uns anos custava pelo menos 4x mais
https://pt.aliexpress.com/item/1005005528405468.html
8x upa, upa
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Re: Cabo Type1/type2 transformar em Type2/Type2
Comprei este na altura custou-me 50€
https://www.amazon.es/dp/B07RVHNCKS?ref ... title&th=1
É igual penso eu.
https://www.amazon.es/dp/B07RVHNCKS?ref ... title&th=1
É igual penso eu.
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