Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por mikexilva » 26 mar 2020, 03:23

Eu já tinha notado a diferença tanto na qualidade do ar como barulho e confusão de trânsito.

Os níveis de qualidade do ar que estamos a viver neste momento nas cidades (em que está quase tudo parado por causa do COVID-19) podemos facilmente associar ao que seria à qualidade de ar que teríamos num mundo onde os veículos que circulam fossem maioritariamente elétricos...

Este vírus pode muito bem vir a reduzir a esperança média de vida na humanidade, mas também deviam olhar para o efeito de a longo prazo respirar um ar carregado de partículas carcinogenicas e gases tóxicos.

Aqui fica a notícia:
Em Lisboa, os níveis médios de dióxido de azoto (NO2), poluente emitido pelos automóveis e indústria, na semana passada baixaram 40% em relação à anterior. Comparando com a mesma semana em 2019, a redução foi de 51%.

https://www.jn.pt/local/noticias/lisboa ... 86031.html

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por BrunoAlves » 26 mar 2020, 14:47

Todas as crises têm sempre lados positivos. É uma excelente forma de medir o impacto dos automóveis a combustão nas cidades.
Infelizmente o impacto económico e social desta crise será tão devastador que ninguém se vai preocupar em trocar carros pela vertente ambiental. Vamos provavelmente assistir a um envelhecimento muito significativo do parque automóvel nos próximos tempos.

Edit: não esquecer que há também uma redução brutal do número de voos. Qual a parte que cabe a cada uma das fontes?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por Ricardo » 26 mar 2020, 15:38

Infelizmente tenho que concordar com o Bruno. Qualquer melhoria temporária que esta crise traga será absolutamente e completamente destruída a médio prazo. O problema dos próximos anos vai ser ter pão em cima da mesa, e um bocadinho de manteiga para barrar por cima. Carros? Não vai haver grande dinheiro para carros. Aliás, e desculpem-me os mais sonhadores. Sou da opinião que apenas a tecnologia pode salvar a humanidade. Gretas e boas intenções valem o que valem e delas está o inferno cheio. Ora sem uma boa economia não pode haver investimento, não pode haver investigação, não pode haver avanços científicos, nada. Desenganem-se. Estamos todos a andar para trás, em todos os campos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por migle » 26 mar 2020, 22:41

É engraçado estar na garagem colectiva do meu prédio e sentir o cheiro do campo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por mikexilva » 27 mar 2020, 00:22

BrunoAlves Escreveu:
26 mar 2020, 14:47
[...]
Edit: não esquecer que há também uma redução brutal do número de voos. Qual a parte que cabe a cada uma das fontes?
Eu diria que o dióxido de azoto (NO2) que fazem referência nas medições é maioritariamente emitido pelos veículos a gasóleo (penso que os aviões não devam contribuir muito neste gás tóxico).

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por migle » 27 mar 2020, 09:39

mikexilva Escreveu:
27 mar 2020, 00:22
Eu diria que o dióxido de azoto (NO2) que fazem referência nas medições é maioritariamente emitido pelos veículos a gasóleo (penso que os aviões não devam contribuir muito neste gás tóxico).
Acho que não,
https://www.nationalgeographic.com/news ... vironment/
https://www.biologicaldiversity.org/pro ... emissions/

Não esquecer que tradicionalmente, os NOx estavam até associados à poluição dos carros a gasolina. Quando se começou a falar disso, no final dos anos 60 princípio de 70, a preocupação era a poluição automóvel nos EUA, onde são a gasolina. Hoje em dia é mais os carros a gasóleo (os mínimos são 3x mais altos) porque os sistemas de controlo de emissões foram mais eficazes nos carros a gasolina, mas não é inerentemente por causa do gasóleo, até é um poluente gasoso.
As partículas sim, são significativamente mais altas nos carros a gasóleo por o combustível ser mais pesado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por mjr » 27 mar 2020, 16:13

Acho que o NOX é mais problemático de baixar no gasóleo por normalmente serem sobre-alimentados (turbo) e terem taxas de compressão superiores aos a gasolina.

Uma coisa que se nota bastante aqui no Porto é a ausência das nuvens (cirros) causadas pelos aviões.

A poluição também deve ter baixado bastante, mas como tenho ficado por casa não sei como está na baixa 8-)

Há quem diga que o abaixamento dos aerossóis pode ter um efeito mensurável (subida) nas temperaturas este verão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por VETL » 28 mar 2020, 01:45

Eu acho que a melhoria nos níveis de poluição está a ser causado pela fuga das vacas. Não sei se já repararam que isto melhorou significativamente depois que elas foram embora.
Elas é que eram as causadoras e responsáveis pelos anteriores níveis de poluição.

:violin: :violin: :violin: :violin:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por pemifer » 28 mar 2020, 21:21


Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Poluição do ar em Lisboa baixa 40% numa semana

Mensagem por BrunoAlves » 28 mar 2020, 22:50

Será possível que basta abrandar o mundo 2 meses para reverter dezenas de anos de anos?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”