Lightyear 0 Solar

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Lightyear 0 Solar

Mensagem por Nonnus » 14 jun 2022, 23:50

https://www-leak-pt.cdn.ampproject.org/ ... amentos%2F

Será mesmo assim?

Este carro foi apresentado a muitos anos e prometia muito na altura. Na apresentação andou alguns metros e ninguém pode chegar perto do carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por frankesousa » 15 jun 2022, 08:20

Fazemos umas contas e vemos.

Os meus painéis de casa têm 190W/m2 de área.
O carro terá uma área de painéis de 6.5m2 (assim a olho claro).
Temos portanto 190*6.5= 1.28kWp de potência instalada.

Bem alinhados (o que não é o caso claramente) devem produzir uns 6xkWp por dia, ou seja, 6x1.28= 7.28kWh

Se admitirmos que é um carro eficiente e gasta 12kWh/100km, temos 60km de autonomia carregada por dia de sol perfeito.

Sei que são contas com muitos pressupostos mal conhecidos, mas não deve andar muito longe da realidade.

Para alguns isso significava nunca carregar, outros já será apenas "melhor que nada" :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por Nonnus » 15 jun 2022, 08:46

As tuas contas não andam muito longe.



Segundo quem fez o carro 5m2 de painéis para 70km por dia. Já sabemos como é o markting. Estes 70km no mundo real se calhar são 50km na primavera/verão, no inverno terá que ser usado como um VE convencional.

Para Portugal podem usar o carro durante 7 meses sem carregar. :liar:

Prevejo que em Portugal vamos começar a ter os lugares de estacionamento a sombra vazios e ao sol não vão chegar. :lol: :lol: Andam as empresas a gastar dinheiro em telheiros para proteger os carros e agora estes gajos lançam um carro que deve estar sempre ao sol. :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por Arad79 » 15 jun 2022, 10:11

frankesousa Escreveu:
15 jun 2022, 08:20
Fazemos umas contas e vemos.

Os meus painéis de casa têm 190W/m2 de área.
O carro terá uma área de painéis de 6.5m2 (assim a olho claro).
Temos portanto 190*6.5= 1.28kWp de potência instalada.

Bem alinhados (o que não é o caso claramente) devem produzir uns 6xkWp por dia, ou seja, 6x1.28= 7.28kWh

Se admitirmos que é um carro eficiente e gasta 12kWh/100km, temos 60km de autonomia carregada por dia de sol perfeito.

Sei que são contas com muitos pressupostos mal conhecidos, mas não deve andar muito longe da realidade.

Para alguns isso significava nunca carregar, outros já será apenas "melhor que nada" :D
Não está longe do que promete o aptera.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por cfvp » 18 jun 2022, 22:53

Nonnus Escreveu:
15 jun 2022, 08:46
Segundo quem fez o carro 5m2 de painéis para 70km por dia. Já sabemos como é o markting. Estes 70km no mundo real se calhar são 50km na primavera/verão, no inverno terá que ser usado como um VE convencional.
Por acaso para mim daria bastante jeito, porque faço poucos kms e não tenho garagem, então, em princípio, na primavera/verão conseguiria andar quase só com o sol, já não tinha que me deslocar a um posto público. Hoje em dia já deixo o carro quase o dia todo ao sol, o que me custa bastante, mas com esse carro não me importaria nada. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por Arad79 » 19 jun 2022, 15:41

cfvp Escreveu:
18 jun 2022, 22:53
Nonnus Escreveu:
15 jun 2022, 08:46
Segundo quem fez o carro 5m2 de painéis para 70km por dia. Já sabemos como é o markting. Estes 70km no mundo real se calhar são 50km na primavera/verão, no inverno terá que ser usado como um VE convencional.
Por acaso para mim daria bastante jeito, porque faço poucos kms e não tenho garagem, então, em princípio, na primavera/verão conseguiria andar quase só com o sol, já não tinha que me deslocar a um posto público. Hoje em dia já deixo o carro quase o dia todo ao sol, o que me custa bastante, mas com esse carro não me importaria nada. :mrgreen:
Acredito muito em carros como o aptera para quem não tem garagem. Resolve quase todos os problemas de carregamento para o dia a dia da maioria das pessoas.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por cfvp » 19 jun 2022, 17:07

Arad79 Escreveu:
19 jun 2022, 15:41
Acredito muito em carros como o aptera para quem não tem garagem. Resolve quase todos os problemas de carregamento para o dia a dia da maioria das pessoas.
Não conhecia. É interessante mas ao mesmo tempo estranho. É equivalente a um carro ou um quadriciclo? :think:
Em termos de design prefiro o Lightyear, mas tirando isso parecem semelhantes.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por Arad79 » 20 jun 2022, 06:49

cfvp Escreveu:
19 jun 2022, 17:07
Arad79 Escreveu:
19 jun 2022, 15:41
Acredito muito em carros como o aptera para quem não tem garagem. Resolve quase todos os problemas de carregamento para o dia a dia da maioria das pessoas.
Não conhecia. É interessante mas ao mesmo tempo estranho. É equivalente a um carro ou um quadriciclo? :think:
Em termos de design prefiro o Lightyear, mas tirando isso parecem semelhantes.
Para quadriciclo é enorme. É maior que um Leaf e tem só 2 lugares. E muita potência.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por cfvp » 24 jun 2022, 22:22



Segundo a pessoa que conduziu o carro, este pode fazer um consumo de 105Wh/km a 110km/h! Se for verdade é realmente uma eficiência brutal. :shock:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Lightyear 0 Solar

Mensagem por Nonnus » 25 jun 2022, 08:31

Deviam ter vindo a Portugal. Afinal em Portugal é onde o carro é mais eficiente. 😛

Estou céptico em relação a este carro. Por exemplo quando tiver um furo num dos pneus levo o carro onde? Motor dentro da jante não é o Zé dos pneus (profissional da área dos pneus em V. Novas😁) que vai conseguir fazê-lo. Pneus desenvolvidos para este modelo. Quanto é que custa a manutenção de um carro como este que sai fora dos padrões de tudo o que existe?

Falando do interior apenas pelo que se vê. Reparem na distância entre a cabeça e o tejadilho e lá atrás ainda parece ser mais acanhado. 🤔

Tem de se começar por algum lado mas parece-me que este carro para já só vai servir alguns early adapters com a carteira grande.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”