Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
Responder
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2018, 12:18

Encontrei isto no Prius-PT. O teste é brilhante, e é a machadada final no argumento que a geração de electricidade gasta mais e é mais poluente e blablabla. Ponto.
https://insideevs.com/tesla-model-s-cha ... ce-wvideo/

Em resumo: O TMS com os seus 2200kg andou 104,6km com energia fornecida por um gerador diesel (4,46l). Para fazer os mesmos km, um Volvo V40 com apenas 1500kg, gastou 4,8l.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Mensagem por RJSC » 16 fev 2018, 13:01

E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
No caso do GPL, se for queimado numa central eléctrica de ciclo combinado em que os gases de escape da turbina a gás são utilizados para aquecer água e fazer girar uma turbina a vapor com eficiências totais de 60% um VE carregado com gás consome menos de metade de um veículo de combustão a GPL.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Mensagem por migle » 14 mar 2018, 02:40

RJSC Escreveu:E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
Mas um argumento que recordaram bem no Prius-PT é que o gerador não tem de cumprir normas Euro-6, antes pelo contrário, são bem fumarentos e barulhentos. Neste caso, a tecnologia rouba na eficiência energética.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”